Inaugurada em maio de 2022, a unidade de fabricação de porcelanas da Tramontina em Pernambuco acaba de expandir seu portfólio. O lançamento das novas coleções Ana Clara, Joana e Valentina acompanha um constante crescimento nas vendas no mercado interno e externo. Divisão da fábrica da marca em Recife, a unidade localizada em Moreno conta, atualmente, com produção diária de 46 mil peças, que incluem pratos, xícaras e pires, travessas, saladeiras e tigelas.
A unidade superou também a expectativa inicial de geração de 300 novos empregos. Hoje são 324 funcionários trabalhando na fábrica. Há perspectiva de geração de novas vagas de emprego.
A nova unidade representou o maior investimento da história do grupo e inseriu a marca entre as grandes empresas deste segmento no Brasil. Como era de se esperar, o mercado brasileiro, com enorme demanda reprimida por louças com design diferenciado e qualidade, responde pela maior parte dos negócios fechados. Porém, as exportações não param de crescer.
“Iniciamos as vendas no mercado externo pela nossa loja conceito na Bolívia, a T store Bonabel, onde foi feito um evento de lançamento da linha em 2022. As vendas de porcelana passaram a ocorrer globalmente em 2023 e contabilizamos mais de 132 mil peças comercializadas em exportação”, explica o diretor da Tramontina, Rui Baldasso. Hoje, as porcelanas produzidas em Pernambuco já chegam a nove países: México, Chile, França, Bolívia, Paraguai, Peru, Uruguai, Estados Unidos e Emirados Árabes.