Aos 82 anos, Seu Martelo retrata sua trajetória de vida e arte em cinco aulas espetáculos com programação gratuita

O projeto “Só Vai no Sonho” dá voz e vez a Seu Martelo, brincante popular de 82 anos, que traz consigo o conhecimento de mais 70 anos de vivência dentro da cultura tradicional brasileira, sobretudo na cultura popular de Pernambuco. O objetivo é realizar cinco aulas espetáculo, que transportará o público para dentro do universo singular deste artista, através da realização de rodas de saberes, apresentações, contação de histórias. Martelo será acompanhado de um banco com 4 músicos que darão o tom das histórias por ele vividas e criadas do seu imaginário, auxiliando Martelo no repasse desse acervo guardado em sua memória.


Foto Adriano Lima

Com o incentivo do Funcultura, idealizado pela atriz, diretora e palhaça, Raquel Franco, este projeto é uma oportunidade única para quem deseja aprender mais sobre o universo da cultura tradicional do estado por meio de um personagem único e rico. Seu Martelo que também já brincou maracatu rural vai cantar suas loas e toadas, músicas que atravessam várias manifestações da cultura pernambucana. Contará também suas histórias como bom contador que é, fazendo os participantes dessa atividade embarcar no universo lúdico desse brincante que podemos afirmar é um Mateus vinte quatro horas por dia.

SAMSUNG CAMERA PICTURES

As rodas/oficinas constituíram também um espaço importante de partilha sobre a brincadeira do cavalo marinho, nesse sentido a oficina também envolverá o campo da teatralidade e dança, onde os participantes terão contato com alguns elementos que constituem o jogo e brincadeira dessa manifestação, suas tramas, entradas, saídas, figuras, enredo. Vai perder?


SEU MARTELO

Nascido no final de maio de 1936, no engenho Gambá, município de Nazaré da Mata, aos 7 anos já trabalhava no roçado. Ele é um dos autênticos e mais antigos representantes da tradição oral da zona da mata norte de Pernambuco, talvez antes do Cavalo Marinho ou por causa dele, Seu Martelo é hoje um dos grandes detentores da tradição oral de nosso país. Histórias de Trancoso, Rezas, Benditos, Incelenças, cantigas de Coco, Ciranda, Repente de Viola, Cordéis, Romances, Loas e versos que não há como contar. Isso sem contar o universo do Cavalo Marinho. E é essa memória social e cultural que ele irá transmitir nessas rodas.

Portanto, seu Martelo tem guardado práticas e elementos da brincadeira do cavalo marinho, além de possuir várias histórias autorais que misturam religiosidade popular, cordel, comicidade e misticismo, essas histórias já serviram de inspiração para espetáculos teatrais e filmes de diferentes artistas umas com e outras sem o conhecimento ou consentimento dele.

Martelo cita que essas histórias vieram em sonhos entre o dormir e o acordar, nas madrugadas que passa queimando juízo com sua arte. É inaceitável que a esse repertório seja negado o registro, repasse e divulgação de autoria, portanto este projeto propõe que toda uma comunidade tenha acesso e aprenda com essa troca.

Apresentação da Aula Espetáculo “Só Vai no Sonho”

Data: 05/01/19 (Sábado)

Horário: 19 horas

Local: Escola Pernambucana de Circo

Endereço: Av. José Américo de Almeida, 05 – Macaxeira – Recife / PE

Apresentação da Aula Espetáculo “Só Vai no Sonho”

Data: 11 de janeiro de 2019 (Sábado)

Horário: 19 horas

Local: Ilê Àse Orisanla Talabi

Endereço: R. Orobó, 257, Arthur Lundgren I – Paulista / PE

Apresentação da Aula Espetáculo “Só Vai no Sonho”

Data: 12 de janeiro de 2019 (Sábado)

Horário: 17 horas

Local: Sede do Maracatu Estrela da Tarde de Nazaré da Mata

Endereço: Rua Industrial J R Maranhão, 14, Sertãozinho – Nazaré da Mata / PE

Apresentação da Aula Espetáculo “Só Vai no Sonho”

Data: 13 de janeiro (Domingo)

Horário: 16 horas

Local: Canto das Memórias Mestre Zé Negão

Endereço: Av. Ademar de Barros, 5 – João Paulo II, Camaragibe / PE

Apresentação da Aula Espetáculo “Só Vai no Sonho”

Mês: Fevereiro

Horário: A definir

Local: IFPE – Campus Recife

Endereço:  Av. Prof. Luís Freire, 500 – Cidade Universitária, Recife – PE

FICHA TÉCNICA


Brincante Oficineiro – Martelo (Sebastião Pereira)
 

Músicos
Percussionistas: Miguel Stos, Hedson Chapa, Lucas Átila
Rabequeiro: Rannier Venancio
Coordenação Artística – Raquel Franco
Designer Gráfico – Marília Vilas Boas
Registro Audiovisual – Adriano Lima
Assessoria de Imprensa – Sandro Barros
Produção Executiva – Alexandre de Menezes