Sensação dos palcos da folia na capital do Frevo, cão batizado de “Caramelo Cultural” ganha uma família para chamar de sua. Adotantes vinham acompanhando a saga pelas redes sociais desde janeiro, quando ele fez sua primeira aparição momesca no palco da finalíssima do Rei e Rainha do Carnaval 2023

Um ‘doguíneo’ sociável, rolezeiro e folião. Assim ficou conhecido ‘Caramelo Cultural’, apelido do brincante de quatro patas que vem reinando nos palcos do ciclo momesco do Recife desde o final de janeiro, quando ‘invadiu’ o palco da final de Rei e Rainha do Carnaval. De lá pra cá, foram inúmeras as participações especiais nos palcos do maior Carnaval de rua do país. Caramelo Cultural deitou no sorriso de Marina Sena, ganhou uma ciranda de Lia de Itamaracá, fez graça no show de Gilsons, balançou o rabo no Quartel General do Frevo, participou do ensaio geral de abertura com Maestro Forró e sua Orquestra Popular da Bomba do Hemetério. 

O casal de adotantes é Mauro Rossiter (43) e Narele Coelho (41), servidores públicos cuja família é composta ainda por Davi (13) e Yasmin (12). Há pouco mais de dois meses eles se despediram de Pepito, também caramelo sem raça definida que havia sido adotado já idoso, há pouco mais de três anos, mas a quem ofereceram muito amor até sua morte. De coração ainda dolorido pela ausência de Pepito, começaram a acompanhar a saga de Caramelo Cultural em janeiro, quando o cãozinho virou estrela na final do concurso de Rei e Rainha do Carnaval 2023, no dia 27 daquele mês. O Match de Amor de Carnaval – porém para sempre – foi imediato.

De lá pra cá, foram inúmeras as aparições de Caramelo Cultural. Seja no Arsenal, quando dormiu, brincou ou dançou com Marina Sena, Lia de Itamaracá, Gilsons ou Juliana Linhares, seja no próprio palco do Marco Zero, onde compareceu na sexta em participação especial no ensaio geral de Maestro Forró e sua Orquestra Popular da Bomba do Hemetério. Ganhou as páginas de sites, de tvs e da Internet e uma miríade de fãs que se ofereceram para adoção através do perfil não-oficial https://www.instagram.com/caramelo_cultural, criado com objetivo de reunir registros desta história e de sensibilizar pessoas e instituições em busca de ajuda. Foi por lá que Mauro contou sua história e também se colocou à disposição para adoção do cãozinho.

Como todo bom folião, Caramelo deu um bom ‘perdido’ na Terça-feira Gorda. Chegou pra passagem de som do Arsenal, compromisso diário ao qual comparecia durante as manhãs do período momesco, mas, na noite que antecede o fim do Carnaval, sumiu das imediações do Bairro do Recife. Com a valorosa ajuda da Internet, das ONGs Moradores de Rua e seus Cães (@mrscrecife) e Patinhas de Amor (@patinhasde.amor), e com o apoio da gestão municipal, o brincante foi encontrado no último sábado. Onde? Nas imediações do Cais do Sertão, em meio a pessoas que dançavam como que estivessem dando adeus a uma folia resistente que teimava em se despedir após dois anos de hiato.

Nesta segunda (27), ele foi atendido no Hospital Veterinário do Recife, onde passou por uma bateria de exames e cuidados. Hemograma e exame clínicos em dia, assim como a vacina antirrábica, e remédio preventivo contra pulgas e carrapatos, Caramelo Cultural está pronto para ganhar uma família para chamar de sua. Mauro, o tutor, é esportista, além de bom folião. Promete ser a companhia ideal para o pet mais festeiro da cidade. Ao ser perguntado sobre o nome que a estrela foliã vai receber no novo ninho, Mauro adianta que a família pensa em chamá-lo Frevo Caramelo Cultural. Uma história de amor para durar por muitos e ininterruptos carnavais. 

Moradores de Rua e Seus Cães (@mrscrecife) – Surgida em 2015, em São Paulo, a rede Moradores de Rua e seus Cães possui ramificações por 14 cidades brasileiras (sendo 9 capitais), onde atuam diretamente em assistência voluntária na doação de ração, kits de higiene, cestas básicas e atendimentos de saúde para moradores em situação de rua e seus pets. Em Recife, o núcleo pode ser acionado através do perfil (@mrscrecife) ou pelo email [email protected], através do qual também podem ser feitas doações em PIX.

Patinhas de Amor (@patinhasde.amor) – A entidade cuida e alimenta vários animais em situação de rua diariamente nos bairros de Santo Amaro, Boa Vista, Recife Antigo e alguns cachorros da Comunidade do Pilar. A organização já ajudou mais de 500 animais ao longo de sua existência e aceita doações mediante Pic Pay e pelo Apóia-se (cujas informações podem ser obtidas no endereço https://patinhasdeamor.taplink.ws/) ou mediante PIX para o endereço patinhasde.amor.recife@gmail.com