A mostra seguirá em cartaz na Pinacoteca até 23 de abril

O Instituto Ricardo Brennand abre o seu rol de mostras culturais de 2023 com a exposição inédita PANORAMA: de portos a capitais, no Brasil Setentrional que já está em cartaz na sua pinacoteca e seguirá disponível para visitação do público até 23 de abril. Nada mais oportuno, já que o espaço cultural da Várzea acolhe um importante e completo acervo histórico sobre Pernambuco nos tempos de Maurício de Nassau.

“Panorama”, a “visão do todo” em grego, foi o nome dado em finais do século XVIII, a um tipo de pintura de paisagem que, em formato e dimensões inusitadas, apresentava uma vista a 360º. O espectador, ao se deparar com essa novidade, era arrebatado pela emoção de, imerso na ilusão, ter a sensação da realidade. Não tardou para que o gosto por paisagens de grande abrangência se fizesse presente nas mais diferentes linguagens da representação visual: pintura, gravura, desenho e fotografia.

“A exposição que chega ao espaço cultural recifense se deteve em quatro portos que, desde o Brasil colônia, se destacaram como os de maior importância nas costas Norte e Nordeste do país, tão logo o Brasil se abre às nações amigas e esses portos passam a ser alvo de inúmeros artistas viajantes. Uma centena de preciosas vistas de Recife, Salvador, São Luís e Belém estão expostas, mostrando as peculiaridades de cada cidade e de como se tornaram protagonistas de panoramas surpreendentes”, explica o museólogo e curador da exposição, Carlos Martins.

O acervo da mostra conta com 104 obras, muitas delas oriundas de coleções emprestadoras como a Pinacoteca do Estado de São Paulo, Fundação Biblioteca Nacional, Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro, Instituto Moreira Salles, Coleção Max Perlingeiro, Casa Geyer e de outras coleções particulares.

Podemos destacar a obra em óleo sobre madeira de Gillis Peeters (1612-1653) que retrata a vista panorâmica de Recife com a frota holandesa fundeada no porto, em Pernambuco, bem como a litografia de Friedrich Salathé (1793-1858) da vista da cidade de São Salvador na Bahia de Todos os Santos. Obras de outros artistas como Emil Bauch (1823-c.1890), Franz Heinrich Carls (c.1827-1909), Abraham-Louis Buvelot (1814-1888), Guilherme Gaensly (1843-1928), Joseph Léon Righini (c.1820-1884), e outros também compõem a mostra.

A exposição PANORAMA: de portos a capitais, no Brasil Setentrional, conta com acessibilidade para pessoas com mobilidade reduzida, fornecendo cadeira de rodas quando necessário. Além disso, possui equipe para atuação em áudio descrição e intérprete em Libras.

A organização e produção do projeto é da Expomus, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet – Pronac 178612), Ministério da Cultura, Governo Federal. A mostra tem o patrocínio do Itamarati e do Grupo Parvi.

Serviço:

Exposição – PANORAMA: de portos a capitais, no Brasil Setentrional 

Data -já em cartaz e segue até 23 de abril de 2023.

Horário: das 13h às 17h (Última entrada às 16h30).

Endereço: Alameda Antônio Brennand, s/n – Várzea

Ingressos: Inteira – R$ 40,00 / Meia – R$ 20,00 / Crianças até 07 anos, mediante apresentação de documentação a entrada é gratuita. Compra pelo site www.institutoricardobrennand.org.br ou na bilheteria.

Mais informações: (21) 2121.0365/0334