A Fundação Grupo Volkswagen, em parceria com o Centro Integrado de Estudos e Programas de Desenvolvimento Sustentável (CIEDS), divulgou em dezembro o resultado da segunda fase do projeto Tração – Impulsionamento para Organizações Sociais. Nesta etapa, 14 organizações selecionadas pela banca vão receber um incentivo financeiro de R$ 21 mil cada (R$ 294 mil no total) para fortalecerem suas ações sociais e potencializarem o impacto positivo em seus territórios. A execução do Plano de Desenvolvimento Organizacional (PDO) começa em dezembro e segue até junho de 2023.
O intuito é apoiar organizações sociais que atuam no entorno das unidades fabris e de negócio da Volkswagen do Brasil, Volkswagen Caminhões e Ônibus e Volkswagen Serviços Financeiros. Essas são as marcas do Grupo VW que fazem parte dos órgãos de governança da Fundação.
“Iniciativas como o Programa Tração da Fundação Volkswagen, que tem foco no desenvolvimento de pequenas organizações da sociedade civil, são de extrema relevância para o fortalecimento do capital social local, identificação das principais demandas regionais e para a sustentabilidade das ações sociais, ambientais, educacionais e culturais que são empreendidas por essas organizações nos territórios. O Tração, como seu nome bem exemplifica, traciona o desenvolvimento local territorial tendo como base as organizações da sociedade civil, a democracia e a confiança no futuro. São parcerias como essa, entre o CIEDS e a Fundação Volkswagen, que promovem a construção de redes para a prosperidade”, aponta Fabio Muller, Diretor Executivo do CIEDS.
A seleção se deu em duas fases. Na primeira, foram escolhidas 28 organizações para participarem de uma formação online, com carga horária total de 40h. A trilha formativa foi composta por aulas, fóruns de discussão, exercícios e materiais complementares sobre temáticas ligadas ao terceiro setor, como aspectos jurídicos, gestão financeira, captação de recursos, elaboração e gerenciamento de projetos, comunicação e acessibilidade.
“O objetivo é impulsionar e fortalecer as Organizações Sociais selecionadas com investimento em formação, mentoria e incentivo financeiro para que possam aperfeiçoar o desenvolvimento dos seus processos de gestão, estruturar sua operação e ampliar seu impacto social no território”, afirma Vitor Hugo Neia, Diretor de Administração e Relações Institucionais da FGVW.
Após o percurso formativo, foram certificados 63 gestores e estes receberam orientações para elaborar um PDO (Plano de Desenvolvimento Organizacional) para apresentação à banca avaliadora. O edital está vinculado à meta 10.2 dos Indicadores Brasileiros para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, que trata da redução das desigualdades.
Confira abaixo a lista de organizações selecionadas:
Polo Capital Paulista (SP)
– GFWC CrêSer
– Associação Viver Melhor do Jardim Miriam
Polo Resende e Região do Médio Paraíba
– Associação Cultural ARTEMAGIA
– Associação Barrense Amigos dos Animais
Polo São Bernardo e Região do Grande ABC
– Associação de Promoção Humana e Resgate da Cidadania (“Associação Padre Leo Commissari”)
– Casa Transitória dos Servidores de Maria
Polo São Carlos e Região Geográfica de Araraquara
– Associação Cultural Estação do Circo – ACEC
– Proara projeto Araci
Polo São José dos Pinhais e Região Metropolitana de Curitiba – Núcleo Urbano Central
– Pequeno Cotolengo do Paraná – Dom Orione
– Fantástica Associação de Ginástica Rítmica
Polo Taubaté e Região Metropolitana do Vale do Paraíba e Litoral Norte
– Instituto de Valorização, Inclusão e Desenvolvimento da Criança e do Adolescente
– Emaús Igualdade no Brasil
Polo Vinhedo e Região Metropolitana de Campinas
– Espaço Cultural Casa do Pavão
– TAP Global
Sobre o CIEDS
O CIEDS – Centro Integrado de Estudos e Programas de Desenvolvimento Sustentável – desenvolve tecnologias sociais que geram mais renda, mais saúde, melhor educação, maior confiança no futuro, e acima de tudo, prosperidade. Atuamos construindo redes de parceiros estratégicos comprometidos com um Brasil melhor para todos. Com foco em gestão de excelência, em 24 anos de história, foram mais de 600 projetos realizados, 3.900 comunidades atendidas, 2.200.000 beneficiários diretos e mais de 600 parceiros envolvidos.
Sobre a Fundação Grupo Volkswagen
Desde 1979, a Fundação Grupo Volkswagen investe em ações de educação e desenvolvimento de comunidades com recursos dos rendimentos de um fundo constituído pela Volkswagen. Atualmente, abraçamos duas causas prioritárias: mobilidade urbana e comunidades sustentáveis, e mobilidade social e inclusão. Além disso, apoiamos tecnicamente ações de responsabilidade social do Grupo Volkswagen no Brasil. Compartilhamos a vocação de mover pessoas. Movimentos que diminuem as distâncias e geram mudanças, transformando potencial em realidade.