Espetáculo não era apresentado nas unidades de saúde desde 2019. Na peça, a tradicional história do nascimento do menino Jesus é contada tendo os palhaços como personagens
Você já parou para pensar quantas crianças passam o Natal nos hospitais? O elenco pernambucano da associação Doutores da Alegria, que atua em cinco unidades de saúde pública do Recife o ano inteiro, é responsável por levar às unidades pediátricas a mensagem de amor e esperança do Natal. Este ano, os palhaços voltam a apresentar o espetáculo Auto de Natal, que não era encenado desde 2019.
“Em 2020, por conta das restrições da covid-19, fizemos a adaptação do espetáculo para o formato audiovisual e foi um sucesso! Em 2021, três palhaços visitavam cada hospital com caracterizações natalinas. Agora, estamos muito felizes de voltar ao formato original, que encanta crianças e adultos e é um auto de Natal especial, porque foi criado a partir do olhar do palhaço”, conta Arilson Lopes, coordenador da unidade Recife e diretor do espetáculo. A produção é assinada por Nice Vasconcelos.
A agenda de apresentações começa no dia 12 de dezembro, segunda-feira, no Instituto de Medicina Integral Professor Fernando Figueira (Imip). No dia 13, serão duas apresentações: no Hospital Universitário Oswaldo Cruz (HUOC) e no Procape; no Hospital da Restauração (HR), a encenação será dia 14; e no Barão de Lucena no dia 15 de dezembro. Antes dos espetáculos, os palhaços fazem um cortejo natalino pelas alas pediátricas dessas unidades de saúde, começando sempre às 10h.
No presépio dos Doutores da Alegria, Dra. MonaLisa (Greyce Braga) é Maria e Dr. Dud Grud (Eduardo Filho) atua como José. Os dois vão enfrentar obstáculos que fazem todo mundo rir e, ao mesmo tempo, se encantar.
O narrador dessa história, que é baseada na tradicional, mas se permite muitas licenças poéticas e palhacescas, é Dr. Lui (Luciano Pontes). Os anjos são Dr. Wago (Wagner Montenegro) e Dra. Muskyta (Olga Ferrario); a Estrela Guia, Dra. Svenza (Luciana Pontual), rasga os céus; os animais do presépio às vezes têm crise de identidade: a ovelha, Dra. Baju (Juliana de Almeida), o burrinho, Dr. Marmelo (Marcelo Oliveira), a vaquinha, Dra. Nana (Ana Flávia), e o galo, interpretado pelo convidado especial, o sanfoneiro Dudu do Acordeon.
A trilha sonora do espetáculo é feita ao vivo e, este ano, promete algumas surpresas, trazidas pelo trio de Reis “Magros” roqueiro: Dr. Eu_Zébio (Fábio Caio), Dr. Micolino (Marcelino Dias) e Dr. Gonda (Tiago Gondim). Dr. Eu_Zébio também é o besteirologista responsável pelo parto da criança. Os adereços de cabeça dos palhaços, que trazem a marca de cada personagem, foram criados por Antônio Olivier.
Apresentação aberta ao público no Teatro do Parque – Quem não está nos hospitais vai ter a chance de ver o Auto de Natal dos Doutores da Alegria. O espetáculo terá uma sessão especial no Teatro do Parque, na Boa Vista, no dia 16 de dezembro, sexta-feira, às 10h. Os ingressos são gratuitos e podem ser retirados na bilheteria com uma hora de antecedência. Alunos de escolas públicas e ONGs também vão assistir à sessão.
Programação do Auto de Natal dos Doutores da Alegria
12/12, segunda-feira, às 10h, no Instituto de Medicina Integral Professor Fernando Figueira (Imip)
13/12, terça-feira, às 10h, no Hospital Universitário Oswaldo Cruz e, às 11h30, no Procape
14/12, quarta-feira, às 10h, no Hospital da Restauração
15/12, quinta-feira às 10h, no Hospital Barão de Lucena
16/12, sexta-feira, às 10h, no Teatro do Parque
Doutores da Alegria – Doutores da Alegria é uma organização da sociedade civil sem fins lucrativos que introduziu a arte do palhaço no universo da saúde, intervindo junto a crianças, adolescentes e outros públicos em situação de vulnerabilidade e risco social em hospitais públicos. Fundada em 1991 por Wellington Nogueira, transita pelos campos da saúde, da cultura e da assistência social e reforça a cultura como um direito de todos.
Desenvolve o Programa de Palhaços em 12 hospitais de São Paulo e Recife. No Rio de Janeiro, com o projeto Plateias Hospitalares, mantém uma programação artística permanente e diversa em sete hospitais. A Escola Doutores da Alegria traz formações diversas para o público em geral e para artistas e, entre suas iniciativas, se destaca o Programa de Formação de Palhaço para Jovens.
Como ajudar na manutenção da associação Doutores da Alegria? – O trabalho da associação Doutores da Alegria, gratuito para os hospitais, é mantido por doações de empresas e de pessoas físicas, tanto por recursos próprios quanto por recursos advindos por meio das leis de incentivo fiscal.
Os recursos das contribuições permitem a continuidade e a expansão das atividades e da estrutura do grupo, a realização de atividades de formação, oficinas e o aprimoramento técnico dos artistas. Para contribuir com a manutenção do trabalho, basta acessar o site www.doutoresdaalegria.