Centro de Atenção e Aprendizagem Interprofissional em Saúde é pioneiro no Brasil
Oferecer atenção interprofissional para a Comunidade de Tijolos, na Imbiribeira, no Recife. Esse é um dos objetivos do Centro de Atenção e Aprendizagem Interprofissional em Saúde, o CAAIS, inaugurado na última semana, na Faculdade Pernambucana de Saúde (FPS).
O maior diferencial é atender e acompanhar pacientes abrangendo as diversas áreas de saúde, com a interação entre os profissionais de medicina, enfermagem, fisioterapia, nutrição e farmácia. Iniciativa pioneira no Brasil, vai atender a população de forma gratuita e servir para práticas de educação dos cursos da FPS.
“O CAAIS se constitui como centro avançado de aprendizagem interprofissional, tendo como pressuposto básico a prática centrada no usuário. Ela tem como objetivo planejar, sistematizar, atender, acompanhar, avaliar e elaborar evidências científicas e indicadores para adoção da educação e da prática interprofissional na FPS”, explica a doutora em Gestão Pública de Saúde Reneide Muniz, coordenadora do Centro.
Principais lemas de cuidados ao paciente do CAAIS
– Pacientes e famílias são acolhidos de forma respeitosa e integral, e entendem o que vai acontecer durante o atendimento;
– Paciente, família, comunidade e equipe como um sistema interativo, personalizado e com empatia dos profissionais;
– Os profissionais colaboram uns com os outros para mantê-los emocional, física, social e moralmente seguros
Demais iniciativas do CAAIS
– Avaliação dos estudantes por meio de portfólio eletrônico;
– Dissertações, TCC, PIC e PIBIC;
– Projeto de pesquisa âncora;
– Educação interprofissional nas matrizes curriculares dos cursos;
– Curso sobre EIP em EaD;
– Tutorias e módulos interprofissionais;
– Credenciamento de grupo de pesquisa com EIP e prática colaborativa.