Ao longo do mês, o museu sedia o Festival Rec ‘n’ Play 2022, o espetáculo “ Lua, Estrela e Baião”, do Tapete Voador, e a exposição “Entremeios”, dos fotógrafos Gustavo Bettini e Lia Lubambo

O Centro Cultural Cais do Sertão é um dos equipamentos turístico-culturais de maior prestígio do Estado. Mês a mês, o museu possibilita ao visitante e aos pernambucanos o contato com a cultura nordestina e, também, uma intensa vivência artística local. Em novembro, a programação inclui o Festival Rec ‘n’ Play, o espetáculo infantil “Lua, Estrela e Baião”, do Tapete Voador”, além da exposição fotográfica “Entremeios”, que vai ocupar a sala Todo Gonzaga. 

Dando início à temporada, nesta terça-feira (8), o grupo Tapete Voador encena o espetáculo “Lua, Estrela e Baião”, na Sala Todo Gonzaga. O pocket show investe na abordagem lúdica ao apresentar o sertão pernambucano para estudantes da rede pública de ensino do Estado. O projeto tem apoio e financiamento do Funcultura. 

A partir do dia 16 de novembro, o Cais recebe o Festival Rec ‘n’ Play 2022, que ocupará as salas Pajeú, Moxotó, o Auditório “É do Povo” e o Vão Livre com oficinas, palestras e atrações culturais. Toda a programação promove reflexão e  debates acerca da contemporaneidade, da tecnologia, da economia criativa e do empreendedorismo. O evento vai até o dia 19. As inscrições podem ser feitas no hotsite: https://recnplay.pe/

“O Cais do Sertão é um equipamento que sempre nos encheu de orgulho. Mês a mês, promove essa integração dos visitantes e pernambucanos com a cultura nordestina e com a efervescente programação cultural do Bairro do Recife. Estamos muito felizes em acolher mais uma exposição, que tem o Sertão de Pernambuco como protagonista, além de sediar festivais como o Rec ‘n’ Play, que discute inovação e movimenta a nossa economia, possibilitando maior circulação de gente na cidade”, comenta a secretária de Turismo e Lazer de Pernambuco, Milu Megale. 

No domingo (20), o museu recebe o cantor e percussionista Toca Ogan para a oficina musical em homenagem ao Dia da Consciência Negra. A atividade acontecerá na sala Caixa de Poesia e apresentará aos participantes as diversas técnicas que podem se unir à percussão. A aula é livre para todos os públicos e começará às 15h. 

Encerrando a programação mensal, os fotógrafos Gustavo Bettini e Lia Lubambo trazem ao Cais do Sertão a exposição “Entremeios”, que entrará em cartaz dia 24 e ficará disponível ao público até 15 de janeiro. O acervo explora o sertão pernambucano imortalizado em estética em que a luz natural se sobressai. Luzes, rastros, estrelas e o luar embalam orquestram todas as imagens. A mostra será montada na Sala Todo Gonzaga e contará com trilha sonora e audiodescrição em formato de literatura de cordel.

AFINAL, O QUE É POESIA?

Ainda na programação do museu, o visitante poderá conferir a exposição “Afinal, o que é Poesia?”, que marca o centenário do poeta pernambucano João Cabral de Melo Neto. A mostra, que seguirá em cartaz até o dia 30 de novembro, traça, por meio de registros fotográficos, audiovisuais, além de poemas, a vida e obra do autor. Todo o acervo pode ser conferido na Sala São Francisco no horário de funcionamento do museu.

O Cais do Sertão é um equipamento gerido pelo Governo do Estado de Pernambuco, por meio da Secretaria de Turismo e Lazer e pela Empetur. O museu funciona de terça a sexta-feira, das 10h às 16h, e nos sábados, domingos e feriados, das 11h às 17h. Todas as ações podem ser acompanhadas nas redes sociais do museu (@caisdosertao).

Serviço

Endereço: Armazém 10, Av. Alfredo Lisboa, s/n – Recife, PE, 50030-150

Horário: terça a sexta-feira, 10h às 16h; sábados, domingos e feriados, 11h às 17h;

Ingressos: R$ 10 (inteira) e R$ 5 (meia entrada);

Informações: Instagram oficial @caisdosertao.