Nesta sexta-feira (4), o show “Mestre Santino e Encontro de Gerações” será uma das atrações do “Ciranda no Pátio”, iniciativa que realiza, mensalmente, encontros gratuitos da manifestação cultural no Pátio de São Pedro, conhecido por ser o mais representativo da ciranda pernambucana. A festa acontece a partir das 17h30, com a participação de Santino, o mais antigo cirandeiro em atividade, e expoentes da nova geração da ciranda, como Mestre Anderson Miguel, da ciranda Raiz da Mata Norte; e Mestre Bi, da Ciranda Bela Rosa; ambos de Nazaré da Mata.
A festa também terá participações do Mestre Zeca Cirandeiro, da Ciranda Popular de Paudalho; e do Mestre Arnaldo, da Ciranda do Amaro Branco. Ainda no caldeirão cultural, a cantora Gabi da Pele Preta, artista caruaruense com mais de 15 anos de carreira, e integrantes da Associação do Coletivo de Cirandas de Pernambuco, que chegam para saudar a ciranda como patrimônio imaterial brasileiro.
Assim, o público poderá conferir um leque de variedades de cirandas do interior e da Região Metropolitana do Recife, embaladas também por um repertório formado por canções que compõem o segundo CD de Santino Cirandeiro.
O evento aproveita para celebrar os 50 anos de gravação do LP “Vamos Cirandar”, contando com a presença da Ciranda Imperial de Mestre Sérgio Almeida e da Ciranda Cobiçada de Mestre Walter, ambas originais desse registro fonográfico da extinta gravadora pernambucana Rozenblit
A apresentação de Santino no Recife faz parte da terceira e última etapa de circulação estadual do projeto “Mestre Santino e Encontro de Gerações”, o segundo disco do Mestre Cirandeiro, lançado em 2020, com incentivo do Funcultura, apoio da Prefeitura do Recife e produção da Terno da Mata, empresa comandada por Sérgio Melo. Antes, o projeto, que tem como principal objetivo exaltar a ciranda como uma força plural e ancestral da cultura pernambucana, passou por Caruaru e por Nazaré da Mata.
Acompanhe: @santinocirandeiro | @ternodamata