A 6ª edição do Recife Love Burger, festival gastronômico exclusivo de hambúrguer que já se tornou o maior do circuito Norte/Nordeste e um dos principais do Brasil, segue até o dia 30 de outubro, com criações exclusivas de 27 casas participantes, distribuídas entre os municípios de Recife, Olinda, Paulista e Jaboatão dos Guararapes. A ideia do evento é movimentar o mercado hamburgueiro, fortalecendo tendências gastronômicas, além de promover ações sociais e auxiliar o desenvolvimento empresarial dos estabelecimentos.

Para participar do festival, todas as casas criaram uma nova receita de hambúrguer, com blends e ingredientes exclusivos para o evento. Além disso, nesta edição a batata frita divide o protagonismo com os sanduíches, surgindo mais incrementada. 

 Como de costume, ao fim do evento, um júri anônimo especializado e o voto popular – via QR Code – irão eleger os dez melhores lugares para se comer um bom hambúrguer entre as casas participantes, levando em consideração pontos como sabor, atendimento, limpeza e protocolos fitossanitários. Com participantes novos e veteranos na competição, as casas estão levando a sério a votação e por isso capricharam nas receitas para conquistar o público, apostando no sabor e nas composições inovadoras para se destacar.

Os produtores Julio Samico e Julianna Pimentel, da JJ Produções, em parceria com o idealizador do festival, Beto Santos, que possui ampla experiência no mercado nacional de festivais gastronômicos, afirmam que o objetivo do Recife Love Burger é movimentar o mercado recifense, atraindo locais e turistas, gerando empregos, aumentando a receita e qualificando os profissionais das casas participantes.

Roteiro do sabor – Com quatro municípios participantes e 27 casas inscritas, a segunda edição de 2022 do Recife Love Burger – sendo a sexta do festival -, traz composições de sanduíches para todos os gostos. Desde os mais tradicionais até os mais inovadores.

A proposta do evento é sempre antecipar e fortalecer tendências do mercado, especialmente por se tratar de um alimento tão versátil quanto o hambúrguer. Assim, o Recife Love Burger entra em cena destacando algumas linhas criativas que têm crescido no mercado gastronômico pernambucano.

Um bom exemplo é a ascensão do movimento plant-based, ou seja, de hambúrgueres com opções de origem vegetal, que fazem sucesso, principalmente, entre os consumidores vegetarianos e veganos. Já pensou, por exemplo, em provar um burger de feijão roxo mexicano? Pois é essa a proposta do MoshVegan, hamburgueria vegana localizada na Zona Norte do Recife que participa da 6ª edição do festival.

Outra tendência é a presença de frutos do mar nos blends. Como, por exemplo, o hambúrguer de filé de lagosta servido pela Mangue Burger, no Pina. Uma combinação que, inicialmente, pode parecer inusitada, mas que vem conquistando cada vez mais público.

No festival, outra receita que chama atenção é o burger à parmegiana, criado pela Boi Bread, uma hamburgueria artesanal e Premium especialista em criar tendências. Já os mais tradicionais, por exemplo, não podem deixar de conferir o combo criado pela Baker, que participa da edição com um clássico smash, duplo e defumado. O smashed burguer, aliás, é outra tendência forte, que utiliza uma técnica chamada de reação de maillard para aumentar o seu sabor. Com ela, o hambúrguer fica menor, o que possibilita a montagem de sanduíches com duas, três ou até mesmo quatro carnes. 

Confira a lista completa dos participantes e a descrição detalhada de cada um dos hambúrgueres através do site: loveburgerfestival.com.br.

Foco no empreendedorismo – Mais do que abrir caminho para a venda de sanduíches, segundo os produtores, o Recife Love Burger se preocupa também com o crescimento e a profissionalização dos estabelecimentos. Por isso, antes e durante o festival, as equipes de cada uma das casas participantes recebem treinamentos gratuitos focados no atendimento de todos os públicos, nas regras de segurança, no cuidado com os alimentos e muito mais.

A iniciativa traz benefícios para todos. “Fazemos mais do que um festival de hambúrgueres. Estamos promovendo qualificação da mão de obra e, com isso, entregando equipamentos gastronômicos melhores para a cidade e para o público, que poderá contar com restaurantes que se preocupam com a qualidade do atendimento, com a higiene do local, com a procedência dos insumos, com o impacto das atividades no meio ambiente… é um trabalho amplo”, explica a produção.

De olho no meio ambiente e na sociedade – O Recife Love Burger continua com sua parceria com o programa Mundo Limpo, da ASA Indústria, que aposta na educação para preservar o meio ambiente desde 2008. Assim, durante o festival, todo o óleo de fritura utilizado pelas casas participantes será coletado e reaproveitado, o que evita que o resíduo contamine o meio ambiente.

O óleo coletado será reciclado e incorporado, como matéria graxa, na fabricação de sabão. Em 13 anos de existência, a iniciativa já retirou cerca de nove milhões de litros de óleo do meio ambiente, ajudando a preservar mais de 180 bilhões de litros de água (um litro de óleo pode contaminar até 20 mil litros de água).

O valor arrecadado contribui para a manutenção dos projetos sociais realizados pelo IMIP (Instituto de Medicina Integral Professor Fernando Figueira), uma entidade filantrópica, que atua nas áreas de assistência médico-social, ensino, pesquisa e extensão comunitária, voltada para o atendimento da população carente pernambucana.

“O Recife Love Burger se preocupa em ter instituições que praticam o bem, comprometidas com a sociedade e com o ambiente, entre os parceiros. Dessa forma, unimos forças para ampliar o alcance dessas ações, fazendo com que os benefícios cheguem a um número maior de pessoas. Somos todos multiplicadores”, diz Beto Santos, idealizador do festival.

Para saber mais sobre o Recife Love Burger, acompanhe @recifeloveburger ou acesse loveburgerfestival.com.br