Um guia para a vida moderna baseado nas reflexões de um homem que abriu mão dos privilégios para entrar em sintonia com seus pensamentos e ações
Björn Natthiko Lindeblad usa sua história pessoal para abordar de forma leve e bem-humorada questões contemporâneas e atemporais. Após largar sua vida confortável como alto executivo de uma empresa multinacional para se tornar um monge budista aos 26 anos, o autor compartilha sua longa jornada de autoconhecimento em Eu posso estar errado, que chega às livrarias em outubro pela Intrínseca.
Best-seller instantâneo na Suécia, terra natal do autor, a obra oferece valiosas reflexões sobre temas como saúde mental, excesso de informação, problemas de convívio e a noção de mortalidade. A empatia de Björn conquistou um público eclético em todo mundo ao ir além do recorte religioso do budismo para falar sobre as dificuldades de todas as pessoas, independentemente de seu contexto, cultura ou idade. A obra já foi traduzida para vinte países e figurou na lista de mais vendidos do jornal britânico The Sunday Times.
Björn cumpria todos os requisitos de uma pessoa bem-sucedida. Porém, algo o incomodava, e ele resolveu seguir sua voz interior: abriu mão de uma carreira promissora e de seus pertences para se tornar um monge budista da Tradição Tailandesa das Florestas. Por dezessete anos, seguiu as regras da vida monástica, até que um dia aquela mesma voz avisou que era hora de ir em frente. Quando abandonou a túnica e retornou à Suécia, o inesperado novamente aconteceu: foi diagnosticado com esclerose lateral amiotrófica (ELA), uma doença lenta e incurável.
Em Eu posso estar errado, Björn compartilha que aprendeu dentro e fora dos mosteiros. O resultado é uma lição sobre como se relacionar com os próprios pensamentos e emoções, de modo a tornar a vida mais agradável e mais livre, mais vibrante, clara e sábia. “‘Não acredite em cada pensamento seu. Esse foi um dos preceitos que mais me ajudou na vida. Abordar os próprios pensamentos com um pouco de ceticismo e humor facilita muito a tarefa de sermos nós mesmos”, aconselha o autor.
Com ternura e alma, os muitos ensinamentos de Björn Natthiko Lindeblad são carregados de uma sabedoria capaz de nos guiar pelas intempéries do dia a dia.
“Ao manter nossas mentes em um estado de paz, é possível enfrentarmos as dificuldades com otimismo. Björn Natthiko Lindeblad, um ex-monge da Tradição Tailandesa das Florestas, conta como aprendeu a direcionar de forma adequada seus pensamentos — algo que pode beneficiar todos nós.”
— Sua Santidade, o Dalai Lama
Björn Natthiko Lindeblad (1961-2022) nasceu na Suécia, mas aos vinte e poucos anos deixou para trás os valores ocidentais, trocando a promissora carreira de executivo pela vida de monge budista nas florestas da Tailândia. Após se desligar da vida monástica, tornou-se professor de meditação e palestrante de sucesso em seu país.
EU POSSO ESTAR ERRADO, de Björn Natthiko Lindeblad
Editora Intrínseca
Tradução: Natalie Gerhardt
Páginas: 192
Livro impresso: R$ 49,90
Ebook: 34,90