Após três dias intensos no Centro de Convenções de Pernambuco, a 4ª edição da HFN – Hotel & Food Nordeste e a 16ª edição da Super Mix – a maior feira do setor de varejo do Norte e Nordeste – encerraram a programação de 2022 com um aumento de 27% no número de visitantes e um volume de R$ 350 milhões em negócios. Ao todo, entre os dias 5 e 7 de outubro, nada menos que 22 mil pessoas circularam pelos corredores das duas feiras, conhecendo as novidades do mercado varejista e dos segmentos de hospedagem e alimentação fora do lar.
Na avaliação do presidente da Associação Pernambucana de Atacadistas e Distribuidores (ASPA), Inácio Miranda, a Super Mix superou as expectativas e o volume de negócios foi positivo. “Pelo que conversei com os associados, a feira teve um resultado positivo, principalmente pensando também nos negócios pós-evento. Porque a gente tem que pensar que venda é relacionamento. Então os contatos feitos durante a Super Mix rendem negócios no futuro”, destacou Miranda.
A superintendente da Associação Pernambucana de Supermercados (APES), Silvana Buarque, ressaltou que o sucesso da Super Mix deste ano já está fazendo o segmento pensar no evento de 2023. “Todas as expectativas foram superadas. A participação de donos de supermercados ultrapassou os 70% – o que mostra que a organização do evento acertou nos expositores e na programação de palestras. Já estamos ansiosos para a Super Mix de 2023”, comemorou.
Para o presidente da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel-PE) em Pernambuco, Tony Souza, as duas feiras ultrapassaram as expectativas. “A gente teve a grata satisfação de receber visitantes dos estados vizinhos e do interior de Pernambuco. Para a Abrasel, especialmente, foi um incentivo ao conceito de abertura de núcleos que estamos desenvolvendo – tanto pelo Litoral, como na Zona da Mata, no Agreste e no Sertão. Foi uma troca de experiências muito rica”, ressaltou.
O presidente da Abrasel-PE considerou que juntar a HFN e a Super Mix no mesmo ambiente foi também uma experiência interessante e que deu certo. “Houve uma troca do público. O dono de um hotel e de um restaurante também tem uma área de tangência como comprador com o setor de varejo. E os profissionais do varejo puderam ver o que está acontecendo no segmento de hotelaria e alimentação. Essa união fez a feira ficar maior, enriquecendo bastante a experiência. Para a economia local também foi fantástico. Tanto para a ocupação da hotelaria, como para a frequência de bares e restaurantes”, destacou Souza.
Hotelaria comemora resultados da HFN 2022
“Saímos da edição deste ano fortalecidos com a excelente participação dos profissionais da área e dos fornecedores, mostrando um mercado diversificado. O turismo está num momento muito aquecido e a resposta que tivemos aqui na HFN é um reflexo dessa retomada”, comemorou Artur Maroja, presidente da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis em Pernambuco (ABIH-PE).
Para Maroja, a grande frequência de visitantes nas duas feiras mostra a disposição das pessoas de interagir e trocar experiências. “A pandemia antecipou algumas mudanças de gestão que iriam acontecer ao longo do tempo, mas o contato presencial e a interação ainda são essenciais, especialmente na área em que trabalhamos”, completou Maroja.
Uma novidade da HFN deste ano foram as rodadas de negócios entre empresas de produtos e serviços inovadores pernambucanas e os empreendimentos da área de hotelaria. “A gente conseguiu trazer empresas e conexões novas para a categoria. Este ano as rodadas de negócio foram para formação de relacionamento, para criarmos um modelo que será adaptado nas próximas edições”, explica a consultora da ABIH-PE, Brena Castelo Branco. Ao todo foram 17 rodadas que podem gerar novos negócios e mostram que a HFN deve se consolidar também neste segmento.
Organização consolida números e antecipa que edição de 2023 terá Congresso de Confeitaria
Tatiana Menezes e Carol Baia, sócias da Insight Feiras e Negócios – organizadora da HFN e da Super Mix – também comemoraram os resultados e anteciparam novidades para o próximo ano. A sinergia entre os visitantes das duas feiras fez todo sentido para os expositores e potencializou as oportunidades de novos negócios.
A empresária Carol Baía comemorou os resultados e lembrou que a experiência de realizar com sucesso as feiras em 2021, ainda durante a pandemia do Covid-19, fez com que as atenções dos empresários dos segmentos de varejo, hotelaria e alimentação se voltassem para a importância do evento como forma importante de fechar negócios na região Nordeste.
“A feira Super Mix já tinha o foco nos pequenos e médios empresários. Mas com a pandemia e as mudanças que ela provocou, passamos a alcançar também os microempreendedores – que tiveram grande participação na edição deste ano. Acredito que a cada ano vamos inovando mais e trazendo soluções para um público variado. Um evento para empreendedores de todos os tamanhos”, destacou Carol Baía.
“As duas feiras superaram as melhores expectativas da gente, com corredores lotados e um crescimento de 27% em relação a 2021, com mais de 22 mil visitantes. Essa união do setor de varejo com o de bares e restaurantes foi muito feliz. Em relação à HFN, especificamente, a gente conseguiu crescer os eventos de conteúdo, com o HFN na Mesa – com Mila Moura; e tivemos também uma área dedicada à panificação, com Rogério Shimura, que é uma referência na panificação no Brasil. A gente só tem a agradecer a todos os expositores e visitantes”, comemorou Tatiana Menezes.
As empresárias também comemoraram as diversas caravanas que compareceram ao Centro de Convenções nos dias de realização da HFN e da Super Mix. Estiveram presentes caravanas do Piauí, Alagoas, da Paraíba, do Tocantins e do Pará, além de visitantes de várias cidades do interior de Pernambuco.
Para 2023, a Insight Feiras e Negócios antecipou que haverá a primeira edição do Confeitar Expo em paralelo ao I Congresso de Confeitaria – uma parceria com as chefs Malu Galvão e Marcela Soares. Os eventos já têm data marcada: 8 a 10 de novembro de 2023, no Centro de Convenções de Pernambuco.