A coleção celebra o talento dos designers do passado e do presente, reunindo fãs de longa data de Eames, Rolf e Mette Hay, e os designs que os inspiraram.

A Herman Miller, em colaboração com a marca de design dinamarquesa HAY, apresenta a coleção Herman Miller x HAY, uma reinterpretação para o século XXI de oito clássicos Eames de meados do século passado. Com paletas de cores novas e inspiradas e materiais atualizados, a coleção é uma combinação poderosa do design original e atemporal com um ponto de vista contemporâneo. A parceria também encerra um ciclo para os fundadores da HAY, Rolf e Mette Hay, admiradores de design moderno, da Herman Miller e dos Eames.

“A Herman Miller é construída sobre um legado de riscos assumidos e colaboração criativa”, disse Ben Watson, presidente da Herman Miller. “Com esta coleção, a HAY reconfigura cuidadosamente os clássicos Eames em uma colaboração inovadora e ousada. Uma visão única de cor, da evolução de materiais inteligentes e uma história lindamente interconectada de parceria de design que aproveita o espírito atemporal da Herman Miller.” 

Em antecipação ao 20º aniversário da HAY em 2022, a Herman Miller procurou Rolf e Mette com um desafio flexível: o que as duas marcas de design poderiam fazer juntas que não poderiam criar sozinhas? A resposta: uma nova visão da paleta de cores original e da criatividade de materiais da coleção de móveis Eames feita pela Herman Miller para oferecer um grupo de peças evidentemente da Eames e exclusivas da HAY. Impulsionada pela curiosidade e pela diversão, a filosofia de Rolf e Mette, bem como sua íntima parceria de design, esta nova coleção também se alinha com suas maiores influências, Charles e Ray Eames, cuja sinergia única levou ao status de ícone no design moderno.

Mette cita a abordagem lúdica, mas rigorosa, dos Eames ao design como modelo para o seu próprio processo e de seu marido Rolf. “Eles foram muito inovadores ao tirar proveito das novas tecnologias”, disse Rolf Hay. “E eles se divertiam.” Como seus antecessores, os Hay sempre foram motivados pela certeza de que o bom design é para todos, um princípio fundador por trás da marca. 

“Desde a criação da HAY, nosso objetivo tem sido dar aos nossos clientes acesso a obras dos melhores designers do mundo, designers que entendem que quem deseja criar design industrial de alta qualidade para muitos precisa encontrar modos de produção inteligentes”, acrescenta Rolf Hay. Em relação a isso, ele destaca a história de fabricação inovadora e engenharia de precisão da Herman Miller: “Se olhamos para um produto como a cadeira Aeron, há apenas uma empresa que poderia desenvolver uma cadeira com tanta complexidade – e essa é a Herman Miller. É preciso uma grande paixão pelo design e um legado pioneiro na produção.”

A HAY consultou os arquivos da Herman Miller em busca de referências que pudessem ajudar a modernizar a abordagem da empresa à cor sem recriá-la diretamente. ” Estando bastante familiarizada com a gama de cores existente, minha intenção era focar em olhar para frente, em vez de olhar muito para trás”, diz Mette Hay. Ela aprofundou ainda mais a pesquisa investigando as peças efêmeras de Eames catalogadas pela arquivista da MillerKnoll, Amy Auscherman; protótipos de móveis únicos listados em sites de leilões e em catálogos de museus; etecidos de Alexander Girard fora de linha, arquivados no estúdio da marca têxtil Maharam, em Nova York.

Os Eames trabalharam em estreita colaboração com Alexander Girard, que foi o diretor fundador da divisão têxtil da Herman Miller e tornou-se seu amigo e colaborador frequente. 

A inovação de Girard no âmbito têxtil, empregando combinações de cores ousadas e incomuns, bem como paletas sutis, discretas e com texturas, ofereceu aos Eames uma ampla gama de opções no sentido de aprimorar ainda mais seus desafiadores móveis de meados do século passado.

Rolf aponta para os muitos designers da história “que são ótimos em dar forma ao design industrial, mas carecem de [desenvolvimento de] cor e textura”. Não era o caso de Charles e Ray Eames. Eles tinham uma sensibilidade fantástica, e trabalhar com Alexander Girard foi inspirador para ambos, assim como trabalhar com seus têxteis tem sido para nós.”

A visão de cores de Mette nesta coleção é uma homenagem ao olhar artístico de Ray Eames e ao mundo de cores que ultrapassa os limites de Girard. A coleção inclui sete colorações energizantes destinadas à interação e combinações infinitas, incluindo cores como Toffee, Iron Red e Powder Yellow. Complementando a paleta de cores principal, está um sofá Eames compacto de edição especial estofado em uma cor de 1955 do tecido Jacob de Girard, fielmente reeditado por Maharam para a colaboração a pedido de Mette.

A paleta de materiais inovadora da coleção foi ampliada em outras partes da coleção, inclusive com o Eames Hang-It-All, que ostenta bolas de vidro fundido no lugar da madeira pintada original, representando um novo jogo de cor, tato e utilidade. As mesas Eames Wire Base Low e a Universal Base Round, agora com tampos de vidro fundido, trazem arte e dimensão artística a qualquer espaço. Como parte do compromisso da MillerKnoll de reduzir seu impacto ambiental, as cadeiras de concha de plástico moldado, com e sem braços, contêm 100% de plástico reciclado pós-industrial disponível na paleta de seis cores projetada pela HAY; e as cadeiras Eames Wire são revestidas a pó para uso externo com almofadas opcionais estofadas em tecido externo tom sobre tom. A releitura de Hay da icônica cadeira em madeira compensada moldada Eames, agora em uma coloração verde esmeralda onipresente nas coleções adicionais mais vendidas da HAY, é um dos produtos favoritos de Mette e Rolf; na verdade, um dos protótipos originais dos Eames está hoje na sala de estar dos dois na Dinamarca.

A coleção está disponível na América do Norte, América do Sul, Ásia, Austrália e África desde o dia 21 de setembro de 2022. Para conhecer a coleção completa, acesse https://www.hermanmiller.com/hmxhay-collaboration/