Instituições de ensino assinaram Protocolo de Intenções que estrutura diálogos entre a produção acadêmica e demandas do mercado 

Representado pelo presidente Bernardo Peixoto, o Sistema Fecomércio/Sesc/Senac Pernambuco firmou um termo de parceria com a Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) para a aplicação do Programa de Inovação e Tecnologia do Senac (Prints). O Protocolo de Intenções foi assinado na última terça-feira (11), na Casa do Comércio, com a presença de Marcelo Carneiro Leão, reitor da UFRPE. O Prints busca prover instrumentos que estruturem um ambiente empresarial criativo e inovador, entregando ao mercado pernambucano dinamismo e capacidade de adaptação. Inicialmente, o programa será implementado na Faculdade Senac, e a longo prazo, em todo o Sistema Fecomércio.

Com a iniciativa, as instituições de ensino devem investir cada vez mais em pesquisas, prover capacitações para colaboradores de empresas, soluções aplicadas e cursos de extensão. A intenção é aproximar pesquisadores acadêmicos dos mais diversos setores do mercado para o diagnóstico e soluções assertivas para as empresas pernambucanas, fomentando a importância de núcleos de pesquisas em instituições públicas e privadas do Estado. Durante a assinatura do termo de parceria, o Prints foi apresentado pelos professores da UFRPE, Marcelo Marinho, do setor de Inovação Tecnológica; Marcos Felipe, de Inovação e Logística; Renata Oliveira, responsável pelo âmbito de Inovação Estratégica; e Ana Regina, de Inovação e Gestão. 

Além do Prints, o acordo abre caminhos para vários outros projetos. O presidente do Sistema Fecomércio/Sesc/Senac PE, Bernardo Peixoto, explica que ambas as instituições nos últimos anos estão convergindo para a mesma direção na área educacional e a parceria trará benefícios para o Sistema Fecomércio e para UFRPE. “Essa parceria beneficia não só as instituições aqui presentes, mas toda a sociedade e empresas do Estado, pois visa a aplicação das pesquisas universitárias, impulsionadas pelo setor público, nas demandas do setor privado. Com isso, o Sistema junto à UFRPE, pretende construir pontes sólidas, ligando a academia ao mercado”, pontua Bernardo.

O reitor da Universidade Federal Rural de Pernambuco, Marcelo Carneiro Leão, enxerga a parceria como a mais importante de sua gestão na perspectiva de inovação. “A inovação gera produtividade, gera renda, gera riqueza, e gera melhorias para a qualidade de vida das pessoas. Temos a possibilidade de conduzir pesquisadores brilhantes de nossa academia rumo a empresas da federação, e isso gera mudanças positivas em processos administrativos, no embarque de tecnologias, em ações empresariais, melhorando o desempenho de seus funcionários e muito mais. Para nós, como universidade, é a culminância de todo um processo que vem dos nossos cursos e das nossas pesquisas”, registra Marcelo, otimista com os novos “horizontes” desenhados pela parceria.