Os elementos contemporâneos se integram à arquitetura clássica reinventando as antigas instalações do edifício tombado, que este ano recebe a mostra até o dia 27 de novembro
Em um lugar que mescla elementos contemporâneos aos clássicos já característicos das instalações do histórico Edf. Chanteclair, no Recife Antigo, onde acontece a 35ª edição da CASACOR Pernambuco até o dia 27 de novembro, os visitantes da mostra irão se deparar com criativas aplicações de vidros e espelhos nos ambientes assinados pelos mais renomados profissionais da arquitetura e da decoração do Estado. Este ano, os projetos apostaram na elegância, na sofisticação, na modernidade, na leveza e nos outros vários artifícios proporcionados pelo uso de vidros, em um imponente prédio que faz rememorar a cultura e a história da capital pernambucana.
Harmonizando com os elementos da antiga arquitetura local, em um prédio que é tombado pelo Iphan, os ambientes da CASACOR 2022, em sua maioria, trazem materiais que emprestam um ar de contemporaneidade às instalações. Dos 25 projetos do evento, 15 deles estão utilizando produtos da Vivix Vidros Planos, empresa do centenário Grupo Cornélio Brennand (GCB), em distintas e surpreendentes aplicações que são verdadeiras inspirações para os entusiastas da arquitetura.
Restaurante “Ver-se VIVIX”-Com projeto assinado pelo arquiteto veterano no evento André Carício e operação do Kisu, tem inspiração no tema deste ano “Infinito Particular”, unindo conforto, leveza, história, contemporaneidade, percepções, visões ampliadas do lugar e muita sofisticação, sendo um ambiente de permanência, onde as pessoas poderão dar uma pausa durante o circuito da mostra para confraternizar com amigos e familiares, aproveitando todas os diferenciais arquitetônicos e gastronômicos proporcionados pelo espaço. As paredes internas do ambiente foram revestidas com os vidros pintados VIVIX Decora Nude e VIVIX Decora Efeito Bronze, jáos tampos da mesasão de vidros com reflexão VIVIX PerformaCinzae a porta de entrada do restaurante foi confeccionada com vidro VIVIX Performa Cinza.
“Os vidros VIVIX conferem leveza e elegância ao projeto em contraste com a madeira, deixando o espaço mais contemporâneo e atual, e causando um impacto visual de forma que deixa o ambiente mais moderno e arrojado. Além disso, o vidro possui um reaproveitamento de 100%, utilizado com responsabilidade ambiental e atitude sustentável, sendo a matéria-prima predominante nos revestimentos e demais elementos que compõem o espaço. O vidro presente nos detalhes da estante em madeira, por exemplo, traduz a grandiosidade e a atemporalidade do ambiente”,ressalta André Carício, quem assina o projeto do restaurante “Ver-se VIVIX”.
Artsy Pills –Assinado pelos arquitetos Bruno Tinoco, Julia Lima, Renata Lobo e Thiago Monteiro, do Hautlab Creative Studio Core, o espaço intitulado Artsy Pills propõe pequenas doses de arte, design e gentilezas urbanas. Na primeira edição, o escritório Hautlab transformou a Alameda da CASACOR Pernambuco em uma instalação de arte, trazendo inspirações de Milão e Londres. No ambiente, os profissionais utilizaram vidros de proteção solar VIVIX Performa Cinza.
“A ideia foi mimetizar o próprio edifício através de painéis espelhados que seguem o formato de arco das janelas do Chanteclair, em forma de reverência ao seu símbolo histórico. O vermelho “Poppy Red” traz a essência da marca e impacta toda extensão da alameda em uma passarela cool e instagramável. Tínhamos a necessidade de utilizar planos espelhados, mas, por se tratar de uma área externa, não poderíamos usar espelho comum, precisaríamos de um vidro que conseguisse resistir aos intempéres e as condições do local, e ao mesmo tempo tivesse um aspecto reflexivo, para se adequar ao nosso conceito. O vidro VIVIX Performa Cinza está presente em septo espelhados, instalados em bases de concreto e distribuídos pelo percurso em angulações diferentes, hora com recortes de arcos e hora lisos, que geram uma espécie de instalação arquitetônica interativa e refletem o edifício tombado como forma de reverência. Além de mostrarmos modos inusitados de utilizar vidro, o VIVIX Performa Cinza consegue garantir uma resistência aos raios UV, importante para nosso espaço por ter incidência solar durante todo o dia”,ressaltam os arquitetos Bruno Tinoco, Julia Lima, Renata Lobo e Thiago Monteiro.
Living Travessia–Assinado pelas arquitetas Ana Moura e Ana Higino,o projeto Living Travessia ocupa a entrada da mostra e traz o branco como protagonista. Fluidez, ousadia, paz e tranquilidade permeiam o ambiente, que tem inspiração no tema geral da CASACOR Infinito Particular e que fez as profissionais mergulharem em suas próprias trajetórias para a criação. Segundo as arquitetas, os espelhos VIVIX Spelia Incolor compõem o projeto oferecendo vida, movimento e brilho ao projeto.
“Nós temos uma parceria de longos anos com a Vivix Vidros Planos. A qualidade do produto é indiscutível. Os espelhos VIVIX Spelia Incolor estão emoldurando as portas de entrada do nosso Living Travessia, valorizando a nobreza e a arquitetura clássica do Edf. Chanteclair e acentuando a grandiosidade do espaço”,ressaltam Ana Moura e Ana Higino.
Lounge Lobby + Escadaria do casarão –A arquiteta Marylia Nogueira desenvolveu o ambiente Lounge Lobby e também a escadaria do casarão com o conceito de enaltecer as referências arquitetônicas existentes do casarão. A profissional utiliza vidros VIVIX Performa Bronze temperado
“Fazemos uma reverência ao passado, mas com nossos traçados e nosso vocabulário atual para marcar o espírito de época. Trata-se de um ambiente que convida a relaxar, confraternizar e festejar como já foi o casarão um dia, um ambiente de festas e noitadas. Os vidros da VIVIX são os produtos que mais uso em meus projetos por serem tão democráticos e elegantes, sejam eles aplicados em ambientes internos e externos. Através da iluminação eu controlo o índice reflexivo do vidro e assim tiro partido dele, que hora espelha e hora fica translúcido. Neste caso, a adega e o peitoril ganham esse charme dinâmico, o que elevou em muito o nível da escadaria do casarão”,detalha a arquiteta Marylia Nogueira.
Experiência Cosentino por LM Arquitetura –Assinado pelas arquitetas Luciana Dias e Mariana Carvalho, o conceito do ambiente intitulado Experiência Cosentino por LM Arquitetura foi trazer o trazer os lançamentos da Cosentino na Feira de Milão deste ano, como uma verdadeira joia e o centro de cada ambiente. Atrelado a isso, as profissionais utilizaram espelhos VIVIX Spelia Incolor para enaltecer esses elementos, como também vidros VIVIX Performa Duo Bronze e vidros VIVIX Incolor.
“Os vidros e os espelhos fizeram todo o diferencial no nosso ambiente, onde trouxemos o VIVIX Spelia Incolor para refletir a riqueza e a beleza das peças que decorativas, e também o VIVIX Incolor com aplicação da película furta-cor que vai se tornar uma novidade no mercado. A ideia desse vidro furta-cor é fazer com que as pessoas acompanhem a mudança do ambiente, já que ele tem grandes janelões e a iluminação muda ao longo do dia. O tom da superfície também muda de acordo com a iluminação e o ângulo”, explicam as arquitetas Luciana Dias e Mariana Carvalho.
Quarto Pausa –Assinado pela arquiteta Ju Nejaim, o Quarto Pausa é um ambiente acolhedor, confortável e leve, explorando elementos sensoriais como textura, luz e aroma. O projeto foi pensando para transmitir a sensação de pausar o tempo, descansar e reorganizar os pensamentos. Para o espaço, a profissional utilizou espelhos VIVIX Spelia Incolor.
“Usamos o vidro VIVIX as portas para contemplar a paisagem. O espelho VIVIX Spelia além de dar amplitude revela as cores reais do ambiente, sendo ideal para a penteadeira que tem no nosso espaço. As portas e janelas do quarto estarão sempre abertas para contemplação da paisagem e também para deixar que a luz natural entre no ambiente”,revela a arquiteta Ju Nejaim.
Living Oculum Deca –Assinado pelos arquitetos Luiz Dubeux e João Vasconcelos, do Dubeux Vasconcelos Arquitetura, o ambiente Oculum Deca é um espaço que provoca todos os sentidos nos visitantes. Como diferencial, o espaço conta com um grande visor transparente no teto, que vai tornar possível observar a parte intocada do Edf. Chanteclair, e convidar as pessoas para acessarem as memórias do prédio histórico. O projeto possui vidros VIVIX Lamina Translúcido, VIVIX Decora Efeito Bronze e espelhos VIVIX Spelia Incolor.
“O foco do espaço é transmitir calmaria em meio a uma vida urbana tão agitada, proporcionando uma experiência sensorial agradável e relaxante para a mente e para o corpo humano, a partir de muita inovação e sofisticação. O living inclui da cozinha ao banheiro spa, com salas de jantar, estar e gourmet. No banheiro spa, que conta com a claraboia feita com vidro VIVIX Lamina Incolorpossível observar a verdade e o passado do Chanteclair, com toda sua estrutura, sequência de janelas, telhado e parede crua, conectando o passado com o presente e tornando o ambiente contemporâneo. O Oculum é a forma de enxergar algo, soltando o volume central das paredes, com vidros VIVIX Lamina Translúcido, e oferecendo um espaço fluído e dinâmico. No grande banheiro spa aplicamos o espelho VIVIX Spelia Incolor, o qual flutua no ambiente. Nas salas de jantar e estar inserimos uma escultura com o título Oculum, comuma grande peça redonda de vidro VIVIX Decora Efeito Bronze”, detalhamos arquitetos Luiz Dubeux e João Vasconcelos.
Espaço Despertar da Duratex –Com assinatura das arquitetas Camila Pereira e Ana Maria Freire, o Espaço Despertar da Duratex foi desenvolvido sob o conceito de oferecer um ambiente de convivência, ou seja, uma área comum que reúne muitas histórias e refletem a vida de uma mulher vivida, que já viajou muito e que tem uma família acolhedora. O vidro VIVIX Performa Duo Bronze é estrutura uma cristaleira cheia de memórias.
“E esses contos, na verdade, são de clientes do escritório que participaram também trazendo peças antigas para o nosso ambiente. O vidro VIVIX Performa Duo Bronze faz parte da cristaleira, que é um dos elementos em destaque no nosso projeto porque agrega justamente essas histórias, expondo louças de família e outras relíquias, sendo um móvel de bastante destaque no ambiente.
O grande diferencial do vidro é proporcionar reflexos na cristaleira, pois quando ligamos a luz as peças ficam destacadas na cristaleira”,detalham as arquitetas Camila Pereira e Ana Maria Freire.
The Bar –Assinado pelas arquitetas Rafaella Bittencourt e Lorena Veloso, o The Bar tem a proposta de intervir de forma respeitosa dentro de um edifício histórico, como é o Chanteclair, mas com sofisticação. No espaço onde vai estar o The Bar já existiu um bar e boates, e na CASACOR os visitantes perceberão essas referências. No térreo um grande balcão é o destaque, no mezanino lounges, home cine e um piano, e no deck mesinhas com vista para o Rio Capibaribe. As profissionais estão utilizando vidros VIVIX Lamina Cinza no ambiente.
“A escolha do vidro no tom cinza se deu por dialogar com a paleta das cores escolhidas pro espaço. O vidro traz elegância e contribui para destacar o contemporâneo no nosso ambiente. O vidro laminado de segurança tem alta resistência e garante a homogeneidade da cor escolhida”,explicam as arquitetas parceiras que se uniram para este projeto, Rafaella Bittencourt e Lorena Veloso.
Vestíbulo Rendezvous –Assinado pelos arquitetos Cau Vieira e Bia Vieira, do escritório Vieira ao Quadrado Arquitetura, o Vestíbulo Rendezvous foi pensando para revisitar a história do Edf. Chanteclair e do prostíbulo que ali existiu chamado rendez-vous. Rendez-vous em francês significa local marcado para encontro. No projeto, os profissionais utilizaram o vidro VIVIX Decora Efeito Bronze.
“O WC Vestíbulo rendez-vous partiu desse conceito de ser o local de passagem e de encontros. Utilizamos o vidro VIVIX Decora Efeito Bronze para trazer nobreza ao ambiente. Dentro de um cenário existente, com poucas intervenções, ele chega como a peça-chave para valorizar o espaço e também remeter ao conceito do projeto, proporcionando mais sofisticação e valorização do edifício histórico”,explicam os arquitetos Cau Vieira e Bia Vieira.
Casa vírgula –Com projeto assinado pelo escritório Marabuco Arquitetos, nos nomes de Marcela Marabuco, Nilton Bandeira, Gabriel Kayo, Thais Rodrigues e Samara Laurentino, a Casa Vírgula é um local de pausa, conforto e descanso. Uma casa em Recife que serve de apoio para um casal caruaruense, com referências ligadas à cor do barro das peças de mestre Vitalino, a terracota, que traz calor e aconchego ao espaço, além da própria peça de barro existente. O tom sai da terracota para o branco, dando contraste e equilíbrio, além de amplitude e paz aonde foi necessário. No ambiente, os arquitetos utilizaram vidros VIVIX Performa Duo Cinza e espelhos VIVIX Spelia.
“Usamos o espelho VIVIX Spelia no banheiro, onde criamos uma moldura em metalon com um desenho que mistura curva e linhas. E o vidro VIVIX Performa Duo Cinza nas divisórias entre sala e banheiro, onde o vidro tem um efeito de refletir e de transparecer o ambiente suficiente para a visualização”,detalham os profissionais do escritório Marabuco Arquitetos.
Loft soLAR –Os primeiros traços que inspiraram o Vitru Arquitetos, dos sócios Thaisa Tenório e Magno Costa, na criação do Loft soLAR vieram das janelas, ou melhor, da luz que passa por elas e ilumina naturalmente o ambiente. Essa luz, que surge e desaparece, é preservada na iluminação acolhedora, na escolha dos materiais, texturas e tons que vão do cru, passam pelos pastéis, até os quentes, de uma forma sutil e elegante, imprimindo o olhar Vitru. O espaço é um convite ao pertencimento e a intenção é fazer o visitante se sentir em casa, pois é nela que nos conectamos ao nosso interior, ao mais íntimo infinito particular. No projeto, os profissionais utilizam espelhos VIVIX Spelia e também vidros VIVIX Performa Duo Bronze.
“O espelho VIVIX Spelia está sempre presente nos nossos projetos, por ser um material versátil e que reflete sem distorções as formas e cores dos elementos dos ambientes. E para a escolha do vidro VIVIX Performa Duo Bronze procuramos um material que tivesse transparência e ao mesmo tempo sofisticação, mantendo a paleta do nosso loft soLAR”,ressaltam os arquitetos Magno Costa e Thaisa Tenório.
Living Office Flow –Assinado pela arquiteta Juliana da Mata, o Living Office Flow vai além da estética e da funcionalidade. O espaço estimula e inspira com conforto e bem-estar, além de proporcionar a sensação de pertencimento através das memórias em um estado de entrega e concentração total às atividades do dia a dia. O destaque do ambiente é uma enorme estante de vidro que traz leveza destacando livros e peças decorativas. No projeto, a profissional optou por utilizar espelhos VIVIX Spelia Cinza e vidros VIVIX Performa Cinza.
“Gosto muito de contrastar elementos. E no ambiente usei de texturas rústicas, mantive a laje existente e os azulejos. Os vidros e espelhos da VIVIX, com tom cinza espelhado, trouxeram a leveza e a sofisticação que precisávamos. A estante foi um diferencial. Pois em se tratando de um escritório, geralmente se faz estante em madeira. A proposta no espaço é toda em vidro, autoportante, destacando as peças de forma delicada e mostrando as várias possibilidades do vidro plano”, explica a arquiteta Juliana da Mata.
Bistrô Recentro –Assinado pela arquiteta Dani Pessoa o projeto do Bistrô Recentro foi inspirado nas nossas raízes. Tem como principal partido o Edf. Chanteclair, que teve seu ladrilho e características arquitetônicas preservadas. No projeto, a profissional utiliza vidros VIVIX Performa Cinza, VIVIX Decora Efeito Bronze, VIVIX Decora Preto e espelhos VIVIX Spelia Cinza.
Loja Gus –A loja de óculos intitulada Loja Gus, com projeto assinado pelas arquitetas Camila Horta e Eduarda Jungmann, foi pensando para ser um ambiente que valoriza os produtos que estarão sendo expostos e comercializados, preservando a originalidade do Edf. Chanteclair, o pé-direito alto, as paredes e as estruturas aparentes como as portas do lugar, fazendo uma junção entre o contemporâneo e o mais antigo. No projeto, as profissionais utilizam vidros VIVIX Incolor, VIVIX Performa Cinza e espelhos VIVIX Spelia Incolor.
“Nós criamos prateleiras flutuantes feitas com vidros VIVIX Incolor, que proporcionam uma leveza ao espaço. Os espelhos VIVIX Spelia Incolor foram usados para gerar uma amplitude ao espaço e também para mostrar em vários ângulos o espaço e sua originalidade. Por fim, fizemos uma mesa central de atendimento no balcão com o vidro VIVIX Performa Cinza, que está encantando todo mundo e chamando bastante atenção no espaço, já que ela mesmo em uma tonalidade mais escura reflete o ambiente. A Vivix é uma grande parceira nossa nesse projeto, pois chegou com os elementos cruciais para compor e dar certo”,destacam as arquitetas Camila Horta e Eduarda Jungmann.
Estúdio Almar –Assinado pelos arquitetos Thiago Valença, Renata Paraíso e Manoela Pires, do escritório Poligonus Arquitetura, o Estúdio Almar inspira a pausa, sendo um ambiente de praia fluido, amplo e com espaços integrados. O ambiente foi criado com a intenção de proporcionar uma fuga do ritmo urbano para uma imersão na suavidade da vida do litoral. Tons de areia e texturas diversas remetem os visitantes ao toque, ao sensorial, a um mergulho na alma e no mar. Os profissionais utilizaram espelhos VIVIX Spelia Incolor e vidros VIVIX Performa Duo Bronze no projeto da CASACOR.
“Escolhemos o VIVIX Performa Duo Bronze para o fechamento da área de banho, trazendo um pouco de transparência e sofisticação ao espaço. Além disso, o mesmo vidro também está aplicado em divisórias de ambientes, e o espelho VIVIX Spelia Incolor foi colocado numa reentrância existente da edificação, na pia, sendo o ponto chave do projeto”,explicam os arquitetos Thiago Valença, Renata Paraíso e Manoela Pires.