Semana da Criança contará com a oficina “A Sanfona e o Som”, na Sala Caixa de Poesia. O Grupo Tapete Voador traz ao museu o espetáculo “ Lua, Estrela e Baião”, no dia 11, na Sala Todo Gonzaga.
Especialmente para a criançada, o Centro Cultural Cais do Sertão, equipamento turístico e cultural situado no coração do Bairro do Recife, traz para a sua atual programação mensal oficinas, contação de histórias e debate sobre a preservação do meio ambiente. Nesta terça-feira, 11, dia de gratuidade para o público, o grupo Tapete Voador encena espetáculo inédito, “Lua, Estrela e Baião”, às 14h30, na Sala Todo Gonzaga. O projeto foi financiado pelo Funcultura e receberá crianças e adolescentes da rede pública do Estado.
“O Cais do Sertão é um equipamento turístico e cultural de bastante prestígio entre os pernambucanos. Como opção de lazer nos fins de semana e feriados, o museu traz uma programação massa para a meninada. A gente vai receber oficina de sanfona, debate sobre o meio ambiente, além de espetáculo sobre o baião e o Sertão Pernambucano. Ficaremos muito felizes em ver o nosso museu apreciando, de forma lúdica e interativa, a musicalidade e a cultura nordestina”, destaca a secretária de Turismo e Lazer, Milu Megale.
Ainda na terça, à parte da programação especial, a jornalista pernambucana Fabiana Moraes lança o livro “A Pauta é uma Arma de Combate”, no Auditório “É do Povo”, às 18h30, com a presença de convidados. Segundo a autora, o trabalho investiga caminhos de ruptura com os modos colonizados pelos quais o jornalismo atua desde o século 19; e defende o jornalismo de subjetividade, propondo uma prática reflexiva que possibilite melhores encontros com as alteridades e que jogue luz sobre violências naturalizadas como o racismo, a misoginia e as muitas formas de outrofobia.
Na quarta-feira, 12, dia dedicado à garotada, o Cais oferecerá a oficina “A Sanfona e o Som – de 8 a 120 baixos”, voltada para crianças e adolescentes de 7 a 16 anos. A atividade, que começa às 14h, é ofertada para grupos de 15 pessoas e propõe vivência lúdica e prática sobre a história da Sanfona no Brasil. A ação é guiada pelo músico-educador Arthur Fernandes.
No domingo, 16, a partir das 16h, a dupla de repentistas Antonio Lisboa e Edmilson Ferreira celebram os 25 anos de carreira no Vão Livre do museu com o projeto itinerante “25 anos 25 horas de repente”, que passará por cinco cidades do Estado, entre elas, Recife, Garanhuns, Itapetim, Várzea Grande (RN) e Marcelino Vieira (RN). Em cada apresentação, os músicos recebem repentistas, declamadores de poesia, cordelistas, aboiadores e emboladores de coco.
Encerrando a programação mensal, o centro cultural traz a 2ª edição da Francecolab Brasil, evento organizado pela Embaixada da França no Brasil, no auditório “É do Povo”, às 18h. O projeto visa sensibilizar escolas e jovens sobre a importância da preservação ambiental.
Nesta segunda edição, o debate gira em torno da “Defesa do oceano e dos rios: preservar a biodiversidade” e possibilitará que os alunos, a partir das oficinas, possam produzir peças textuais ou vídeos acerca da conexão entre o meio ambiente e a arte. Durante o evento, haverá cerimônia de premiação com apresentações dos alunos e representações oficiais da Prefeitura do Recife e da Embaixada Francesa.
O Cais do Sertão é um equipamento gerido pelo Governo do Estado de Pernambuco, por meio da Secretaria de Turismo e Lazer e pela Empetur. O museu funciona de terça a sexta-feira, das 10h às 16h, e nos sábados, domingos e feriados, das 11h às 17h. Todas as ações podem ser acompanhadas nas redes sociais do museu (@caisdosertao).
Serviço
Semana da Criança no Cais
Endereço: Armazém 10, Av. Alfredo Lisboa, s/n – Recife, PE, 50030-150
Horário: terça a sexta-feira, 10h às 16h; sábados, domingos e feriados, 11h às 17h;
Ingressos: R$ 10 (inteira) e R$ 5 (meia-entrada);Informações: Instagram oficial @caisdosertao.