Entrega do reconhecimento acontece em novembro, com o show Anunciação, no Salão de Atos da Universidade
Alceu Valença será o homenageado com o Mérito Cultural PUCRS em 2022, honraria que simboliza o reconhecimento da instituição à uma personalidade do meio artístico. O convite oficial para a homenagem foi entregue ao artitsta pelo vice-reitor da PUCRS, Ir. Manuir Mentges, na última quinta-feira, 01/09, durante show realizado em Porto Alegre. A celebração do Mérito Cultural acontecerá no dia 17 de novembro, às 21h, no Salão de Atos Ir. Norberto Rauch, com Alceu Valença e banda apresentando o show Anunciação – Tu vens eu já escuto os teus sinais. Os ingressos para o show podem ser adquiridos pelo site Guichê Web ou na PUCRS Store (de segunda a sexta-feira, das 11h30 às 21h30, térreo do Living 360º, prédio 15, Campus da PUCRS).
Nesta noite especial, Alceu Valença trará para Porto Alegre um panorama das diversas vertentes de sua obra, com sons do Brasil profundo, como forrós, baiões, xotes, toadas e emboladas. O artista alia temas de sua autoria a clássicos de Luiz Gonzaga e Jackson do Pandeiro, cantando ao lado de Leo Lira (guitarra), Tovinho (teclados), André Julião (sanfona), Nando Barreto (baixo) e Cassio Cunha (bateria). Do sertão ao litoral, da folia ao pop, o show inclui grandes sucessos da música brasileira, como Belle de Jour, Cavalo de Pau, Pelas Ruas que Andei, Como Dois Animais, Tropicana e o hino Anunciação.
A cada ano, o Mérito Cultural PUCRS é atribuído a uma personalidade do meio artístico que tenha uma trajetória marcada pela defesa da cultura enquanto instrumento de humanização e educação. O Mérito já homenageou a atriz Fernanda Montenegro (2018), a cantora Maria Bethânia (2019), o ator Lima Duarte (2020) e a cantora Alcione (2021).
50 anos de carreira e mais de 30 discos
Alceu Valença nasceu em São Bento do Una, interior de Pernambuco, em 1946. Formado em Direito pela Faculdade de Direito do Recife, surgiu como expoente da geração da música nordestina nos anos 70 e foi um dos primeiros a promover a união do som do agreste nordestino com a guitarra elétrica. Com Geraldo Azevedo, em 1972, lançou o disco Quadrafônico. Iniciou sua carreira solo em 1974 com o disco Molhado no Suor e já lançou mais de 30 álbuns. Em 2014, dirigiu o filme musical Luneta do Tempo, que ganhou prêmios de trilha sonora e direção de arte no 42º Festival de Cinema de Gramado. Em 2021, lançou seu último álbum, intitulado Saudade.
Sobre o Mérito Cultural
A honraria Mérito Cultural PUCRS simboliza o reconhecimento institucional de uma personalidade do meio cultural. A pessoa homenageada é alguém que tenha transformado a sua vida artística numa trajetória de defesa da cultura enquanto instrumento de humanização e educação.
Com entrega anual, o Mérito Cultural PUCRS integra o Estatuto e Regimento Geral da Universidade e está inserido nas diversas ações que buscam transformar a Instituição em um polo cultural. Nos últimos quatro anos, homenageou a atriz Fernanda Montenegro que apresentou a leitura dramática Nelson Rodrigues por ele mesmo e a cantora Maria Bethânia que, na ocasião, apresentou seu espetáculo Claros Breus, ambas cerimônias aconteceram no Salão de Atos Ir. Norberto Rauch. Em 2020, Lima Duarte foi homenageado em cerimônia online, na qual relembrou sua história e fez a leitura de excertos de João Guimarães Rosa e Padre Antônio Vieira. Em 2021, Alcione recebeu o reconhecimento em cerimônia transmitida ao vivo pelo YouTube em que relembrou momentos marcantes de sua carreira artística.
Agende-se para o Mérito Cultural
- O quê: Mérito Cultural PUCRS 2022: Alceu Valença com o show Anunciação – Tu vens eu já escuto os teus sinais
- Data: 17 de novembro (quinta-feira)
- Horário: 21h
- Local: Salão de Atos Ir. Norberto Rauch – Campus PUCRS
- Ingressos: Os ingressos podem ser adquiridos pelo site Guichê Web ou na PUCRS Store, que fica no térreo do prédio Living 360º, no Campus da PUCRS.