A um mês das eleições de outubro, quando a população brasileira elegerá deputados federais, estaduais, senadores e o presidente da república, os noronhenses se preparam para eleger também os próximos conselheiros distritais da ilha, nas mesmas urnas de votação. Os representantes são eleitos para os próximos quatro anos. O Conselho Distrital serve como instituição fiscalizadora da Administração, algo como a Câmara dos Vereadores nas cidades.
Ao todo, 25 moradores se candidataram ao Conselho Distrital, mas apenas sete conselheiros serão eleitos, além de dois suplentes. Dos candidatos, 18 são homens e sete são mulheres. A Escola Arquipélago será o local de votação com nove sessões disponíveis para os eleitores da ilha e quatro mesas para justificativas (no auditório da escola) das pessoas que estiverem fora das suas zonas eleitorais.
48 mesários voluntários e dois servidores do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) vão atuar no dia 2 de outubro em Noronha. O eleitor poderá levar os números anotados em um papel, mas a entrada com celular na cabine de votação está proibida, conforme determinação do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
Edileuza Santos, responsável pelo cartório eleitoral de Noronha, explica como vai ser esse importante dia para a democracia e ressalta que é importante o eleitor levar uma fila para não esquecer na hora, porque vão ser muitos números. “Estamos mais uma vez na expectativa para o dia 2 de outubro. As urnas devem chegar no arquipélago na sexta-feira, dois dias antes da eleição. Tanto para a votação normal dos noronhenses, quanto para as justificativas de residentes de outros domicílios, o eleitor deve levar o título (ou o e-Título digital) e um documento oficial com foto para a comprovação da identidade”.
A votação na ilha vai acontecer das 9h às 18h, horário local do distrito. 3362 eleitores estão aptos para votar em Noronha. A previsão é de que o resultado na ilha seja divulgado cerca de 30 minutos após o encerramento da votação. A eleição em Fernando de Noronha conta com o apoio do TRE, Administração e Polícias Federal, Civil e Militar.
Confira a lista de candidatos ao Conselho Distrital
Ailton Araújo Júnior – número 41 – Ailton Júnior
Ana Paula da Silva Alves – número 62 – Paula da Coreia
Artur Cândido da Silva – número 59 – Artur Cândido
Carine Silene da Silva – número 78 – Carine Dino
Carlos Alberto Flor – número 87 – Carlos Flor
Carlos Augusto de Araújo – número 25 – Sub Augusto
Cassiana Barros de Oliveira – número 26 – Cassiana Barros
Daniel Alexandre de Oliveira – número 85 – Daniel Alexandre
Débora Marília de Souza – número 38 – Marília
Eliu José de Souza – número 75 – Eliu Souza
Francisco Ferreira da Silva – número 24 – Tota Noronha
Jobson Flor – número 47 – Jobson Flor
José Luciano de Feitas – número 42 – Irmão Luciano
José Roberto de Oliveira – número 74 – Beto Faustino
Josué Marques da Silva – número 54 – Pepe
Luzinaldo Jacinto de Souza – número 56- Sub Souza
Magali Marinho Luna – número 89 – Magali
Marcos Antônio dos Santos – número 17 – Tony Santos
Marilde Martins da Costa – número 81 – Veia
Milton Luna da Silva – número – 60 – Milton Luna
Otávio Minervino da Silva Filho – número 66 – Minervino
Reinaldo Bezerra de Lima – número 67 – Rei Noronha
Samuel Ferreira Marques – número 37 – Professor Samuel
Tibérius Sandoval Nascimento – número 31 – Tibérius Nascimento
Verônica Maria Modesto – número 69 – Verônica Modesto.