O Paço do Frevo promove uma sexta-feira (19 de agosto) para apreciar a boa música e também para debatê-la em duas ações com acesso gratuito ao público. Ao meio-dia, o projeto Duo, do guitarrista Waleson Queiros e do sanfoneiro Felipe Costta, é atração da “Hora do Frevo”, iniciativa que acontece uma vez por mês no térreo do museu. Às 15h, o “Escuta Frevo!”, grupo de estudos da Escola Paço do Frevo, recebe o DJ Dolores para uma conversa sobre a subjetividade do ritmo.

O Duo nasceu em 2015, no Conservatório Pernambucano de Música, a partir do encontro entre dois universos sonoros: o do guitarrista Waleson Queiros, natural de Gravatá (PE), com o do sanfoneiro Felipe Costta, de Umbuzeiro (PB). Inspirado em influências e nuances da música nordestina em um conjunto de experiências e criações musicais, o projeto une a atmosfera inebriante do improviso característico do Jazz executado por Waleson, que já atuou com o Quinteto Violado e Amaro Freitas, com a musicalidade singular de Felipe, que acompanhou grandes nomes, como Zélia Duncan e Elba Ramalho.

O repertório da apresentação traz canções autorais da dupla, que misturam diversos gêneros, de música regional nordestina, passando pelo Frevo, à musicalidade de outros países. “Nosso trabalho nasce da influência e pesquisa do trabalho de grandes mestres, cresce na criação de composições e se reproduz na instiga que conseguimos levar aos compositores que trilham pelo mesmo caminho que o nosso”, comenta Felipe Costta.

ESCUTA FREVO! – Ainda na sexta-feira, às 15h, o museu promove uma ação educativa conduzida pelo cantor e compositor DJ Dolores. Com o tema “A subjetividade do Frevo”, a ação faz parte do projeto “Escuta Frevo!”, grupo de estudos da Escola Paço do Frevo, que promove encontros entre artistas, pesquisadores, profissionais do universo do Frevo e o público geral interessado no tema. Dolores fará uma escuta reflexiva e provocadora sobre a subjetividade do Frevo, criando diálogos e conexões entre esse estilo e outros gêneros musicais que inspiram e estimulam novos olhares e estéticas para um Frevo vivo. Nessa conversa, ele mostrará como enxerga relações com a gramática do ritmo em faixas distintas, encontradas no Jazz e em culturas diversas. Também abordará processo criativo, metodologia e uma reflexão sobre o que define a música como a entendemos.


PAÇO DO FREVO – O Paço do Frevo é reconhecido pelo IPHAN como centro de referência em ações, projetos, transmissão, salvaguarda e valorização de uma das 

principais tradições culturais do Brasil, o Frevo. Declarado Patrimônio Imaterial da Humanidade pela UNESCO, o Frevo é um convite à celebração da vida, por meio da ativação de memórias, personalidades e linguagens artísticas. No Paço do Frevo essas memórias encontram seu lugar máximo de expressão nas ações de difusão, pesquisa e formação de profissionais nas áreas da dança e da música, bem como na salvaguarda e manutenção dos adereços e das agremiações do Frevo.

O Paço do Frevo é uma iniciativa da Fundação Roberto Marinho, com realização da Prefeitura do Recife, por meio da Fundação de Cultura da Cidade do Recife e da Secretaria Municipal de Cultura, e gestão do Instituto de Desenvolvimento e Gestão (IDG). Por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, tem o patrocínio master do Instituto Cultural Vale, o papel de mantenedor do Grupo Ultra, e patrocínio da Rede e da White Martins. Conta também com o apoio do Grupo Globo, Pernambucanas e Chevrolet Serviços Financeiros, e o apoio cultural do Itaú Cultural e do Porto de Suape.

SERVIÇO

Hora do Frevo

Projeto Duo, com Waleson Queiros e Felipe Costta

Dia 19 de agosto, ao meio-dia

Entrada gratuita 

Escuta Frevo! 

Grupo de estudo com DJ Dolores sobre o tema “A subjetividade do Frevo”

Dia 19 de agosto, às 15h 

Entrada gratuita com inscrição prévia pelo site do Paço do Frevo 

Paço do Frevo – Praça do Arsenal da Marinha, s/n, Bairro do Recife, Recife

Horários: Terça a sexta, 10h às 17h | Sábado e domingo, 11h às 18h

Ingressos: R$ 10 e R$ 5 (meia) – entrada gratuita às terças-feiras

Obrigatória a apresentação do comprovante de vacinação contra a Covid-19.