Michael Pollan imerge na experiência das drogas psicodélicas para mostrar como essas substâncias podem transformar vidas

“Seria possível que uma única experiência psicodélica — algo que se resume a tomar uma pílula ou ingerir um pedaço de papel — pudesse provocar um rompimento tão significativo numa visão de mundo desse tipo? Alterar a percepção de alguém a respeito da própria mortalidade? Mudar a mente de uma pessoa de forma duradoura?”

O fascínio pelas drogas psicodélicas vem de muito antes de elas se tornarem objetos combatidos pela repressão ao movimento de contracultura nas décadas de 1960 e 1970. Quando foi descoberto, em 1940, o LSD trouxe mais do que uma explosão de cores e sensações: suas possibilidades para o campo da psicologia começaram a arrebatar também diversos pesquisadores. Com a proibição das drogas tudo isso ficou congelado por décadas. Cultuado por suas publicações sobre história social dos alimentos e da alimentação, em obras como Cozinhar e O dilema do Onívoro, Michael Pollan explora agora esse misterioso universo. Em Como mudar sua mente, ele busca aprofundar a compreensão sobre a psique humana e sobre como as substâncias psicodélicas poderiam auxiliar tratamentos médicos.

Que melhor forma de falar sobre o desconhecido se não através da experimentação? Como mudar sua mente é construído pela narrativa da história social, científica e natural dessas drogas e mescla ainda memórias, jornalismo científico e estudos de caso de voluntários, pacientes e do próprio Pollan. É assim que ele conta o renascimento das pesquisas sobre tais compostos depois de anos de coibição e esquecimento. Michael Pollan se dedicou a variadas experiências com alucinógenos para entender, na pele, os relatos que colheu. Só ao vivenciar diferentes perspectivas foi possível descobrir que drogas como o LSD e a psilocibina seriam capazes de melhorar a vida não só dos que sofrem com diversos males (como o alcoolismo, a ansiedade e a depressão), mas também de pessoas saudáveis como ele.

Em uma impressionante jornada científica e pessoal, o escritor norte-americano mergulha nos mais diversos estados da consciência e apresenta os progressos que essas substâncias trazem para os estudos mais recentes da neurociência, revelando que os benefícios terapêuticos são indissociáveis das experiências de transcendência proporcionadas por tais compostos. Ateu convicto, ele se lança no que muitos relatam serem as maiores experiências espirituais de suas vidas e, com uma linguagem acessível para o público geral, traz para a luz o que, por muito tempo, ficou restrito à psique dos que já embarcaram nessa viagem.
“De mente aberta. E sob influência de cogumelos. Ali estava eu, agora, pronto para rever minhas próprias descrições da realidade.”

MICHAEL POLLAN publicou outros sete livros, entre eles O dilema do onívoro,Regras da comidaEm defesa da comida e Cozinhar, que deu origem à sérieCooked, da Netflix. É colaborador da The New York Times Magazine e professor de jornalismo na Universidade da Califórnia em Berkeley. Em 2010, foi apontado pela revista Time como uma das cem pessoas mais influentes do mundo.

COMO MUDAR SUA MENTE

 

Foto: Intrínseca/Divulgação

 

Autor: Michael Pollan
Tradução: Rogerio W. Galindo e Rosiane Correia de Freitas
Editora: Intrínseca
480 páginas
Impresso: R$ 59,90
E-book: R$ 39,90