Garanhuns, Triunfo e Taquaritinga do Norte são alguns dos destaques para quem busca opções de lazer com cultura e ecoturismo
Quem experimenta o clima serrano, o friozinho do município de Garanhuns, sempre volta. Distante 230 km da capital, no Agreste, a cidade possui localização privilegiada e chama a atenção de quem a visita. A região é formada por sete colinas – Antas, Monte Sinai, Columinho, Megano, Ipiranga, Quilombo e Triunfo – e proporciona uma temperatura média de 21 graus no inverno. A paisagem é abundantemente verde e repleta de flores, por isso o apelido de “Cidade das Flores”. Este mês o destino está ainda mais convidativo com a realização da 30ª edição do Festival de Inverno de Garanhuns (FIG), que acontece até o final do mês com uma programação imperdível com mais de 800 atrações artísticas.
Além da programação oficial do Festival, há muito para ver em Garanhuns. O Parque Euclides Dourado, por exemplo, é o local ideal para a prática de exercícios nas quadras esportivas e uma caminhada, respirando o ar puro com cheirinho de eucalipto. Outra opção de parque é o Ruber Van Der Linden, mais conhecido como “Pau Pombo”, um local muito arborizado, com flores, fontes de água e muito contato com a natureza. O Relógio das Flores é outro ponto de visitação obrigatório. E o santuário Schoenstatt (Mãe Rainha), aberto todos os dias, das 6h30 às 17h.
O Vale das Colinas é outro local que merece entrar no roteiro não apenas pela belíssima paisagem como pela possibilidade de degustar vinhos na primeira vinícola do Agreste pernambucano. A degustação de três rótulos custa R$ 20. O programa é inesquecível para casais pelo clima bucólico do lugar como também para famílias com crianças, uma vez que há opções de diversão com pedalinho e até de piquenique com o empréstimo de produtos da lojinha, como cesta, esteira e toalha.
Segundo a secretária de Turismo e Lazer de Pernambuco, Milu Megale, julho será um grande mês para o turismo. “Espera-se que o nosso Aeroporto receba 11% a mais de voos que no mês de junho. Também já alcançamos 100% de recuperação da malha aérea em comparação com o mesmo período em 2019, antes da pandemia da Covid-19. No Agreste, há também uma expectativa muito boa com a realização do FIG após dois anos e com maior duração de três semanas. Aliás, as festas do frio costumam movimentar muito o nosso interior”, afirma.
O município de Brejão também encanta desde a primeira vista. Situado a 254 Km do Recife, o município foi, à época de sua emancipação, em 1958, território integrado a Garanhuns. Entre as belas paisagens naturais, as fazendas e as imponentes igrejas, a região se destaca pelo cultivo de café. Brejão é um ótimo local para quem aprecia o contato com a natureza e para o desenvolvimento do turismo ecológico. Para quem visita a cidade, a dica é conhecer as bicas, mirantes, furnas e cavernas. O calendário festivo é marcado pela Acabação do Café, quando se comemora o término da colheita dos grãos. Outros festejos também aquecem o turismo do local, a exemplo da Festividade de Santa Cruz, da Cavalgada da Independência e da Trilha da Limeira.
Outra opção pós-FIG é dar uma passeada pelo município de São João, que fica a 229 Km do Recife. A cidade tem como principal atrativo o Santuário de Santa Quitéria das Frexeiras, no povoado homônimo, que também é considerado um dos mais importantes centros de romarias do Nordeste. Vale, ainda, conhecer a feira livre, a cachoeira dos Carvalhos, a Bica do Sítio Matão e a Barragem de Zé Maria.
Para curtir o frio, Triunfo também costuma ser uma das cidades mais procuradas. De 23 a 30 de julho, o destino recebe a 64ª edição da Festa do Estudante – Festival de Inverno de Triunfo 2022 em homenagem aos cem anos do Theatro Cinema Guarany. Quem visita a cidade pode conhecer de perto a produção de alfenins, mel de engenho e cachaça no Engenho São Pedro, construção datada do século passado. Para além dos engenhos, o município é repleto de museus, a exemplo do Museu do Cangaço, a Casa Grande das Almas e a Casa dos Caretas. Imponente, o Cine Theatro Guarany, às margens do Lago João Barbosa Sitônio, é palco do Festival de Cinema de Triunfo, que este ano acontecerá entre os dias 15 a 28 de agosto.
Já o município de Taquaritinga do Norte, que também costuma registrar temperaturas amenas no inverno, é convidativo a desvendar seu cenário rural, com trilhas, mirantes e a Rampa do Pepê, ideal para a prática do voo livre. Outro excelente programa para turistas e visitantes é conhecer o Sítio da Conceição e o seu saboroso Café Terral. Falando em café… O calendário festivo da cidade exalta a sua saborosa bebida com Festival que recebe gente de todo lugar, aquece a economia e gera empregos, com polos voltados à literatura, cultura popular, passeios e shows.
Outra dica é o município de Pedra, onde há uma formação rochosa com mais 3.822 metros de circunferência e 615 metros de altura. Em uma de suas encostas, de fácil escalada, há uma via crucis. A diversidade de ecossistemas do município favorece a prática de atividades relacionadas ao ecoturismo e turismo de aventura. Na região, destacam-se, ainda, os grupos culturais e as expressões folclóricas, a exemplo do secular Siriri Horizonte Alegre, além de reisado, pastoril, repentistas, banda de pífanos e cavalgadas.
Pertinho do município de Pedra, Saloá desponta, assim como a sua cidade vizinha, com potencial para o turismo ecológico. Lá, há nascente de rio, riachos, cachoeiras, córregos, reservas ecológicas, matas e trilhas. Um ótimo destino para curtir com a família e amigos as férias de julho.