Premiado best-seller que inspirou série de TV acompanha a rotina caótica de um médico recém-formado 
 

Vencedor de diversos prêmios, inclusive quatro National Book Awards, Vai doer: Aventuras de um médico em crise, de Adam Kay, foi o livro de não ficção mais vendido da Inglaterra no ano de seu lançamento. A obra, que chega às livrarias em julho pela Intrínseca, narra as experiências mais insanas do ex-residente quando trabalhava em um hospital público. Suas histórias hilárias e emocionantes inspiraram a série de TV This Is Going to Hurt, protagonizada por Ben Whishaw (007 e Fargo) e disponível na HBO Max. 

Antes de se tornar um comediante famoso no Reino Unido, Adam Kay dedicou seis anos à faculdade de medicina e outros seis à enfermaria dos hospitais. Quando estava prestes a iniciar sua carreira de prestígio na residência de um hospital, encontrou uma realidade bem diferente do que havia imaginado: jornadas de trabalho de quase 100 horas por semana, um constante tsunami de fluidos corporais e uma remuneração inferior à do parquímetro do hospital. 

A narrativa leve e divertida apresenta um relato sem censura inspirado nos diários do autor, escritos secretamente ao fim de plantões que pareciam intermináveis, noites insones e finais de semana perdidos. Durante seus anos de trabalho no sistema de saúde público do Reino Unido (NHS), o autor colecionou inúmeras histórias, desde objetos bizarros inseridos em diversos orifícios até pedidos esdrúxulos de pacientes. 

Vai doer revela tudo que o leitor sempre quis saber sobre o cotidiano de um médico. A edição ainda conta com itens extras do diário e uma carta aberta do autor ao secretário nacional de Saúde do Reino Unido. Ao apresentar questões éticas e detalhes cirúrgicos, a obra revela um lado nada glamouroso de uma das profissões mais cobiçadas do mundo.
 

“Engraçado, inteligente e emocionante, Vai doer deveria ser leitura obrigatória para qualquer um que deseja ser médico. E, sinceramente, para qualquer um que espera entrar em um hospital em algum momento da vida.”
— Mail on Sunday
 

“Uma montanha-russa de emoções em forma de leitura, faz você rir em uma página e chorar na seguinte e presta homenagem à equipe que faz o sistema nacional de saúde do Reino Unido funcionar.”
— The Mirror
 

“Histórias inspiradoras e hilárias sobre as indignidades e pequenas alegrias de ser um médico residente. A narrativa de Kay não só traz muitas risadas, como é também um relato comovente sobre quem constrói o NHS.”
 Financial Times

Foto: Charlie Clift

ADAM KAY é comediante e roteirista, mas trabalhou por muitos anos como médico, de onde tirou as experiências que compõem Vai doer. Primeiro livro do autor, foi traduzido para mais de 35 idiomas, tornou-se um best-seller internacional e ganhou o prêmio de melhor livro do ano à época de seu lançamento. A trama também foi adaptada para uma minissérie da BBC, disponível no Brasil pela HBO Max. Atualmente, Adam mora em Londres.

VAI DOER: AVENTURAS DE UM MÉDICO EM CRISE, de Adam Kay

Editora Intrínseca
Tradução: Jaime Biaggio
Páginas: 272
Livro impresso: R$ 59,90
Ebook: 39,90