Participe desse projeto que une relatos de vida de crianças e idosos e leva carinho e afeto a quem mais precisa
O lobo e o cordeiro, a lebre e a tartaruga, o rato do campo e o rato da cidade. Esses e muitos outros animais são protagonistas de histórias que agora ganham os holofotes no canal do YouTube do Instituto História Viva, pelas mãos de Cristina Moori e Maury Percicotti. Fica a sugestão para as férias das crianças: as Fábulas Vivas!
“As fábulas são importantes como material de educação para crianças, uma vez que as histórias exercem uma função imprescindível na formação do que faz sentido, inspira e traz respostas no universo interior de todos nós”, explica a fundadora do Instituto História Viva, Roseli Bassi, que promove esse projeto.
Com os novos vídeos curtos para crianças, a ideia é abordar ensinamentos práticos para a vida, e valores como verdade, honestidade, o valor do trabalho, entre outros. “Os vídeos materializam nosso propósito, que é o de contar histórias como ponte entre pessoas”, conta Roseli. E além de a família poder assistir junto às fábulas, pode clicar no link que aparece na descrição do vídeo para adquirir o livro das fábulas, o que também ajuda a causa: parte do valor da compra é revertido para o Instituto História Viva.
Participe como voluntário!
Desde 2005, a ONG promove oficinas de contação de história para treinar voluntários que visitam hospitais, asilos e outras instituições no intuito de ouvir histórias reais de vida, transformá-las em contação e levá-las a outras pessoas.
Se você deseja se tornar um voluntário, é muito fácil: a próxima turma de formação acontece dias 1º, 3 e 5 de agosto, das 19h30 às 21h30, de forma online. Com um pequeno investimento, você irá treinar as principais noções de cuidado com o próximo e a arte de contar histórias.
SERVIÇO
Oficina “A Arte de Encantar com Histórias” (45ª Turma)
Instituto História Viva
Investimento: R$ 150
Inscrições: https://forms.gle/
Assista às Fábulas Vivas:
Saiba mais sobre a ONG em: www.historiaviva.org.br .
Sobre o Instituto História Viva – Fundado em 2005 pela gestora Roseli Bassi, o Instituto História Viva tem como objetivo maior transformar ambientes de dor e sofrimento por meio da literatura oralizada. Por meio deste trabalho, a ONG, que nasceu em Curitiba e, hoje, atua em vários estados brasileiros, tem incentivado a leitura, a educação e a cultura brasileira. Em 15 anos de existência, a entidade já formou 3.560 voluntários na arte de ouvir e contar histórias. Seus voluntários apresentam perfis variados e são capacitados a ouvir, escrever, contar e recontar histórias clássicas, casos de vida e contos da literatura brasileira no intuito de levar alegria a indivíduos em situações de fragilidade física e emocional. A seriedade desse trabalho tem rendido premiações diversas à entidade nos segmentos de cultura, educação e ação social. Saiba mais: www.historiaviva.org.br / www.facebook.com/