A banda pernambucana Som da Terra, que no próximo mês celebra 47 anos de existência, lançou sua mais nova música de trabalho, “Coco Caboclo”. A canção, composta pela parceria dos músicos Rominho Pimentel e Carlos Brasil, exalta o coco de roda em forma de forró.
“A Som da Terra tem a tradição de enaltecer os ritmos nordestinos. Desta vez, estamos trazendo o coco de roda, esse ritmo tem sua origem na união da cultura negra com os povos indígenas no Brasil e surgiu nos quilombos”, destaca Rominho, vocalista da banda.
Nos últimos anos, a Som da Terra também lançou canções como “Na terra ou no céu, o maior carnaval” (2010), “Te vira no frevo I” (2011), “Te vira no frevo II” (2012), “Tapete voador” (2013) e “Nem céu, nem sol, nem mar” (2014). Além dos CDs “40 carnavais”, incluindo “Pegando fogo”, “Som da Terra em bloco” e “40 anos do Galo”, em homenagem aos 40 anos do Galo da Madrugada.
A banda teve início em 1975, quando um grupo de amigos do bairro de Casa Amarela resolveu criar uma banda. Desde o início, já foram 287 trabalhos gravados, sendo 3 LPs, 6 DVDs, e 19 CDs. Entre os sucessos emplacados, está Na Terra de Lampião, um dos temas presentes na trilha sonora da série O bem amado, derivada da novela homônima exibida nos anos 1980, na TV Globo.