Em ambos os processos ocorre a redução em cinzas, porém, há uma diferença significativa na forma como são feitos
Não é de hoje que muitos tutores de animais de estimação consideram seus pets um verdadeiro membro da família. No momento em que o animalzinho vai a óbito, entram em cena a dor e o processo de luto da mesma forma quando falece um ente querido. Quando recebem a triste notícia, muitos donos ficam em dúvida sobre o que fazer com o corpo do animalzinho. Algumas opções podem ser escolhidas, entre elas a incineração e a cremação. Em ambos os processos ocorre a redução em cinzas, porém, há uma diferença significativa na forma como são feitos.
A incineração é um processo de queima de resíduos, lixo e outro materiais de uma única vez, até a redução em cinzas. Nessa modalidade, o corpo do pet é incinerado junto de dejetos e até de outros animais. Já a cremação, é um processo que exige a necessidade de um forno crematório, específico para o corpo de humanos ou animais. O serviço é realizado de forma individual, sem a mistura de outros materiais.
Infelizmente muitos tutores contratam um serviço de cremação, sem saber que na realidade o que acontece é o processo de incineração. “Muitas vezes a família, abalada pela partida do pet, se deixa levar pela rapidez em querer resolver o funeral e acaba escolhendo essa opção. A informação acerca de cada processo deve ser passada para o tutor, para que ele escolha o serviço com total consciência do que está contratando”, afirma o consultor do Morada da Paz Pet Luciano Alcântara.
No caso da servidora pública Lilian Palmeira, tutora do pet Bob Nelson, da raça chihuahua, a escolha da cremação foi consciente, pois ela queria as cinzas do seu bichinho para colocar dentro de um amuleto e fazer uma homenagem a ele. “Eu já sabia que a incineração não entrega as cinzas do animal para o tutor, simplesmente o serviço faz o descarte. Jamais passaria pela minha cabeça um descarte sem uma conotação de sentimento com algum ritual para um amigo de quatro patas para o qual eu dedicava muito afeto, carinho e amor”, fala. “Sei que carregar o amuleto com as cinzas do meu cachorro é um ato simbólico, mas isso já traz um certo conforto. É como se ele estivesse sempre comigo”, completa ela.
Morada da Paz Pet
Em Pernambuco, o público pode contar com o Morada da Paz Pet, primeiro crematório especializado para animais do Estado, uma empresa do Grupo Morada. “A cremação pet tem sido uma opção cada vez mais lembrada pelos tutores que desejam dar uma despedida digna aos seus animais de estimação, considerados parte da família”, afirma a diretora de Negócios e Clientes do Grupo Morada, Vivianne Guimarães.
O Morada da Paz Pet entrou em funcionamento em Pernambuco no final de 2019 e foi desenvolvido com base no crescimento deste mercado e em pesquisas que constataram a grande dificuldade que as pessoas possuem hoje em dia de resolver trâmites quando um animal de estimação morre. A proposta é proporcionar uma despedida digna aos animais de estimação.
A empresa conta com toda a estrutura, desde o atendimento especializado ao tutor, cerimônia de despedida, até opções de urnas especiais para este segmento. Os fornos possuem uma tecnologia de ponta totalmente brasileira, com sistema inteligente de baixo consumo e monitoramento contínuo dos gases, e software exclusivo de gerenciamento da cremação, que garante a excelência no desempenho.
Para utilizar o serviço do Morada da Paz Pet os clientes podem ligar para a Central de Atendimento que funciona 24 horas, através do fone 0800 123 4848. Um veículo apropriado vai até a casa do cliente ou clínica veterinária remove o corpo do animal de estimação e leva até a empresa, que funciona dentro do Cemitério Morada da Paz, em Paulista, para dar seguimento ao serviço. Os profissionais da empresa são capacitados para atender os tutores com conhecimentos da psicologia do luto e a qualidade reconhecida pelo Morada da Paz.
A cremação é realizada com todo o cuidado e atenção especial aos clientes. As cinzas são entregues em uma cerimônia junto com o certificado de cremação. O serviço é oferecido pelo crematório para uso imediato e uso futuro para animais de até 100 kg e o pagamento pode ser parcelado. O Morada da Paz Pet possui uma parceria com mais de 80 clínicas e hospitais veterinários da Região Metropolitana do Recife e faz as remoções diretamente nesses estabelecimentos. Através dessa parceria os clientes recebem descontos especiais mediante identificação, O atendimento presencial do Morada da Paz Pet é feito no Morada da Paz, em Paulista, ou na unidade do Morada da Paz da Rua do Paissandu, na Ilha do Leite. Para maiores informações sobre a empresa acesse o instragram @moradadapazpet.