Apresentações acontecem de graça, no Recife
Desde abril, o Teatro Miçança apresenta o espetáculo “Deslenhar” em espaços alternativos do Recife. A temporada chega ao fim nesse sábado, dia 18 de junho, às 20h, em um lugar muito especial: o Teatro Marco Camarotti, que fica em Santo Amaro, zona central do Recife. O grupo ainda oferecerá, no mesmo teatro, uma oficina gratuita ao final do projeto, no dia 18 de junho, das 13h às 19h. Para participar, o interessado precisa enviar uma solicitação de inscrição para o e-mail [email protected]. A oficina artística é aberta para todas as pessoas e vai abordar a improvisação e uso da literatura em cena e terá tradução em libras. O espetáculo tem 45 minutos de duração e possui classificação livre.
Vale ressaltar que as apresentações acontecem dentro de todos os protocolos sanitários estabelecidos pelo Governo de Pernambuco, e que a temporada possui o incentivo do Fundo Pernambucano de Incentivo à Cultura – Funcultura PE.
O espetáculo “Deslenhar” estreou em 2018, e é uma peça inspirada no conto “A Fogueira”, do escritor moçambicano Mia Couto. Utilizando-se da poesia, música, dança e humor, o espetáculo conta a história da vida de Dona Eterninha e de Seu Perpétuo, personagens que dividem amores, alegrias e tristezas, bem como o confronto com a iminência da morte.
A história tem início quando seu Perpétuo percebe a dura necessidade de cavar a cova de sua esposa, ainda viva. A contação se desdobra, com delicadeza, sobre a vida dos personagens. “Na história de Seu Perpétuo, somos transportados para um tempo em que ele era jovem e observamos um homem que, diante de uma vida difícil, inventa histórias e diverte os filhos. É um espetáculo que nos lembra da preciosidade do tempo e de cada momento que vivemos”, revela a diretora e também atriz, Amanda Pegado.
Todo o grupo, formado por Amanda Pegado, André Alencar, Fernando Rybka e Geraldo Monteiro, atua e assina a dramaturgia, direção, iluminação e sonoplastia do espetáculo. O figurino é assinado por Maria Agrelli e a produção é do Coletivo Enlace, de Bárbara Souza e de Camila Mendes.
Teatro Miçanga – Criado em agosto de 2016, a investigação do grupo se pautou na utilização da literatura não-dramática, no ator-narrador e na ocupação de espaços alternativos. Deslenhar é o primeiro espetáculo do grupo, que teve a sua estreia em abril de 2018, fez três temporadas, participou de quatro festivais e foi contemplado com a ocupação do Centro Cultural Banco do Nordeste, em Fortaleza. O segundo trabalho do grupo, “Tão de Perto”, é um espetáculo virtual, nascido durante a pandemia, que estreou na plataforma Zoom, em janeiro de 2021.
ÚLTIMA APRESENTAÇÃO:
JUNHO
*Essa apresentação conta com intérprete de Libras
18/06 – 20h – Teatro Marco Camarotti – Rua Treze De Maio, 455 – Recife/PE
FICHA TÉCNICA
Elenco: Amanda Pegado, André Alencar e Fernando Rybka
Atriz intérprete de Libras: Patrícia Albuquerque
Dramaturgia, encenação, iluminação e sonoplastia Teatro Miçanga
Figurino: Maria Agrelli
Produção: Coletivo Enlace (Bárbara Souza e Camila Mendes)
Produções locais: Geraldo Cosmo, Vilma Carijós, Michel Gomes e Izabel Cordeiro