Títulos nas modalidades de judô e handebol fazem com que Pernambuco feche a competição com chave de ouro.

 

Natal, 25 de novembro de 2018 – Após catorze dias de disputa envolvendo mais de cinco mil atletas do norte ao sul do país, a maior competição escolar do Brasil chegou ao fim neste domingo (25) em Natal (RN). Para Pernambuco, os últimos dias da competição foram de medalhas e títulos, com a conquista de ouros no handebol feminino e no judô.

 

Com as medalhas conquistadas no final de semana, Pernambuco encerra sua participação nos Jogos Escolares da Juventude 2018 (JEJ) com um quadro de medalhas contabilizando treze ouros, seis pratas e catorze bronzes. O total de 33 pódios iguala as 33 medalhas conquistadas em 2017 como o recorde pernambucano. A edição 2018 dos JEJ foi a primeira em novo formato, que incluiu uma fase regional para as modalidades coletivas antes da nacional. No regional do Nordeste Pernambuco foi o estado com maior número de medalhas, conquistando onze.

 

No final de semana as meninas do handebol do Anglo Líder fizeram grandes jogos. Nas duas competições, infantil (15 a 17 anos) e mirim (12 a 14), as pernambucanas enfrentaram as capixabas do Colégio Castro Alves no sábado em partidas válidas pelas semifinais dos torneios. A equipe mirim foi para a disputa de terceiro lugar, onde perderam por 28×19 para o Colégio Estadual Humberto de Campos, do Paraná, e ficaram com a quarta colocação.

 

No infantil não teve quem segurasse as pernambucanas. As meninas se mantiveram no caminho das vitórias e venceram o Castro Alves por 25×20, chegando a final contra o Colégio Amorim – SP. Em uma partida duríssima, o Anglo saiu atrás no placar, mas a equipe se manteve forte, virou ainda no primeiro tempo, e foi para o intervalo com 12×9 de vantagem no placar. No segundo tempo as meninas mantiveram a pressão e conquistaram o título com um triunfo de 22×18 sobre as paulistas. Rafaela Barros, central e um dos principais destaques da equipe, falou sobre o título. “Foi uma experiência maravilhosa voltar para o nosso lugar, ano passado demos uma escorregada mas esse ano treinamos muito, nos esforçamos muito e colocamos Pernambuco no lugar dele, que é o primeiro lugar nos JEJ” comentou a atleta.

 

Foto: Wander Roberto/Exemplus/COB

 

No sábado o judô levou quatro bronzes em disputas do infantil (15 a 17 anos). Hanna do Nascimento, da AMEC de Igarassu, foi bronze na categoria ligeiro infantil, Luciana da Silva, do Colégio Auxiliadora, no Recife, ficou com a terceira posição na categoria meio leve, Tatiane dos Santos, da Escola Professor Simão Amorim Durando, de Petrolina, subiu ao pódio na categoria leve e fechando o dia de bronzes Gabriel Nagai, do Colégio Elo, no Recife, foi medalhista na categoria leve.

 

Já no domingo o judô pernambucano fez ainda mais bonito graças às feras Kaio Santos e Leonardo Sant’ana. Kaio, de 16 anos, levou seu primeiro ouro nos JEJ na categoria meio-médio (até 90 kg). O atleta do Colégio Cardeal de Arcoverde derrotou David Ramos, de Minas Gerais, em menos de um minuto, aplicando um wazari e um ippon.

 

O outro ouro do dia veio com um nome já bem conhecido. Leonardo Sant’ana, na categoria pesado (+90 kg) conquistou seu quarto título de Jogos Escolares da Juventude ao derrotar Guilherme Cabral, de São Paulo. O atleta do Colégio de Aplicação da UPE, é das equipes de base da seleção brasileira, faz parte do programa Time PE, participou do Programa Ganhe o Mundo Esportivo em 2015 e já foi campeão mundial escolar.

 

Os judocas medalhistas dos últimos dois dias se juntam a Rebeka Venceslau, da Escola Municipal Santa Edwirges, em Jaboatão dos Guararapes, que foi ouro na categoria mirim até 40 kg e Vivian Ramos, da Escola Estadual Padre Luiz Cassiano, em Petrolina, prata na categoria mirim até 48 kg. Totalizando oito medalhas para o judô pernambucano.

 

Foto: Wander Roberto/Exemplus/COB

 

Para o Secretario Executivo de Esportes e Lazer de Pernambuco, Diego Pérez, a manutenção do bom número de medalhas e o domínio no Nordeste mostram a evolução do estado. “Em 4 anos avançamos muito na maior competição escolar do país. Passamos de 21 para 33 medalhas. Fruto de muito esforço de alunos e técnicos e de várias melhorias nos Jogos Escolares de Pernambuco nesses anos” explicou.

Luta Olímpica

Na última sexta-feira (23) a luta olímpica pernambucana fez bonito com o atleta Julio Rocha, do Instituto Presbiteriano de Heliópolis em Garanhuns. Ele terminou a competição com o bronze na categoria leve infantil.

 

Basquete

No basquete, Pernambuco teve com o Colégio Salesiano na categoria infantil masculina sua melhor colocação. Os meninos conseguiram a 5ª colocação após vitórias sobre a Escola Estadual Governador Milton Campos por 75×43 e 57×53 sobre o CEAT – RS. A posição é importante porque garante que o campeão do próximo Jogos Escolares de Pernambuco se classifique automaticamente para a fase nacional dos Jogos Escolares da Juventude sem precisar disputar o regional.

 

MODALIDADES ENCERRADAS ANTERIORMENTE:

 

Finalizadas em 20/11:

Futsal
Pernambuco bateu na trave mas fez grandes partidas no futsal dos Jogos Escolares da Juventude. Na categoria infantil masculina, o Colégio BJ assegurou seu lugar no pódio ao vencer o EEB São Miguel, de Santa Catarina na disputa pelo bronze. Já na final do futsal mirim masculino, o Colégio 2001, que chegou até a disputa com vitórias apertadíssimas por 3×2, 1×1 (5×3 nos pênaltis) e 1×0, lutou mas não conseguiu segurar o Colégio Amorim – SP e acabou ficando com a prata.

 

Atletismo

O atletismo pernambucano encerrou sua participação nos jogos com três ouros, duas pratas e um bronze. O atleta Ycaro Nauã, da Escola Estadual João Carlos Lócio de Almeida, na cidade de Bodocó, subiu ao lugar mais alto do pódio na prova dos 250 metros da categoria mirim com o tempo de 30.08 segundos. Já Pamela Nievilly, da Escola Brigadeiro Eduardo Gomes – Recife, que disputa provas na categoria mirim, foi prata nos 80m com barreiras e prata nos 75 metros livres. Abraão de Lima, da Escola Theodozio Leandro Horas, na cidade de Bodocó, também subiu ao pódio ao bronze no salto em distância na categoria mirim com um salto de 6.36 metros.

 

Os principais destaques pernambucanos no atletismo foram Henrique Pereira, da Escola Poeta Carlos Drumond, de Petrolina, bicampeão no octatlo infantil, e Maria Lucineida, do EREM Margarida Falcão, em Pesqueira, bicampeã nos 3.000 metros infantil com a marca de 10:28 minutos. Os dois são alunos-atletas que fizeram parte de edições passadas do Programa Ganhe o Mundo Esportivo e atualmente fazem parte do Bolsa Atleta de Pernambuco. As conquistas na maior competição de esporte escolar do país são resultados de um longo trabalho e de atletas que conseguiram tirar o melhor das experiências e oportunidades recebidas.

 

Badminton

A modalidade trouxe quatro medalhas para Pernambuco. A primeira foi com a dupla mista na categoria mirim, Murilo Lima, do ODIP – Gravatá e Maria Eloisa Santana, do Educandário Municipal Torquato Soares em Iati. Eles venceram a disputa pelo bronze contra a dupla amazonense por dois sets a um (21×9, 16×21 e 21×19). Maria Eloisa também trouxe uma prata para o estado nas duplas femininas, onde fez par com a paraense Maria Eduarda Moura, na categoria mirim. As competições masculinas trouxeram mais dois bronzes para o badminton de pernambuco. Na competição masculina mirim, José Elisson, também do Educandário Municipal Torquato Soares e Murilo Lima, garantiram a medalha ao vencerem a dupla gaúcha por dois sets a um de virada, com parciais de 18×21, 21×14 e 21×18. Já no individual infantil, Ian Carlos, aluno do EREM Professor Antonio Farias, em Gravatá, assegurou o bronze vencendo Fernando Vieira Júnior, do Piauí, por dois sets a um (21×12, 15×21 e 21×16).

 

Voleibol

Na modalidade mirim os meninos do Colégio Marista São Luís, do Recife, garantiram a 5ª posição ao derrotarem o Centro Educacional Teresa de Lisieux – RN. Com isso, o campeão do vôlei nesta categoria dos Jogos Escolares de Pernambuco 2019 já se garante na fase nacional dos JEJ 2019.

 

Finalizadas em 15/11:

Natação

O principal destaque de Pernambuco na modalidade foi a nadadora Julia Góes, do Colégio Salesiano, que conquistou dois ouros nos JEJ 2018. Na prova dos 50m costas da categoria infantil Julia quebrou o recorde da competição, alcançando um tempo de 29″53 e superando a melhor marca, que era de 30’’13, e pertencia a também pernambucana Etiene Medeiros, que é campeã mundial da prova. Anteriormente Júlia já havia levado o ouro nos 100m costas com um tempo de 1’05”72. Julia é um dos grandes destaques da nossa delegação e faz parte do Programa Time PE 2018.

 

As primeiras medalhas para o nosso estado nos Jogos da Juventude vieram justamente na natação, mas foram ambas conquistadas pela nadadora Beatriz Bezerra, do Colégio Damas. Ela levou o bronze na disputa dos 50m livres e ouro nos 50m borboleta com o tempo de 28’’95, ambos na categoria mirim. No total, foram quatro medalhas pernambucanas nas piscinas.

 

As atletas também comentaram sobre suas performances na competição. “As medalhas representam todo o treino, todo o esforço que eu fiz todos os dias nas piscinas” explicou Beatriz. Julia, por outro lado, mantém o foco no futuro. “Não gostei muito da minha prova, tive alguns erros, mas dei o meu máximo e gostei do resultado. Meu foco era essa competição para conseguir uma vaga no sul americano e também estou me preparando para o campeonato brasileiro de clubes” explicou a nadadora.

 

Ginástica Rítmica

A ginástica rítmica pernambucana também fez muito bonito com quatro medalhas. Na competição mirim por equipes Camila Riff e Maria Isabel de Albuquerque, ambas do Colégio Grande Passo, no Recife, foram ouro, com Maria Isabel sendo a campeã na disputa geral, prata na disputa do aparelho bola e ouro na competição com maças. Com quatro medalhas, Maria Isabel foi a atleta que mais subiu no pódio por Pernambuco nesta edição dos Jogos Escolares da Juventude.

 

Xadrez

A medalha pernambucana no xadrez veio com Ana Luisa Borges, da Escola Benedita de Moraes Guerra, em Macaparana, e bronze na competição infantil da modalidade. Ela foi um dos principais destaques no início da competição ao derrotar uma enxadrista que aparecia como a segunda melhor do ranking inicial da competição.

 

Ciclismo

Jonatan da Silva foi um dos medalhistas de bronze de Pernambuco, conquistando nossa medalha no ciclismo. Ele subiu ao pódio na modalidade estrada da categoria mirim. “Fiz uma prova muito boa, mas foi muito difícil” comentou Jonatan “tentei passar a prova na frente pra decidir no final, e consegui ganhar minha medalha. Meu pai ficou muito feliz também” completou o atleta da Escola São José em Ribeirão.

 

Vôlei de Praia

As areias de Natal também viram Pernambuco subir ao pódio. A dupla do vôlei de praia feminino  Camila Silva e Thais Palha, do Colégio Agnes, conquistou o bronze vencendo a dupla do Distrito Federal por dois sets a zero (21×11 e 21×14) na decisão do terceiro lugar.