Os alunos do Colégio Grande Passo se destacaram pelo alto desempenho, por conquistarem muitas medalhas, mesmo sendo o primeiro ano de participação

As medalhas suspensas no peito são meros detalhes quando o orgulho pela conquista é o que mais significa. A emoção em ser reconhecido pelo desempenho foi sentida por estudantes do Colégio Grande Passo, em Boa Viagem, que participaram do Concurso Canguru de Matemática – competição anual internacional destinada aos alunos do 3º ano do Ensino Fundamental até os da 3ª ano do Ensino Médio. O desafio teve origem na França e é administrada globalmente pela Associação Canguru sem Fronteiras (Association Kangourou sans Frontières – AKSF). No total, 40 estudantes foram premiados, sendo 6 (seis) alunos com medalhas de ouro, 6 (seis) com prata, 11 (onze) bronze e 17 (dezessete) alunos com honra ao mérito. Participaram da competição alunos do 3º ano do Ensino Fundamental até os da 3ª série do Ensino Médio.

“Em uma competição a nível nacional, nossos alunos mostraram que são capazes de mobilizar conhecimentos matemáticos e resolver problemáticas com situações complexas e lógicas, mesmo nas adversidades. Este resultado é o reconhecimento pela dedicação e estudo dos alunos. Porém, também é um conjunto de fatores que passa pelos docentes capacitados e sempre em busca do melhor para seus estudantes; pelas tecnologias digitais para aprendizagem na área de matemática, pois as aulas vão além do tradicional, com a inserção de projetos e o trabalho mão na massa (maker), e pela equipe pedagógica sempre disponível para as necessidades dos estudantes e dos pais, para entender melhor a particularidade de cada aluno”, disse a professora de Matemática do Grande Passo, Valéria Vieira.

O Concurso Canguru de Matemática é a maior competição de Matemática do mundo, com mais de 6 milhões de participantes por ano de 75 países. A iniciativa tem como foco ampliar e incentivar o desenvolvimento dos conhecimentos matemáticos, contribuir para a melhoria do ensino dessa disciplina em todos os níveis da Educação Básica, favorecer o estudo de maneira interessante, aproximando os alunos do universo da Matemática, e estimular a obtenção de prazer e satisfação intelectual na resolução de problemas matemáticos.

A professora Valéria Vieira ainda explicou que a prova contou com diversas questões desafiadoras e os alunos têm contato com uma matemática que nem sempre é vista de modo curricular. “As questões são mais complexas e que, além dos conhecimentos matemáticos, exigem muito raciocínio lógico. Além disso, muitos estudantes são motivados pela competição, pela medalha que é um reconhecimento de todo seu esforço dentro da área de Matemática. Consequentemente, no currículo, acaba sendo um diferencial você ser um medalhista em uma competição e abre novas possibilidades para o futuro. Tendo isso como premissa, os alunos do Colégio Grande Passo se destacaram pelo alto desempenho, por conquistarem muitas medalhas, mesmo sendo o primeiro ano de participação”, enfatizou.

Medalhas

As medalhas entregues para os melhores desempenhos dos estudantes na olimpíada significam:

OURO: estudante que está entre os 1% mais bem colocados do país;

6° A: LUANA EMANUELE BARBOSA DOS SANTOS

6° A: YASMIN ANDRADE MENDONÇA FALCÃO DE FREITAS

6° B: DAVI GUILHERME DE SOUZA RIBEIRO

6° B: MATHEUS FERREIRA KUAYE

9° A: MARIA CLARA COELHO MORAES MATIAS

1° Médio A: GABRIEL LUÍS DE SOUZA RIBEIRO

PRATA: estudante que está entre os 2% mais bem colocados do país;

6º B: CAIO ARIMATÉIA DE VIVEIROS PESSOA

6° D: TALES ATHAYDE BARROS

8° A: FELIPE MELO STEHLING

8°B: ROMERO TAVARES MALTA

1° Médio A: CAIO DOS REIS ZUCOLOTO DA SILVA

1° Médio A: CLARICE NASCIMENTO ARAÚJO DE MORAES

BRONZE: estudante que está entre os 3% mais bem colocados do país;

6° A: ISADORA GRIGOLETTO BORGES

6° D: BIA DE ARAÚJO BARRETO

7° B: JOÃO GABRIEL DE OLIVEIRA FERREIRA

8°B: DAVI DE QUEIROZ SOUZA

9° A: BIANCA DOS SANTOS SILVA

9° B: MATEUS BRITO DE CARVALHO LOPES

1° Médio B: CECILIA DA FONTE DUTRA

2° Médio A: SARAH JÚLIA DE AGUIAR FARIAS

3° Médio A: RODRIGO RAIMUNDO SAMPAIO

3° Médio B: HUMBERTO JOSÉ PESSOA DE MELO MARTINS

3° Médio B: MARIA HELENA PEREIRA RAMOS

HONRA AO MÉRITO: estudante que está entre os 4% mais bem colocados do país.

6° A: MARCOS SOARES DE LIMA

6° B: CAMILA TENÓRIO CARDOSO DE OLIVEIRA

6° B: DAVI LACERDA VERAS

7º B: ANTÔNIO AUGUSTO TAVARES MALTA

8° A: CAIO BARRETO FONTELLES CORDEIRO

9° A: GABRIELLA DE LIMA ALBUQUERQUE

9° A: LUCAS CARVALHO ARAÚJO

9° A: MARCOS ANTÔNIO ALVES DOS SANTOS NETO

9° B: RODRIGO GOMES DA SILVA LINS

1° Médio A: ALINE LETÍCIA DE ALBUQUERQUE VALENTIM

1° Médio A: CELSO REIS VASCONCELOS LANDIM

1° Médio A: JÚLIA ARIMATÉIA DE VIVEIROS PESSOA

1° Médio A: PAULO HENRIQUE WERKEMA DA COSTA

1° Médio B: RAPHAEL ALVES BRÊTAS

2° Médio A: CAMILA DE SOUZA BRILHANTE

2° Médio A: LAURA LIMA DE ALMEIDA

2° Médio A: VINÍCIUS ARAGÃO DE ARAÚJO