A CASACOR Pernambuco completa 35 anos em 2022 e a celebração vem em forma de sonho: a mostra acontecerá nas instalações do Edf. Chanteclair, no Recife Antigo, um dos mais imponentes prédios da cidade. A construção do século XX, tombada pelo IPHAN, localizada às margens do Rio Capibaribe, está fechada desde os anos 90, já teve sua fachada reformada e agora, voltará a ter uso, com a abertura das portas para os visitantes da CASACOR 2022. “Nada mais incrível do que estar presente num imóvel de tamanha importância, no coração do Recife, que é o Chanteclair”, descreve emocionada Gabriela Coutinho, uma das diretoras da CASACOR.
Desde 2016, ela, Isabela Coutinho e Carla Cavalcanti estão à frente da gestão da mostra em Pernambuco. “Faremos uma CASACOR com todo respeito e admiração que temos pelo edifício, será um resgate do Bairro do Recife, do Chanteclair, unido à CASACOR, para a nossa cidade”, conta Isabela Coutinho.
As obras para a adequação do edifício devem começar em julho e a previsão é que aCASACOR 2022 aconteça de 06 de outubro a 20 de novembro. A mostra será toda montada no piso térreo do Chanteclair e deve ocupar algumas áreas externas, como o trecho da Rua Vigário Tenório, que fica na lateral do prédio. Esse ano o tema da mostra será Infinito Particular, o que tem tudo a ver com o Chanteclair – um prédio finito, mas com uma dimensão única e esplendorosa.
Em 2021, a CASACOR aconteceu no pavilhão externo do Shopping Center Recife e no ano anterior, devido à pandemia a mostra aconteceu de maneira diferente e recebeu o nome de Janelas CASACOR. Em formato híbrido, físico e digital, naquela edição a mostra mapeou 14 pontos na cidade que receberam vitrines com ambientes que puderam ser visitados de bicicleta, pela ciclofaixa, ou de barco, pelo rio Capibaribe.
“Esse ano vamos contar através da CASACOR e Chanteclair, tudo sobre arquitetura, paisagismo, decoração, prédio histórico, revitalização. Acredito que talvez seja o momento mais importante da nossa gestão. CASACOR com Chanteclair, é uma combinação instigante, bonita, de resgate e reabertura de espaços históricos para o Recife”, completa Isabela.
A edição da CASACOR de 2022, também vai oferecer formas híbridas de visitação: a presencial e a on-line, onde quem preferir poderá ter acesso à mostra numa plataforma digital, através de um tour 3D. Além disso, alguns ambientes operacionais poderão ser utilizados sem necessariamente precisar de ingresso, assim como foi em 2021.
Para a realização da CASACOR 2022 no Chanteclair, a gestão da mostra contou com a parceria da Prefeitura da Cidade, que integrou a reabertura do Chanteclair, nas ações do Recentro – plano de manutenção, de cuidado, e de revitalização para o centro da cidade. “A Prefeitura chega junto, abraçando, apoiando a realização de mais uma edição da CASACOR, entendendo que essa é um política fundamental do Recentro, ativar os imóveis desocupados e atrair as pessoas para revisitar, reviver, o nosso Centro Histórico”, explicou Ana Paula Vilaça, chefe de Gabinete do Centro. Além da prefeitura, são parceiros o IPHAN e a Realisis Empreendimentos, proprietária do edifício.
“Estamos radiantes com a ideia de montarmos uma CASACOR no Chanteclair. É a realização de um sonho antigo”, diz Isabela. “E resgatar a grandiosidade do Chanteclair, é também uma forma de devolver à população, ao final da CASACOR, um Chanteclair em melhores condições para que, enfim, volte a ser usado com a importância que ele tem para a cidade do Recife”, concluiu Isabela.
Sobre a CASACOR
Pertencente ao Grupo Abril, a CASACOR reúne, anualmente, arquitetos, decoradores e paisagistas que criam ambientes inspirados por um tema. Em 2021, a CASACOR chegou à sua 35ª edição em São Paulo, com vinte franquiasespalhadas pelo Brasil: Alagoas, Bahia,Balneário Camboriú, Brasília, Ceará, Espírito Santo, Franca, Florianopólis, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará, Paraná, Paraíba, Pernambuco, Rio deJaneiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande doSul e São Paulo, e mais seis internacionais:Miami, Bolívia, Chile, Equador, Paraguai e Peru.
Sobre o Chanteclair
O prédio é da Santa Casa de Misericórdia, mas é cedido à Realesis Empreendimentos, gestora do Complexo Paço Alfândega Construído no primeiro quartel do séc. XX, o edifício, integra como destaque, o conjunto monumental formado pelos edifícios do Bairro do Recife, de estilo Eclético, tombados pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional – IPHAN. Caracteriza-se pelo tratamento volumétrico e decorativo de seis imóveis, em um único volume, ocupando a quadra formada pelas Av. Marquês de Olinda, Rua da Madre de Deus, Vigário Tenório e Cais da Alfândega, Recife-PE.