O “Show Meu Legado” tem como proposta apresentar releitura de canções que tornaram-se clássicos no repertório musical nordestino. A programação cultural acontecerá no Museu da Cidade do Recife – Forte das Cinco Pontas, localizado no bairro de São José, a partir das 16h. A entrada do público é gratuita
O clima do arraial junino do interior vai aquecer a capital pernambucana, neste fim de semana. Com a proposta de homenagear artistas e tradições musicais do São João, o cantor Salatiel D’Camarão, apresenta, neste sábado, 21 de maio, o show “Meu Legado”. No repertório, canções clássicas que fizeram sucesso na voz de importantes artistas da música nordestina, como Luiz Gonzaga, Dominguinhos e Jackson do Pandeiro. Serão homenageados, ainda, o cantor Genival Lacerda, Marinês, e, também, o seu pai, Mestre Camarão,importante forrozeiro brasileiro, falecido em 2015. A festa, que homenageia os cancioneiros nordestinos, acontecerá no auditório do Museu da Cidade do Recife – Forte das Cinco Pontas, localizado no bairro de São José, a partir das 16h. A entrada do público é gratuita. O projeto conta com o incentivo da Prefeitura do Recife, por meio dos recursos do edital do Recife Virado.
A história aponta o registro oficial do forró como gênero musical em 1958. Mas foi em 1950, que se espalhou pelo Brasil, através do poeta, cantor e compositor Luiz Gonzaga (1912 -1989). De lá pra cá, muitos artistas também deram suas contribuições para musicalidade, que é marcada pelo som do triângulo, sanfona e zabumba. Em setembro de 2012, o forró tornou-se Patrimônio Cultural Imaterial do Brasil pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). “ Este show tem o propósito de mostrar a riqueza cultural do Estado de Pernambuco, tanto nas execuções de clássicas canções do cancioneiro nordestino brasileiro, quanto nas poesias declamadas e aboios. São muitos motivos para cantar e celebrar esse gênero musical, do qual sou apaixonado desde a minha infância” diz, emocionado, Salatiel D’Camarão.
Entre as músicas que vão embalar o público, há inúmeros sucessos, como Baião (Luiz Gonzaga); Canto da Ema (Jackson do Pandeiro); Forró no Escuro ( Dominguinhos); entre outras. Todos estes sucessos também vão se somar às comemorações de 35 anos de vida artísticas de Salatiel D’ Camarão, sendo 15 deles como cantor, também celebrado este ano. Ou seja, um motivo ainda mais especial para forrozar.
Sobre Salatiel D’Camarão – É Filho do Mestre Camarão, uma das maiores referências na cultura popular nordestina. Ele começou no universo da música ainda criança, quando estudou no Conservatório Pernambucano de Música. Foi lá que o jovem artistas descobriu seu talento para cantar, tocar e compor. Durante sua trajetória juvenil, trabalhou com Marinês, Genival Lacerda, Dominguinhos, e Gennaro, ícones do forró nordestino. A estreia oficial nos palcos aconteceu em 2017. Na ocasião, lançou seu primeiro CD “Salatiel Dias’, mas por ser filho do Mestre Camarão, o público acabou batizando artisticamente de Salatiel D Camarão. Em 2021, gravou o EP “Tributo ao Mestre” em homenagem ao seu pai, e tem a participação especial de Santanna, o cantador, Elba Ramalho e Jorge de Altinho.
Serviço:
O quÊ: Show de Salatiel D’Camarão “Meu Legado”
Quando: Sábado, dia:21/05/2022
Onde: Museu da Cidade do Recife – Forte das Cinco Pontas, localizado no bairro de São José
Horário: 16h
Entrada franca