Mobiliário esconde a área de serviço para ajudar na organização da casa. Especialista explica que ela também amplia o espaço útil do imóvel para os moradores
A área de serviço é um cantinho indispensável no lar. No espaço é realizado todo o processo de limpeza, como a lavagem de roupas, e onde se guarda os maquinários e ítens essenciais, como varais, vassouras e os produtos. Entretanto, por muitas vezes, as pessoas acabam deixando o ambiente desorganizado e ele se torna um verdadeiro depósito, trazendo maior desconforto visual aos moradores da casa.
Para tentar resolver esse problema, arquitetos estão ocultando a área de serviço em seus projetos. Mas isso não quer dizer que ela não esteja presente no apartamento, apenas está “escondida” na cozinha, trazendo maior beleza e organização para a casa. A tendência vem de projetos mais compactos no Rio de Janeiro e em São Paulo e chega a Goiânia.
A arquiteta Patrícia Gasparelo de Alborta trouxe essa sugestão para o projeto de interiores do 15W22 – novo empreendimento da GPE Incorporadora que será erguido no Setor Oeste. “No 15W22 fizemos a área de serviço alinhada à cozinha, com os mesmos materiais, gerando maior organização e praticidade”, disse.
A solução é uma sugestão implantada no apartamento decorado de 59 metros quadrados para os futuros moradores, quando forem planejar seu mobiliário. O tanque e a máquina de lavar roupa foram “guardados” dentro de um armário e, para serem acessados, é preciso abrir as portas. “Além de trazer beleza ao ambiente, o design integrado também gera mais espaço e economia ao morador, já que ele poderá utilizar a metragem quadrada que seria a área de serviço para outras coisas”, explica.
Patrícia lembra que, embora a área de serviço seja um espaço mais racional nos projetos atuais, os novos lançamentos têm oferecido alternativas complementares aos moradores. No caso do 15W22, o residencial será entregue com uma lavanderia compartilhada na área comum, com máquinas de lavar e secar roupas. O projeto, conta com a parceria da marca OMO, que fornecerá os equipamentos ao condomínio. “É uma alternativa que chega para revolucionar projetos com apartamentos compactos e atender a grande demanda de pessoas que buscam pequenos espaços e comodidade em seu dia a dia”, complementa