O Curta! homenageia o cineasta Breno Silveira, falecido no último sábado, 14, aos 58 anos, com a exibição do episódio da série “Luz & Sombra – Fotógrafos do Cinema Brasileiro”, dirigida por Betse de Paula e Jacques Cheuiche. O capítulo terá seis apresentações entre os dias 18 e 23 de maio. No Curta!On – Clube de Documentários, acessível através do NOW/Claro e do site curtaon.com.br, o episódio estará na pasta “Degustação”, disponível gratuitamente para não-assinantes da plataforma até o final do mês. Os assinantes podem conferir também os outros 25 capítulos da série.
O episódio “Breno Silveira – Cinema de Lágrimas” da série “Luz & Sombra” vai ao ar dia 18, na Quarta do Cinema, às 21h, e mostra Breno Silveira como diretor de fotografia desde sua estreia em longas-metragens, quando fez a direção de fotografia do filme “Carlota Joaquina” (Carla Camurati, 1995). O foco também se dá, sobretudo, na intenção de gerar emoções no espectador, colocada em prática por Breno em filmes como “Dois Filhos de Francisco” (2005) e “Gonzaga – De Pai pra Filho” (2012), nos quais atuou como diretor.
“A primeira coisa quando eu penso em fazer um filme… eu nunca penso em fazer um filme comercial. Eu penso sempre numa história que possa emocionar as pessoas (…). A minha veia, que vem da fotografia, é emocionar (…) A gente tem que se ver. A gente tem que ter um cinema que é produto da nossa cultura”, ressalta Breno.
Quarta de Cinema – 18/05
21h – “Luz e Sombra – Fotógrafos do Cinema Brasileiro” (Série) – Episódio “Breno Silveira – Cinema de Lágrimas”
Carioca, formado na École Louis Lumière de Paris, Breno Silveira já trabalhou em mais de 20 filmes como assistente ou como diretor de fotografia. Estreou na direção com “Dois Filhos de Francisco”. Sua trajetória e as histórias de bastidores de seus trabalhos são tema deste episódio de “Luz e Sombra”. Direção: Betse de Paula e Jacques Cheuiche. Duração: 52min. Classificação: Livre. Horários alternativos: 19 de maio, quinta-feira, às 1h e 15h; 20 de maio, sexta-feira, às 09h; 21 de maio, sábado, às 18h30; 22 de maio, domingo, às 11h30; às 23 de maio, segunda-feira, às 0h.
Sobre o Grupo Curta!
O Grupo Curta! tem como missão a difusão de conteúdos audiovisuais relevantes nas áreas de artes e humanidades, sejam brasileiros ou estrangeiros, através da TV linear (canal CURTA!), de plataformas de streaming de operadoras de telecom e da internet. A curadoria de conteúdos é, portanto, o motor central do grupo e foi uma das que mais aprovaram projetos originais para financiamento da produção pelo Fundo Setorial do Audiovisual: já foram mais de 125 longas documentais e 872 episódios de 77 séries que chegam ao público em primeira mão através de suas janelas de exibição:
O canal Curta!, linear, está presente nas residências de mais de 10 milhões de assinantes de TV paga e pode ser visto nos canais 556 da NET / Claro TV, 75 da Oi TV e 664 da Vivo Fibra, além de em operadoras associadas à NeoTV;
O Curta!On, o novo clube de documentários do Curta!, no NOW da Claro/NET, conta com mais de 450 filmes e episódios de séries documentais, organizadas por temas de interesse como Música, Artes, MetaCinema, Meio Ambiente e Sustentabilidade, Mitologia e Religião, Sociedade e Pensamento. Há também pastas especiais com novidades – que estreiam a cada mês –, conteúdos originais exclusivos, biografias, além de uma degustação para quem ainda não é assinante do serviço.
A Tamanduá TV, plataforma marketplace aberta para qualquer internauta, já reúne mais de quatro mil conteúdos. O usuário pode alugar filmes e séries específicos ou assinar de forma econômica um dos pacotes que contêm conteúdos segmentados por área de interesse: CineBR, CineDocs, CineEuro, CurtaEducação (para professores e estudantes do Ensino Médio e Enem), MetaCinema (para aficcionados e estudantes de Cinema), entre outros. Os pacotes CineBR, CineDocs e CineEuro são disponibilizados desde 2018 como serviço de valor agregado (SVA) para perto de oito milhões de assinantes de banda larga fixa (ISP) da operadora CLARO, sem custo adicional.
As atividades do Grupo Curta! também promovem a geração de royalties para produtores audiovisuais independentes, com a exploração de seus direitos audiovisuais nas diferentes janelas de streaming. O pacotes Cines da Tamandua TV e do Curta!ON estão repassando anualmente mais de R$ 1,5 milhão de reais em royalties para os produtores dos conteúdos que difunde.