Nesta quinta-feira (22/11), o Sesc Santa Rita, no Centro da cidade, realiza uma programação gratuita com contação de histórias e apresentação musical

Promover a inclusão e conectar as diversas linguagens que envolvem o universo das artes. É com essa proposta que o Sesc Santa Rita, no Centro do Recife, realiza uma série de atividades culturais para todos os públicos na quinta-feira (22/11). Das 14h às 20h, a unidade terá contação de histórias com acessibilidade para surdos, mediação de leitura com pessoas cegas, além de lançamento de livro e game e apresentação musical com o grupo Em Canto e Poesia. A entrada é gratuita.

A programação vai encerrar as atividades deste ano do Laboratório de Autoria Literária Ascenso Ferreira, espaço dentro do Sesc voltado para ações de fomento e discussões sobre a literatura que completa 10 anos em 2018. “Vamos juntar num mesmo dia diferentes projetos que desenvolvemos nos últimos meses, com o intuito de reunir várias plataformas, da tecnologia à cultura, numa celebração festivo-literária para comemorar o aniversário deste espaço primordial para a cidade”, explica a curadora do Laboratório, Emanuella de Jesus.

Entre os destaques, está o aplicativo “Corre, Ascensinho”, jogo para celular e tablet desenvolvido por alunos da rede estadual de ensino, com orientação de professores e alunos da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e Universidade Católica de Pernambuco (Unicap). No game, o personagem Ascensinho corre enquanto tenta se desviar dos obstáculos que aparecem no caminho e que são figuras de lendas urbanas e do folclore brasileiro, como o Homem do Saco e o Lobisomem. Além de ganhar pontos, o jogador deve capturar letras, que serão usadas para criar um poema. O lançamento do game será às 19h.

Programação – O evento tem início às 14h com o projeto Mãos à Obra, que consiste em uma sessão de contação de histórias com acessibilidade para crianças surdas. Durante a ação, os contadores Lidiane Melo e Jailton Júnior vão narrar fábulas de Esopo, como “A Lebre e a Tartaruga” e “O Leão e o Rato”. Depois, às 15h, a escritora Kátia Gilaberte vai conduzir a mediação “Leitura às Cegas”, em que a autora vai ler um conto de sua autoria, “As tramas da vovó Taciana”, para pessoas com deficiência visual, utilizando recursos sonoros e táteis. Após a leitura, haverá um bate-papo sobre a obra.

Às 17h, será lançado o livro “Ascensinho”. Escrita por Mariane Bigio, com ilustração de Luciano Félix, a obra traz como protagonista a criança que habita no imaginário do poeta pernambucano Ascenso Ferreira e sai em busca de aventuras nas ruas do Recife, sendo guiada pelos versos do poema “Noturno”. Já às 18h, haverá o lançamento da revista “Usina Teatral – Diálogos sobre o Teatro”, que reúne imagens e relatos sobre as quatro edições do Festival Usina Teatral, do Sesc Santa Rita. Por fim, às 20h, o grupo Em Canto e Poesia faz uma apresentação que une música e literatura.

Sesc – O Serviço Social do Comércio (Sesc) foi criado em 1946. Em Pernambuco, iniciou suas atividades em 1947. Oferece para os funcionários do comércio de bens, serviços e turismo, bem como para o público geral, a preços módicos ou gratuitamente, atividades nas áreas de educação, saúde, cultura, recreação, esporte, turismo e assistência social. Atualmente, existem 20 unidades do Sesc do Litoral ao Sertão do estado, incluindo dois hotéis, em Garanhuns e Triunfo. Essas unidades dispõem de escolas, equipamentos culturais (como teatros e galerias de arte), restaurantes, academias, quadras poliesportivas, campos de futebol, entre outros espaços e projetos. Para conhecer cada unidade, os projetos ou acessar a programação do mês do Sesc em Pernambuco, basta acessar www.sescpe.org.br.

Serviço – Encerramento 2018 do Laboratório Ascenso Ferreira

Local: Sesc Santa Rita, Rua Cais de Santa Rita, 156, São José

Data: 22 de novembro

Horário: das 14h às 20h

Entrada gratuita

Informações: (81) 3224-7577