O Instituto MPD, braço de responsabilidade social e organização sem fins lucrativos ligado à MPD Engenharia, inaugurou nesta segunda-feira, 11 de abril, mais uma sala de aulas para ensino de adultos (Fundamental I — Alfabetização e Fundamental II), como parte de seu Programa Construindo Letras. A sala está situada no canteiro de obras do empreendimento Laboratório Takeda, em Goiana (PE), sob a responsabilidade da MPD Engenharia, a quarta maior construtora do país segundo o Ranking Intec 2022. 

Para viabilizar o programa, o Instituto MPD atua em parcerias com empresas, como no caso da sala de aula do canteiro de obras do Laboratório Takeda, que conta com o apoio da Temon, Tessler, MML e Star Center, além da própria MPD Engenharia. As demais salas de aula estão instaladas nos canteiros dos empreendimentos Patteo São Paulo, na Freguesia do Ó, na capital paulista, Level Alphaville, em Barueri (SP), e Passeo Patteo Mogilar, em Mogi das Cruzes (SP).

A construção civil é um dos setores que mais empregam profissionais com baixo nível de escolaridade. Isso acontece devido a um contexto social em que as pessoas abandonam cedo a escola ou muitas vezes nunca frequentaram alguma, pois precisam trabalhar para ajudar no sustento da família. Assim, em 2008, foi criado o Construindo Letras, programa que leva a sala de aula para o canteiro de obras. Desde a sua criação, o programa — que tem como público-alvo os colaboradores da MPD e terceirizados de empresas parceiras da construtura — já beneficiou mais de 270 pessoas. São 20 vagas para cada turma e, caso as vagas não sejam ocupadas pelo público-alvo, o Instituto MPD pretende oferecê-las às pessoas das comunidades circunvizinhas.

“Com o ensino de adultos proporcionado pelo Construindo Letras, as dificuldades corriqueiras como ler um letreiro de ônibus, acessar a internet ou digitar no aplicativo de bate-papo, vão ficando cada vez mais no passado. Sabemos destas dificuldades e, por isso, temos um processo para sensibilizar esses trabalhadores a fim de chamá-los às aulas, salientando a importância da alfabetização e do conhecimento”, pontua Cecília Meyer, presidente executiva do Instituto MPD.

Para Cecília, o Instituto MPD tem muito orgulho de fomentar essa transformação e proporcionar um legado que esses profissionais carregarão por toda sua vida. Entretanto, segundo ela, quem têm a se orgulhar são os próprios colaboradores beneficiados: “Os estudantes superaram dificuldades, entre elas a de ter aulas após uma exaustiva jornada de trabalho nos canteiros de obras e depois voltar aos seus lares tarde da noite. Eles têm paciência, esforço e determinação. E além do aumento da autoestima, os profissionais que passam pelo programa sentem-se motivados a crescer, possibilitando a participação em outros cursos de qualificação, tornando-se assim aptos para ocupar outros cargos na MPD Engenharia e também nas empresas terceirizadas parcerias, ou mesmo levando os conhecimentos adquiridos por toda a vida”. 

O programa de ensino para adultos idealizado pela MPD está mudando a vida de seus trabalhadores da construção civil. Um dos beneficiados é o servente de obras Claudenício Barreto. “Saber ler é saber sair por aí, ir a qualquer lugar sem depender de ninguém. Não ter a leitura é a mesma coisa que não saber enxergar”, diz Barreto, aluno do Programa Construindo Letras. 

“A razão de existir do Instituto MPD está no DNA da MPD Engenharia. A empresa sempre entendeu a importância do trabalho social, da responsabilidade social, como forma de gerar impactos positivos, transformando a vida das pessoas por meio de ações consistentes, para que os beneficiados possam exercer com plenitude e confiança o seu direito à cidadania”, afirma Cecília. 

Segundo ela, para realizar as ações, incluindo as do Programa Construindo Letras, o Instituto MPD colocou em prática uma política de trabalho voluntário com envolvimento direto dos colaboradores da MPD Engenharia. Por esta e outras iniciativas feitas em trabalho voluntário, o Instituto MPD conquistou em dezembro de 2021 o Prêmio VOL 2021 na categoria “Gestão de Programas de Voluntariado em Empresas”, devido às ações em construção, educação e sustentabilidade, desenvolvidas por colaboradores da MPD Engenharia. Para saber mais, acesse o site do Instituto MPD.

Sobre a MPD Engenharia

A MPD atua há quase quatro décadas na construção de indústrias, hospitais, universidades, galpões de logísticas, shopping centers e na construção e incorporação de apartamentos e escritórios de médio e alto padrão, prezando pela qualidade de acabamento, responsabilidade socioambiental, entrega 100% no prazo e respeito pelos clientes e colaboradores. Além disso, investe em desenvolvimento tecnológico e boas práticas construtivas, sem deixar de lado as responsabilidades social e ambiental. Por meio do Instituto MPD, braço de responsabilidade social e organização sem fins lucrativos ligado à MPD Engenharia, desenvolve programas focados em construção, educação e sustentabilidade, a fim de gerar impactos positivos e transformar vidas por meio de ações consistentes e campanhas solidárias, possibilitando aos beneficiados exercer com plenitude e confiança o seu direito à cidadania. Para realizar seus programas, o Instituto MPD colocou em prática uma política de trabalho voluntário com envolvimento direto dos colaboradores da MPD Engenharia. Para a construtora e incorporadora, seus colaboradores são seu principal pilar, sendo primordiais para que alcance seus objetivos de negócio. Pela constante valorização de sua equipe, a empresa já foi reconhecida, em 2021, com o prêmio Lugares Incríveis para Trabalhar, uma parceria entre FIA e o UOL; duas vezes com o Prêmio Valor Carreira como uma das Melhores Empresas na Gestão de Pessoas; sete vezes como uma das Melhores Empresas para Você Trabalhar da revista Você S.A; além de já ter sido eleita a 4ª maior construtora do país pelo Ranking Intec 2022.