Pernambuco ganhou uma nova data comemorativa em seu calendário. É o Dia Estadual do(a) Chef de Cozinha e do(a) Cozinheiro(a), que passa a ser comemorado no dia 03 de outubro, data de nascimento do Chef César Santos, o embaixador da gastronomia pernambucana. A homenagem veio do Instituto Multidisciplinar, que formou uma comissão técnica com chefs do Estado e formalizou o pedido na Assembleia Legislativa, com a assinatura do deputado Wanderson Florêncio.
Através da alteração da LEI N° 16.241/17, que cria o Calendário Oficial de Eventos e Datas Comemorativas no Estado de Pernambuco, foi instituído que o dia 03 de outubro é o Dia Estadual do(a) Chef de Cozinha e do(a) Cozinheiro(a) no Estado. A data escolhida, além de estar dentro do período do calendário internacional que se comemora o Dia do(a) Chef de Cozinha/Cozinheiro(a), é uma homenagem ao chef César Santos, pois no dia 03 de outubro comemora-se o seu aniversário. O pedido foi sugerido pelo Instituto Multidisciplinar, através do seu presidente e de uma Comissão Técnica, ao Deputado Wanderson Florêncio, que recebeu o Ofício em seu gabinete, na Assembleia Legislativa, em dezembro de 2021.
“Quando pensei em procurar a Assembleia Legislativa para uma possível efetivação dessa importante data comemorativa, logo me veio a necessidade de criar uma Comissão Técnica formada por profissionais que me ajudassem a comprovar o quanto seria importante a data ser 03 de outubro, e, de imediato, os chefs Carmem Virgínia, Claudemir Barros, Elza Alexandre, Hellida Kelsch, Leandro Ricardo e Tânia Bastos aceitaram a ideia e confirmaram que não teríamos melhor data”, declarou Geraldo Guerra Junior presidente do Instituto Multidisciplinar.
Neste dia, poderão ser realizados eventos gastronômicos, palestras e festivais como forma de divulgação da culinária e da gastronomia pernambucana. “Eu fiquei muito feliz e surpreso quando recebi essa notícia. Nunca imaginei uma homenagem assim! É maravilhoso saber que na data do meu aniversário, vamos homenagear todos os chefs de cozinha e cozinheiros de Pernambuco, que merecem todo o reconhecimento. Será mais um motivo de festa, de alegria, de comemoração! Um dia para fomentar a gastronomia do Estado e todos os profissionais que são responsáveis por manter as tradições, romper barreiras, trazer o novo, e levar adiante a nossa diversidade e a riqueza”, contou César Santos.