Com os pódios de hoje Pernambuco acumula 23 medalhas na competição.
Natal, 20 de novembro de 2018 – Os Jogos Escolares da Juventude (JEJ), que estão sendo realizados em Natal (RN), teve hoje o encerramento da seu segundo momento de competições com as decisões nas modalidades de badminton, atletismo, voleibol e futsal. Para Pernambuco, o dia foi de muitos pódios, com o principal destaque vindo no atletismo.
O atleta Ycaro Nauã, da Escola Estadual João Carlos Lócio de Almeida, na cidade de Bodocó, subiu ao lugar mais alto do pódio na prova dos 250 metros da categoria mirim (12 a 14 anos). O jovem assegurou o nono ouro de Pernambuco nos JEJ 2018 com o tempo de 30.08 segundos. Com isso, o atletismo pernambucano encerrou sua participação nos jogos com três ouros, duas pratas e um bronze.
No badminton, quem chegou mais longe foi a dupla formada pela pernambucana Maria Eloisa Santana, do Educandário Municipal Torquato Soares em Iati, e a paraense Maria Eduarda Moura, na categoria mirim. Após vencerem a dupla do Mato Grosso nas semifinais por dois sets a zero (23×21 e 21×16) as meninas ficaram com a prata ao serem derrotadas pela dupla sergipana, também por 2×0, com parciais de 14×21 e 17×21. Essa foi a segunda medalha de Maria Eloisa nos Jogos Escolares de 2018 já que ontem ela levou o bronze nas duplas mistas.
As competições masculinas trouxeram mais dois bronzes para o badminton de pernambuco. Na competição masculina mirim, José Elisson, também do Educandário Municipal Torquato Soares e Murilo Lima, do ODIP – Gravatá, garantiram a medalha ao vencerem a dupla gaúcha por dois sets a um de virada, com parciais de 18×21, 21×14 e 21×18. Já no individual infantil (15 a 17 anos), Ian Carlos, aluno do EREM Professor Antonio Farias, em Gravatá, assegurou o bronze vencendo Fernando Vieira Júnior, do Piauí, por dois sets a um (21×12, 15×21 e 21×16).
As outras duas medalhas do dia vieram no futsal masculino. Na categoria infantil o Colégio BJ assegurou seu lugar no pódio ao vencer o EEB São Miguel, de Santa Catarina na disputa pelo bronze. Já na final do futsal mirim, o Colégio 2001, que chegou até a disputa com vitórias apertadíssimas por 3×2, 1×1 (5×3 nos pênaltis) e 1×0, lutou mas não conseguiu segurar o Colégio Amorim – SP e acabou ficando com a prata após derrota por 3×0.
Com as medalhas conquistadas hoje, o quadro de medalhas pernambucano conta com nove ouros, cinco pratas e nove bronzes. O terceiro e último momento dos Jogos Escolares da Juventude terá as disputas das competições de judô, basquete, handebol e luta olímpica começando no próximo dia 22. As equipes e atletas pernambucanos que vão disputar esses torneios chegam na capital potiguar amanhã (21)
Paralimpíadas Escolares
Em São Paulo, a delegação pernambucana começou as disputas das Paralimpíadas Escolares. Nossos paratletas participaram hoje das primeiras fases classificatórias nas competições e também da cerimônia de abertura. Outro momento especial foi a participação do paratleta pernambucano Phelipe Rodrigues, campeão mundial dos 50m livres da classe S10. Ele bateu um papo com a nossa delegação, compartilhando sua história e conversando com os paratletas. Com 49 membros, a delegação de Pernambuco para a edição 2018 da competição é a maior já enviada pelo estado para as Paralimpíadas Escolares.