Fundadora da Onodera Estética, criada em 1981, a empreendedora transformou uma academia de judô em uma das maiores redes de procedimentos estéticos do país, com 50 unidades em 10 estados atualmente
Com apenas 25 anos de idade, em 1981, Edna Onodera transformou uma pequena academia de judô em um negócio inovador e democratizou a estética no país: a Onodera Estética. Isso tudo sendo mulher nos anos 80 e com quatro filhos.
De forma simples e dinâmica, Edna empregou seus princípios no que hoje é uma verdadeira filosofia. Filosofia essa que permitiu que sua empresa e seu nome perdurassem por mais de quatro décadas em um mercado no qual a maioria dos novos negócios não sobrevive mais que cinco anos.
Hoje, a Onodera Estética é uma das maiores redes de clínica de estética do país. São mais de 50 unidades espalhadas por 10 estados brasileiros e mais de 500 mil atendimentos realizados.
Tudo começou com a ideia de Edna de ampliar o modelo de negócio da escola de judô de seu marido, Ikuo Onodera. Nos dias em que não havia treinos, eles começaram a oferecer aulas de jazz, sessões de massagem, de limpeza de pele e até alguns procedimentos de estética e bem-estar. No começo da década de 80 era uma grande novidade no país.
Com o passar dos anos o setor de estética e bem-estar ganhou corpo, e a Onodera cresceu também. Em 2000, Edna decidiu ampliar os negócios pelo sistema de franquias, passando de seis unidades no primeiro ano para 19 em 2004.
A trajetória de Edna Onodera agora ganha as páginas do livro “Do tatame ao império da estética”, obra escrita por Geovana Quadros, também autora do livro “Dicas de Mulheres Inspiradoras” (2015), e que conta com prefácio de André Friedheim, presidente da Associação Brasileira de Franchising (ABF). Capa e foto são de Rodolfo Custodio, diagramação e ilustrações de Alexandre Queiroz e preparação de texto de Guilherme Amorim.