Referência no mercado imobiliário há mais de 50 anos, a Construtora Mota Machado entende que o consumidor mudou a sua maneira de se relacionar com os ambientes. Com a retomada da economia, a empresa aponta crescimento de vendas e diversas oportunidades, além de tendências diversificadas para o mercado imobiliário em 2022. Com a pandemia causada pela Covid-19, a procura por imóveis que proporcionam mais conforto e oferecem mais espaço cresceu. 

O aumento do home office e a flexibilização mudou as tendências, uma vez que as pessoas não passam mais a maior parte do tempo envolvidos em atividades fora do lar. Entre as tendências do mercado imobiliário para 2022, destacam-se as seguintes: 

1 – Maior uso da tecnologia:

Para 2022, é esperado o alto uso de tecnologia inteligente em casa, além de tomada para carros elétricos. Além destes, as construtoras trabalham com a expectativa de cada vez mais produtos “smart” fazerem parte da realidade do consumidor, como lâmpadas de última geração, câmeras de segurança, plugues de tomada, fechaduras de porta, sensores de movimento, conectados aos assistentes virtuais, entre outros. 

2 – Imóveis espaçosos

A procura de imóveis mais amplo e com espaços diferenciados aumentou e está entre as tendências para esse ano e os próximos, visto que as pessoas estão em busca de um ambiente que permita a toda a família realizar suas atividades com conforto. 

3 – Espaço de lazer

Além da busca por imóveis maiores, a procura por apartamentos com mais espaços de lazer como piscinas, churrasqueiras, áreas gourmet, academias, cinemas, área verde, espaço fitness, quadras poliesportivas se tornaram imprescindíveis. Com foco na qualidade de vida e no bem-estar, a procura por imóveis que ofereçam mais conforto e diversão se tornou essencial. 

4 – Sustentabilidade

Importante para a preservação do meio ambiente e considerada uma das principais tendências para 2022, as ações sustentáveis têm sido pauta importante em construções de luxo. Entre projetos que possuem soluções modernas voltadas para o bem-estar do ecossistema, estão o descarte de resíduos, placas fotovoltaicas para a geração de energia, uso eficiente de energia, reuso de água, acessibilidade e manutenção de áreas verdes.

Sobre a Mota Machado

A Mota Machado iniciou os seus trabalhos em 1968. Em um escritório na Rua Edgar Borges, 77, no Centro de Fortaleza, a Construtora planejou a construção de casas isoladas, sendo sua principal atividade até o ano de 1975. Hoje, a Mota Machado está presente nas capitais Fortaleza, São Luís e Teresina, construindo empreendimentos residenciais e comerciais, somando mais de três milhões de metros quadrados construídos e entregues.