Esporte gratuito para jovens da Zona Norte do Recife

O PASTAM, Projeto Alto Santa Terezinha de Artes Marciais, teve início em 1982, com os Mestres Caboco e Vicente Morcego, que são da modalidade capoeira, e vem crescendo ao longo dos anos. Em 2004, foi incorporado o jiu-jitsu, com o professor Daigo Rodrigues, e em 2008 foi a vez do judô, com o mestre Josias. Com o passar do tempo, não só foram lutadores ou professores de artes marciais que evoluiram, o maior crescimento do projeto foram com os alunos que se destacaram na suas formações acadêmicas, passando em concurso público e se inserindo no mercado de trabalho. Temos vários exemplos que passaram em concursos públicos: Alex Rodolpho passou na Guarda Municipal do Recife e Gustavo Xavier que passou para Delegado da Polícia Civil do Estado de Alagoas. 

Segundo os Mestres ‘’A arte marcial a partir do momento que ela é bem aplicada, ela ensina a concentração, a disciplina, a educação e hierarquia, a partir do momento que os jovens aprendem tudo isso, quando ele vai pra sala de aula, ele tem um desempenho melhor do que os outros que não praticam artes marciais. Não é à toa que vários meninos, daqui tem formação acadêmica e muitos deles são concursados. ‘’

Atualmente, o PASTAM se espalha para o estado de Pernambuco com várias filiais, ex: Carpina, Olinda, Igarassu, Abreu e Lima, Garanhuns, além disso, também tem academias no exterior. O nosso maior exemplo é Thiago Higino, que hoje ministra aulas de jiu-jitsu nas forças armadas nos Emirados Árabes. Ao longo dos anos, o projeto formou vários professores, que hoje tem seu próprio projeto, professores como Thiago David, Leandro Nogueira, Leonardo de Araújo e Washington das Neves, Fernando Santos, Adeilson Dutra, Felipe André e Robson Marcelino que atuam na Zona Norte do Recife, nos bairros da Bomba do Hemetério, Campina do Barreto, Chã de Estrela, Alto do Pascoal, Alto do Céu e Alto Santa Terezinha e Beberibe.

Hoje, o Alto Santa Terezinha é conhecido como a terra das artes marciais, contemplando 800 alunos na Zona Norte do Recife, se destacando pela inclusão social, que tira os jovens de situação de risco. Além disso, contribui para saúde mental, corporal e no desenvolvimento cognitivo dos moradores da comunidade e bairros vizinhos. 

Serviço:
PASTAM: Projeto Alto Santa Terezinha de Artes Marciais
Local: Escolas, centro comunitários e academias

Mais informações: (81) 98527-6865