Em parceria com o Instituto Federal de Pernambuco, evento lança desafio em várias linguagens artísticas. Inscrições abertas para moradores da Região Metropolitana do Recife.
Com foco no experimento e na interdisciplinaridade, o Festival Somar lança sua primeira edição com chamada pública para os artistas que quiserem compor a programação. O evento terá apresentações culturais, oficinas e bate-papos que acontecerão gratuitamente online entre os dias 11 e 15 de abril. As inscrições podem ser feitas até 03 de março, através de um formulário online disponível no perfil do instagram do evento.
Os selecionados terão suas apresentações transmitidas online através do canal do Festival Somar no Youtube. Serão selecionadas 15 propostas, sendo seis apresentações de música autoral (sólo ou banda com até três integrantes), dois profissionais de dança, dois atores, três poetas e dois artistas visuais. Para os participantes, é previsto pagamento de cachês de acordo com cada atividade.
O evento atua em prol da valorização de artistas iniciantes e veteranos da Região Metropolitana do Recife. A curadoria escolherá músicos e/ou bandas com projetos autorais que valorizem instrumentos comuns à cultura pernambucana e ritmos regionais. Cada atração musical fará um pout pourri de 15 minutos de duração. Os artistas de outras linguagens terão a música como guia para a construção de suas performances e as gravações acontecerão no Instituto Federal de Pernambuco – Campus Olinda.
De forma coletiva e simultanêa, será criado um material audiovisual com várias linguagens artísticas. E a expectativa da organização é que os artistas se permitam experienciar as possibilidades de criar novas narrativas. A divulgação do resultado da chamada pública aos artistas está prevista para o dia 07 de março.
De artes integradas, o Somar acontece em parceria com o IFPE – Campus Olinda, sendo também um festival escola. Além da equipe de profissionais contratados, terá participação de alunos matriculados e egressos do Instituto. Os estudantes atuarão como auxiliares na área técnica e de oficineiros, recebendo certificados de participação ao final. A diretora geral do IFPE/Campus Olinda, Luciana Tavares, disse que se sente “honrada e orgulhosa com esta parceria, tendo uma estudante do Campus como idealizadora.” Priscila Nascimento, autora do projeto, cursa Artes Visuais. Ela conta que “o Festival Somar acredita na força da união de pessoas, intenções, energias, cores e linguagens, como forma de alcançar espaços e gerar visibilidade em meio a qualquer contexto estabelecido. O mesmo surge para que seja defendido o direito a sonhar e criar novas narrativas de futuros belos que trazem esperança de novos agora com muito mais cor e oportunidades”.
A diretora geral do IFPE disse que a concretização do sonho de Priscila só mostra que a instituição, referência no ensino profissionalizante, está no caminho certo. “ E também nossos estudantes com certeza tem muito o que nos ensinar;” completa Luciana, que faz questão de apoiar as realizações de seus alunos. “Temos uma perspectiva de empreendedorismo, pretendemos abrir o curso de Produção Cultural e o Festival Somar nos dá oportunidade de experimentar algumas coisas que já pretendemos trazer para o Campus Olinda. Esse é o primeiro de muitos eventos e parcerias que pretendemos fazer;” revela.
O produtor cultural Leandro Viana Pereira de Castro, coordenador do Núcleo de Arte e Cultura (NAC) do IFPE/Campus Olinda diz que essa parceria fomenta idéias de futuro que já eram previstas pela instituição. “A idéia de Priscila resultou numa proposta palpável. Vimos que o sonho dela e a seriedade da proposta é uma oportunidade pro NAC estar jogando sua imagem e seu trabalho para fora do IFPE e ao mesmo tempo trazer artistas e profissionais pra atuarem dentro do Campus. Queremos ser um pólo de produção cultural;” conclui Leandro. Além da programação de shows, o Festival Somar também ofereceao público seis oficinas artísticas online de: Inrodução à Aquarela, Desenho, Expressão Corporal, Literatura Performática, Criação de poesia e Confecção de zine e Criação de Criptoarte. Na metade do mês de março, o público pernambucano já poderá se inscrever para participar de forma gratuita das oficinas ofertadas.
Nascerá como fruto dessa grande Soma uma galeria virtual, onde serão expostas as peças criadas pelos artistas visuais durante das gravações e os registros fotográficos realizados por alunos e egressos do IFPE/Campus Olinda. As obras expostas na galeria Somar estarão à venda, possibilitando o giro econômico necessário para valorização e visibilidade dos artistas selecionados. O Festival Somar é um projeto incentivado pela Secretaria de Cultura de Pernambuco, através do edital de festivais da Lei Aldir Blanc PE de 2021.
Serviço:
Inscrições pelo link disponível no perfil do instagram @festivalsomar
Exibição do festival Somar – https://bit.ly/festivalsomar-youtube
Dúvidas e informações – [email protected]