A Administração de Fernando de Noronha fez uma reunião no escritório de apoio, no Recife, com representantes do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), para acertar a parceria logística na realização do Censo Demográfico em 2022, que será realizado entre os meses de setembro e outubro no arquipélago.
Depois de 12 anos do último Censo na ilha, em 2010, a pesquisa vai atualizar as informações socioeconômicas da população, de infraestrutura, aspectos habitacionais, condições de vida das pessoas, entre muitos outros aspectos sociais, por meio de entrevistas com moradores. O Censo tem por objetivo mostrar a realidade do distrito, assim como em outros municípios brasileiros, informando também o número de habitantes de cada localidade.
O Censo Demográfico de 2010, último levantamento oficial do órgão, indicou que Noronha contava com 2.630 habitantes, embora o Controle Migratório da ilha aponte atualmente 4.700 moradores, sendo 3,8 mil adultos. Pelos dados oficiais do IBGE, a população era formada de maioria branca, com as mulheres representando o maior percentual geral. Pessoas com idade entre 5 e 54 anos eram a maioria entre os cidadãos noronhenses, seguidos do grupo entre 55 a 89 anos. A renda dos ilhéus na ocasião girava entre um e dez salários mínimos.
Para Vitor Bahia, superintendente de Desenvolvimento Social da Administração, o Censo é o principal instrumento para o levantamento e organização de informações que fomentam as políticas públicas no Brasil. A informação, segundo ele, é imprescindível para a gestão pública. “Nesse sentido, o Censo 2022 é de extrema importância para a gestão da ilha e para a população noronhense, que terá suas informações atualizadas de maneira mais robusta e eficaz. O IBGE pode contar com a Administração da Ilha, em nome do administrador Guilherme Rocha, que já disponibilizou toda a infraestrutura necessária para a realização do trabalho dos recenseadores em Fernando de Noronha”, disse.
A reunião, no escritório de apoio no Recife, contou com as presenças de Vitor Bahia, superintendente de Desenvolvimento Social da Administração, Bruna Campos, Assessora Jurídica da ilha, Mônica Soares, Enildo Meira e Jainiton Pereira, representantes do IBGE.