Segunda edição do evento “Hackatona” será realizada de sexta-feira a domingo (28 a 30/1), em versão 100% online. Inscrições com foco em mulheres cis e trans de todo o Brasil estão abertas até as 18h de sexta (28/1)
A Buser, startup que se consagrou como a maior plataforma de viagens rodoviárias do País, é uma das patrocinadoras da Hackatona da Ade Sampa – maratona hacker exclusiva para mulheres cis e trans. O evento, que é uma iniciativa da Prefeitura da Cidade de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo, será realizado de sexta a domingo (28 a 30/1), de forma 100% online. As inscrições vão até as 18h de sexta-feira (28/1) no site: https://adesampa.com.br/
Aberto a mulheres de todo o Brasil, a maratona dará voz a profissionais que querem ou já atuam com tecnologia e programação, incentivando o desenvolvimento de soluções para desafios relacionados à temática de gênero na cidade de São Paulo, em quatro categorias diferentes: Mobilidade, Saúde, Mercado de Trabalho e Violência contra a Mulher. As três melhores soluções serão premiadas com brindes e recursos financeiros que vão de R$ 3 mil a R$ 7 mil.
“Aqui na Buser, a tecnologia é o motor da revolução que estamos promovendo na mobilidade. E é por acreditarmos na força do mundo tech que estamos patrocinando a Hackatona. Com essa iniciativa, possibilitamos que mais mulheres se conectem ao universo da programação e, assim, possam conquistar mais vagas no mercado de tecnologia. As mulheres podem e devem ocupar espaços onde tradicionalmente sempre tiveram baixa representatividade. Esta também é uma revolução e nós na Buser gostamos das transformações que levam a sociedade pra frente”, destaca Gabriela Miranda, diretora de Novos Negócios da Buser.
Na Buser, há mulheres em todas as áreas de tecnologia, mas a empresa vem trabalhando para que essa participação aumente, para que de fato seja igualitária. Parte dessas profissionais, inclusive, estará na Hackatona como mentoras, dando apoio e consultoria às participantes.
O evento terá dois dias de duração. A abertura será na sexta (28/1), com transmissão via redes sociais. Ao longo de todo o sábado (29/1), as participantes estarão reunidas em grupos de até cinco pessoas, para iniciar a maratona, que vai até o domingo (30/1), às 15h. Voluntários das empresas apoiadoras estarão à disposição dos grupos para dar mentoria. Na parte da tarde, os projetos serão apresentados e avaliados por uma banca julgadora. As vencedoras serão anunciadas em cerimônia no domingo, às 17h.
Para incentivar e “esquentar” o evento, a Ade Sampa, Agência São Paulo de Desenvolvimento, realizou um painel, no dia 20/1, com a participação de mulheres do ecossistema de tecnologia para debater temas sobre o universo de tecnologia e gênero, assim como discutir os quatro desafios propostos no evento. Além da Buser estão patrocinando a iniciativa as empresas Uber e Amazon Web Services.
Hackatona 2022, da Ade Sampa
O que é: Maratona hacker exclusiva para mulheres cis e trans, com prêmio para os três primeiros grupos
Quando: Live de abertura: 19h30 de sexta-feira (28/1)
Maratona de programação: 9h no sábado (29/1) até às 18h do domingo (30/1)
Inscrições: até 18h de sexta (28/1), no sitehttps://adesampa.com.br/