A saúde e o sistema imunológico do nosso organismo dependem de uma alimentação nutritiva e balanceada

A garganta está “arranhando”, a cabeça dói, você está com febre e o nariz entupiu? Provavelmente a gripe “pegou” você. Neste início de 2022, Pernambuco registrou um aumento preocupante de casos de Influenza (H3N2) e Covid-19, lotando os atendimentos nos prontos-socorros e a demanda nas UTI’s dos hospitais. Segundo a Secretaria de Saúde de Pernambuco, o número de solicitações por leitos de UTI atingiu, na última semana, o mesmo volume do pico da primeira onda de Covid-19 ocorrida em maio de 2020.

A saúde e o funcionamento adequado do nosso organismo dependem de uma alimentação nutritiva e balanceada. Isso também se aplica ao sistema imunológico, que atua no combate às doenças. Se antes de ficar doente eles são importantes, durante o quadro infeccioso, como no caso da gripe ou Covid-19, é primordial dar atenção aos alimentos consumidos. Aumentar a ingestão de calorias e líquidos ajuda a diminuir a sensação de cansaço e vai garantir que não falte energia para organismo lutar contra a doença. Segundo o nutricionista e professor do Centro Universitário dos Guararapes (UNIFG), Crístenes Melo, é preciso reforçar o consumo de alimentos ricos em vitaminas, antioxidantes e minerais para fortalecer o sistema imunológico. “Uma alimentação rica em alimentos cítricos e vegetais folhosos, frutas, verduras, raízes e tubérculos auxiliam na saúde intestinal, e estudos têm mostrado que o nosso sistema imunológico está ligado ao nosso intestino. A ingestão de fontes ou a suplementação de ômega-3, como linhaça e peixes gordurosos – salmão, atum e sardinha, devido a sua atuação anti-inflamatória, também deve ser reforçada”.

Uma dieta desbalanceada provoca excessos de substâncias de um lado e carência nutricional do outro, o que prejudica as funções básicas, afeta a disposição, o bem-estar, a qualidade do sono e a capacidade do corpo de resistir às doenças. O especialista ainda recomenda evitar produtos com baixo valor nutricional. “O ideal é evitar o consumo de alimentos industrializados, pois estes possuem baixo valor nutricional por serem pobres em vitaminas e minerais e ricos em gorduras, açúcares e aditivos químicos que possuem características inflamatórias e, consequentemente, podem prejudicar a recuperação”.

Além da alimentação, o ideal é reforçar o consumo de água, essencial para o funcionamento adequado do nosso corpo por participar de diversas reações biológicas e especialmente na eliminação de toxinas do nosso organismo. “Os chás também são aliados no combate aos sintomas gripais. Chá de alho pode ser um excelente contra infecções por fortalecer as defesas do nosso organismo, além da sua característica antibiótica, antitussígena e expectorante. Chá de eucalipto, sabugueiro e o de pinheiro silvestre também auxiliam contra infecções e servem como expectorantes. Gestantes e lactantes devem sempre procurar orientações médicas, pois alguns chás são contraindicados”, complementa Crístenes.