“Primeiros Anos” traz reflexões sobre identidade cultural e a diversidade na infância
Respeito à diversidade e à identidade cultural são fundamentais para o desenvolvimento humano e é ainda mais importante quando ensinados desde cedo. É com essa abordagem que as relações em uma tribo indígena serão destacadas no próximo episódio da série “Primeiros Anos”, gravado em Pernambuco, com moradores da aldeia Pankaruru. Intitulado “Otto”, o capítulo vai ao ar na próxima terça (04), no Canal Futura, às 19h45.
Bia Pankaruru e sua companheira, Vivi, dividem as responsabilidades com Otto. Apesar da pouca idade, a criança de 5 anos cresce com respeito às diferenças e se entendendo como um índio Pankaruru. Apadrinhado pela comunidade, tem o afeto, a tradição e a coletividade como valores essenciais para seu crescimento.
“Eu e Vivi criamos Otto, mas os cuidados com ele são responsabilidades de toda a comunidade. Criá-lo com a consciência de que ele é uma criança Pankaruru dá a possibilidade de ele ser o que ele quiser no mundo sem que deixe de ser indígena. O Otto sabe que pertence a um povo e que esse povo também pertence a ele”, conta Bia, mãe de Otto.
Primeiros Anos é uma série composta por 20 episódios e faz parte de um conjunto de programações com o intuito de fortalecer a rede de atuação do Futura dedicada à Educação Básica, a fim de ampliar a representatividade das diferentes infâncias e adolescências nas telas e o alcance de atuação nos territórios brasileiros.
O programa traz histórias de infâncias diversas, de diferentes lugares do Brasil, com culturas e crenças variadas, mas todas com um ponto em comum: a importância da atuação parental na construção de valores das crianças, respeitando seus direitos, partindo de um olhar criativo no processo de educação e valorizando a diversidade.
Produzida por jovens realizadores egressos da oficina Geração Futura Juventudes — projeto que ajuda jovens universitários a se conectarem com o universo do audiovisual, a série é fruto de uma parceria entre as fundações Maria Cecilia Souto Vidigal e Roberto Marinho, com apoio da Porticus América Latina.
SERVIÇO:
Série Primeiros Anos
Histórias de infâncias diversas, focando a atenção narrativa na atuação parental e sua interação com o universo infantil, através do olhar criativo e diversificado de jovens realizadores.
Horário: Novos episódios toda terça-feira, às 19h45.
Reprises: Terças, 0h; quintas, 15h15; domingos, 18h30
Classificação: livre
SOBRE O FUTURA
O Futura é uma realização da Fundação Roberto Marinho e resultado da parceria entre organizações da iniciava privada, unidas pelo compromisso de investir socialmente e líderes em seus segmentos: SESI – DN / SENAI – DN, FIESP / SESI – SP / SENAI – SP, Fundação Bradesco, Itaú Social, Globo e Sebrae. O Futura pode ser assistido gratuitamente, a qualquer hora e em qualquer lugar, nos Canais Globo e Globoplay.
SOBRE A FUNDAÇÃO MARIA CECILIA SOUTO VIDIGAL
Desde 2007, a Fundação Maria Cecilia Souto Vidigal trabalha pela causa da primeira infância com o objetivo de impactar positivamente o desenvolvimento de crianças em seus primeiros anos de vida. As principais frentes de atuação da Fundação são a promoção da Educação Infantil de qualidade, o fortalecimento dos serviços de parentalidade, a avaliação do desenvolvimento da criança e das políticas públicas de primeira infância e a sensibilização da sociedade sobre o impacto das experiências vividas no começo da vida.