Segundo a Fundação Getúlio Vargas (FGV), existem em torno de 40 aceleradoras no Brasil, que estão envolvidas em mais de 800 projetos, e a tendência é que esse número aumente cada vez mais nos próximos anos, visto que é uma ação nova dentro do país. 

Mas afinal, o que é uma aceleradora de startups? Ela consiste em uma empresa que ajuda startups em estágio inicial. O objetivo é fazer com que essas organizações voltadas para inovação, consigam aproveitar oportunidades e melhorar suas práticas para que tenham um desenvolvimento mais rápido no mercado. 

“Geralmente, as startups interessadas em fazer parte de uma aceleradora passam por um processo seletivo, onde apresentam seu projeto, suas ideias e ambições, e a partir disso, se escolhido, começam a receber todo um apoio que eleva as chances de crescer seu desempenho”, explica Mikio Jr., CEO dos programas de desenvolvimento de startups Safira Labs e Acelera Si9 do Grupo Safira. 

Diante, o CEO resolveu listar os cinco principais benefícios que uma startup pode ter ao fazer parte de um programa de aceleração: 

• Aumentar o Networking 

Por meio de uma aceleradora é possível criar contatos e vínculos que jamais teria sem o seu apoio, isso porque, entre os profissionais que atuam na empresa, a maioria já possui experiências nesse segmento e conhecem outras pessoas, formando parcerias. 

Inclusive, isso também ajuda na formação de líderes e na construção de um plano financeiro, já que receberá dicas de pessoas experientes. 

• Rede de investidores 

Com certeza essa é uma das melhores vantagens, pois uma aceleradora também pode investir em uma startup, sendo uma boa opção para empreendedores que estão em busca de aporte financeiro para impulsionar seu negócio. 

Além disso, o networking proporcionado por ela, também pode despertar o interesse de investidores externos que conheceram sua empresa por meio da aceleradora.  

• Mentoria especializada 

Esse é de longe o benefício mais valioso, pois o grupo de especialistas dentro de uma aceleradora, vão além do setor de tecnologia, existem profissionais de todas as áreas especializadas para agradar em seu negócio. 

Com esse grupo completo, se tornará mais fácil criar e desenvolver negócios mais rentáveis, além das experiências próprias que dividirão com as novas startups, aconselhando-as a não cometerem as mesmas falhas e a darem suporte quando necessário. 

• Participação de Workshops 

Estudar também faz parte, e os programas de aceleração sabem disso. Por isso, além dos workshops promovidos por eles, é comum a indicação para participar de eventos externos, que podem agregar ainda mais conhecimento. 

Outra vantagem dos workshops é que são ótimos momentos para tentar fechar contratos e novos negócios. 

• Espaço de trabalho 

Não são todas as aceleradoras que fornecem, mas algumas contam com um espaço específico para que o empreendedor possa trabalhar algumas ideias e se agrupar com mentores que participam do programa. Além disso, geralmente, nesses locais possuem ferramentas que os ajudam nessas questões. 

Esse programa tem como objetivo conectar e gerar negócios entre startups e grandes empresas, por meio da sua aceleração de startups internas, programas corporativos e sessões de startup matching. Entre seus destaques estão as oportunidades de networking e acompanhamento dos projetos desenvolvidos pelas corporações. 

“Além dos citados acima, as vantagens de fazer parte de uma aceleradora podem ir muito além, atendendo necessidades individuais com cada startup e os auxiliando de diversas formas. No geral, tendo consciência de que esse mercado está cada vez mais concorrido, toda ajuda é bem-vinda”, finaliza Mikio Jr. 

Sobre o Grupo Safira 

O Grupo engloba empresas dos segmentos de energia, inovação e financeiro. Contendo negócios variados com o objetivo de impactar positivamente a vida de cada vez mais pessoas e empresas, com soluções descomplicadas e modernas. Hoje as nossas empresas são Safira Energia, Safira Energia Chile, Safira Solar, Acelera Si9 e Safira Labs. Juntas, elas formam o ecossistema de diversidade e inovação. Além disso, o grupo ficou entre as 150 empresas mais inovadoras no ranking do Anuário Valor Inovação Brasil.