Para quem não conhece o conceito, o turismo rural vai muito além de ser um tipo de viagem campestre: ele tem a intenção de colocar as pessoas em contato com a natureza por meio de experiências autênticas e tradicionais do local. E isso, o Alentejo tem de sobra! A maior região de Portugal é um importante destino deste segmento e possui uma variada oferta de propriedades com muito verde e sossego, localizadas bem longe de grandes cidades.

Muito diferentes de redes de hotéis e resorts, essas opções de hospedagem alojam poucas pessoas por vez, garantindo acolhimento, tranquilidade e a deliciosa experiência de sentir-se em casa, mesmo em outro continente. Apesar de serem excelentes lugares para a prática do ócio prazeroso, não há nada de tedioso. Longe do trabalho, dos estudos e das obrigações, é maravilhoso deixar de lado o celular e junto com ele as preocupações, e simplesmente aproveitar o sol, o som dos pássaros, um bom livro ou um momento de descanso absoluto.

No entanto, essas não são as únicas opções. No Montimerso SkyScape Country House, localizado em Monsaraz, há uma deliciosa piscina com vista para o lago Alqueva para curtir no verão. Entre as experiências, os hóspedes podem percorrer as trilhas da propriedade para contemplar as paisagens ou até mesmo observar as estrelas. O hotel tem condições ideias para a prática, pois está situado dentro da Reserva Darksky® Alqueva, o primeiro Starlight Tourism Destination do mundo.

Já a Herdade do Vau, às margens do rio Guadiana, investe no conceito biochic, unindo simplicidade elegante com sustentabilidade e equilíbrio ambiental. Posicionado entre três destinos históricos do Alentejo – Beja, Serpa e Mértola –, a propriedade também é produtora de ótimos vinhos e conta com belas vinhas que a rodeiam.

Ainda próximo a Beja está o Vila Galé Clube de Campo, onde é possível sobrevoar os campos em um passeio de balão. Há também safáris de jipe, canoagem e piqueniques com cestas recheadas de gostosuras, para admirar a paisagem enquanto degusta os sabores típicos do Alentejo.

Bem perto do litoral praticamente intocado do Alentejo, em São Teotónio, o hotel Pé do Monte proporciona aos hóspedes a tranquilidade do campo com a proximidade de belas praias, como Zambujeira do Mar e Carvalhal. A propriedade foi completamente renovada, mas manteve o encanto natural de uma casa típica alentejana. Cada quarto conta com um terraço com cadeiras confortáveis que convidam a apreciar o sossego e curtir a vida ao seu ritmo. Há ainda aulas de surfe, passeios a cavalo e caminhadas para ver de perto as belezas da Rota Vicentina.

Este tipo de segmento, muito forte no Alentejo, ainda demonstra a aposta da região no turismo responsável e na preocupação com a sustentabilidade e a sua economia circular. E esta é uma forte tendência para as próximas viagens: a busca por destinos sustentáveis e que visam as boas práticas no setor de viagens, a fim de minimizar o seu impacto ambiental.

Além de todas as possibilidades oferecidas pelos hotéis e herdades do Alentejo, vale lembrar que também é possível explorar as atrações turísticas da região, que incluem patrimônios históricos e naturais impressionantes.

Sobre o Alentejo

Considerado o destino mais genuíno de Portugal, o Alentejo é a maior região do país. Privilegiando um lifestyle tranquilo em que a experiência de viver bem dá o tom, conta com belas praias intocadas e cidades repletas de atrações ímpares, como castelos e monumentos históricos. Detentor de cinco títulos da UNESCO e diversos outros prêmios e reconhecimentos internacionais no setor do turismo, o Alentejo oferece opções para todos os tipos de viajantes, sejam famílias, casais em lua de mel ou aventureiros. A promoção turística internacional do Alentejo é co-financiada pelo Alentejo 2020, Portugal 2020 e pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER). Para mais informações, visite www.turismodoalentejo.com.br.