Música brasileira e batidas eletrônicas embalam “Voltar a Respirar”, uma canção solar para tempos sombrios. Refletindo sobre o atual momento de privações – sociais, econômicas, sanitárias -, a composição olha para quem nos fez companhia até aqui: a arte. Os cantores Leo Fressato e Angela Soul colaboram nessa parceria inédita, que ganha um clipe e chega às principais plataformas de streaming.
Ouça “Voltar a Respirar”: https://links.altafonte.com/_
Assista ao clipe “Volte a Respirar”: https://youtu.be/sDnaW1fs9IE
A ideia para a faixa partiu de Angela após assistir um documentário sobre a MPB. Do relato de Elis Regina sobre pedir músicas a artistas que admirava, surgiu a vontade de se unir a Leo Fressato em uma canção conjunta. No auge do isolamento social, ele se inspirou pela potência da arte enquanto catalisadora de mudanças e de alento para corações partidos e mentes inquietas.
“‘Voltar a Respirar’ nasceu da ideia de que, no início da pandemia, quando todes estavamos trancades, a arte foi uma das coisas que mais salvou os dias e as psiques das pessoas. Lives, filmes, literatura, foram os nossos grandes companheiros durante o período de isolamento mais intenso. A música então propõe isso. Que as pessoas que ouçam voltem a respirar, também claro, fazendo alusão à COVID e o fato de ser uma doença que afeta, principalmente, o sistema respiratório”, explica Leo.
No clipe, a diretora, roteirista e editora Nika Braun contribuiu com a ideia de os artistas aparecerem com curativos, como se estes representassem todas as dores dos tempos de pandemia – tanto as físicas quanto as psicológicas. Ao fim, as feridas se dissolvem, deixando uma sensação otimista de que, eventualmente, essa crise passará.
O single é mais um capítulo na trajetória bem sucedida de Leo Fressato. Conhecido pelo hit “Oração”, com A Banda Mais Bonita da Cidade, o brasiliense radicado em Curitiba faz de sua arte um livro sentimental aberto. Cantando amores plurais desde sempre, ele soma os álbuns de estúdio “Canções Para o Inverno Passar Depressa” (2013) e “Louco e Divertido” (2019) e uma série de singles e EPs, entre eles os mais recentes “Pandemia” e “Vênus com Jasmin”, faixas de 2020, e a trilha sonora da peça “Seis Mezes de Huma Enfermidade”.
Já Angela Soul é cantora e compositora curitibana que lança uma série de singles desde 2020, apresentando sua mescla de soul music e ritmos brasileiros.
Encontro desses dois nomes da nova geração da música nacional, “Voltar a Respirar” está disponível para streaming e como clipe no YouTube.
Ouça “Voltar a Respirar”: https://links.altafonte.com/_
Assista ao clipe “Volte a Respirar”: https://youtu.be/sDnaW1fs9IE
Ficha técnica
Autor: Leo Fressato
Intérpretes: Leo Fressato e Angela Soul
Arranjos e Instrumentos (Violão, Teclas, Beat, Programações, Baixo Elétrico, Synth Bass, Guitarras): Mateus Romero
Master e Mix: Ian Fonseca
Elenco: Leo Fressato, Angela Soul, Alice de Fátima
Roteiro, direção e montagem: Nika Braun
Direção de fotografia: Felipe Espíndola & Nika Braun
Direção de arte e figurino: Lucas Buzato
Locação: João Silva dos Santos
Drone: Felipe Espíndola
Making of: Matheus Conrado
Catering: Veganna Café, por Anna Xavier
Letra
Eu vim cantar para você
Eu vim pra te fazer
Voltar a respirar
E eu vou cantar bonito
Assim, eu acredito
Algo vai melhorar
Eu vim cantar para você
Eu vim pra te fazer
Voltar a respirar
E eu vou cantar bonito
Assim, eu acredito
Algo vai melhorar
Se quiser sentir o voo, amor
Meu voo, amor
Vem comigo, vem agora, vem dançar
Se quiser sentir o meu amor
Eu to que to
To louca pra gente dançar
Até amanhecer de novo
Eu quero invadir os teus ouvidos
E a tua casa com essa canção
Quero encher de enfeites
Ser doce de leite
Pro teu coração
Vento na folhagem da palmeira
Eu quero ser a brisa do mar
Quero ser o impulso
Que te ativa o quadril
Te arranca do frio
Te põe pra dançar
Eu vim cantar…