Órgão da amamentação e símbolo de feminilidade, os seios merecem uma atenção a mais no que se refere à saúde. Com isso, a Sociedade Brasileira de Mastologia lançou, este ano, para a campanha do Outubro Rosa, um alerta para a importância de prevenir, #quantoantesmelhor.
De acordo com a mastologista, Dra Marcia Pedrosa, para detectar o câncer de mama no estágio inicial, o acompanhamento com um médico especialista e a realização da mamografia anual nas mulheres a partir dos 40 anos é de fundamental importância para detectar precocemente a doença.
“A campanha do Outubro Rosa é importantíssima para alertar a população feminina sobre os altos índices da doença, que vem crescendo com o passar dos anos. Por isso, não podemos descuidar da saúde e deixar de lado o exame da mama, pois é através da mamografia que rastreamos a doença em mulheres assintomáticas”, comenta, acrescentando que o câncer de mama não tem uma causa única.
Fatores como a obesidade, idade, genética e comportamentais já foram comprovados como sendo relacionados ao aumento do risco de desenvolver a doença. Mas, quando uma pessoa adere ao estilo de vida mais saudável, com atividades físicas regulares e uma dieta balanceada, aumentam os fatores protetores para o não desenvolvimento da doença.
Serviço:
Memorial Oncologia
Endereço: Rua das fronteiras, 175
Fone: (81) 2138-0777
Preceptora da residência médica do Imip
Rio Mar Trade Center
Endereço: Rua República do Líbano – Torre 3, sala 1802
Fone: (81) 9964724-99 / 30405999