Modernas ferramentas digitais levam experiências novas para quem deseja comprar casa. Conhecer  a vizinhança de sua futura moradia e saber exatamente como será a vista do andar do seu apartamento que não foi construído ainda são alguns dos benefícios

Durante muito tempo, procurar e comprar um imóvel na planta, mesmo sendo um grande investimento, era uma grande aposta e muitas vezes feita no escuro. O processo era todo offline. Para subsidiar sua decisão, o cliente contava com visita aos decorados, análise da planta,  panfletos, folders e books em papel, conversa com o corretor de imóveis, e muita imaginação para visualizar uma construção no papel. 

Hoje, com a internet, as várias tecnologias de computação gráfica, como realidade aumentada, fotos em 360º, as filmagens por drones e outras ferramentas, é possível não só fazer uma visita virtual a um decorado, como visualizar o imóvel e até mesmo a vizinhança de forma muito prática e precisa. 

“A união da tecnologia com a informação permite algumas projeções e análises que nem mesmo no ambiente real são perceptíveis de forma tão prática. Isso ajuda na assertividade da compra, evita mal entendidos acerca daquilo que se está adquirindo”, diz o engenheiro civil Andreyve Melo, que fundou com o sócio, o administrador de empresas Gabriel Caixeta, ambos sócios fundadores da Skyline Inovação e Produções, empresa de atuação nacional especializada no desenvolvimento de ferramentas digitais. Durante a pandemia, cuja urgência de distanciamento social acelerou a implantação de processos digitais nos negócios, a empresa cresceu 60% e atualmente leva soluções a imobiliárias, incorporadoras e construtoras de 18 estados brasileiros, além do Distrito Federal.

Eles nos apontam algumas das funcionalidades que a tecnologia digital atualmente traz aos consumidores.


1 –  Visita a um decorado sem sair de onde está – Essa é uma ferramenta que tem sido cada vez mais usada por incorporadoras e construtoras em seus empreendimentos, porque facilita tanto a vida de quem vende quanto a de quem procura imóvel e muitas vezes não tem tempo para ir ao local onde está o decorado físico. Andreyve Melo explica que esse decorado pode ser feito totalmente de forma digital com imagens de perspectivas, ou por meio de fotos digitais captadas e visualizadas em 360° de um decorado que já está montado fisicamente. 

2 – Tirar as medidas para planejar um mobiliário de um apartamento que ainda não está pronto – Sabe aquela ida obrigatória ao imóvel para se fazer as medidas para se fazer o projeto dos armários? Agora ela se tornou dispensável. Gabriel Caixeta explica que as soluções agregam todas as informações técnicas e numéricas de um empreendimento e que antes só eram apresentadas numa planta de arquitetura. “Usando algumas ferramentas de computação gráfica, conseguimos inserir todos esses dados numéricos, como medidas das paredes, do piso, das portas, altura e o usuário consegue, de forma bem intuitiva e fácil, fazer essas medidas, como se estivesse com uma trena no decorado presencialmente”, esclarece.

3- Conhecer e andar por toda a vizinhança de seu futuro imóvel – Por meio de ferramentas de captação de imagens em 360º e com uso de drones de filmagem, alguns lançamentos imobiliários conseguem levar seu cliente para dentro do bairro onde será erguido o empreendimento. “Temos aqui uma ferramenta chamada Tour Aéreo 360° em que a pessoa consegue ter uma visualização do alto da localização do empreendimento identificando facilmente pontos de interesse como escolas, supermercados, serviços de saúde, área de lazer próximos. Já conseguimos também, por meio de tecnologias de edição de vídeo, medir o tempo médio e a extensão do trajeto que há entre o seu futuro imóvel e uma academia ou escola dos filhos”, detalha Andreyve.

4 – Conhecer a exata visão que você terá da janela do seu apartamento – Independente do andar em que você compre um apartamento, é possível hoje, por meio modernas técnicas de edição de vídeo e uso de drones, saber qual a vista você terá, por exemplo, da janela da sua sala. “Esse é um recurso já usado em alguns lançamentos e que ajuda muito, segundo os corretores, na tomada de decisão dos clientes”, afirma Gabriel.

5 – Entrar e visitar de forma virtual a maquete em 3D de seu futuro imóvel – O uso de ferramentas digitais de edição gráfica permite com que o comprador de um imóvel tenha uma perspectiva única de sua futura moradia, uma visão que ele não teria nem mesmo com o apartamento ou a casa prontos. “Conseguimos hoje montar uma maquete digital e em 3D não só do empreendimento, mas de todas as unidades que ele oferece. E tudo de uma forma bem interativa e intuitiva, onde num clique você vê os detalhes de todos os ambientes, como metragem, piso, divisões, posição em relação ao sol. É possível visualizar a maquete do imóvel como se estivesse de fora dele”, pontua Andreyve Melo.

6 – Saber qual será a incidência solar em seu imóvel durante todos os dias do ano – Essa é uma informação que o usuário antes precisava viver dentro do imóvel ao longo de um ano para descobrir como a luz solar afetaria cada cômodo de seu apartamento. Mas com a tecnologia, já é possível fazer essa projeção com exatidão, não apenas durante todos os dias do ano como também em todos os horários. 

7 – Atender o cliente em uma sala virtual com ferramentas que facilitam a apresentação do imóvel – Ser atendido no ambiente digital preparado com as maquetes do imóvel e tours da vizinhança, com a possibilidade que todos na sala virtual interajam com essas ferramentas simultaneamente, é outro avanço que tem ajudado os corretores de imóveis. Com essa ferramenta, quando o cliente clica em determinado ponto, o  corretor de imóveis vê essa mesma interação, facilitando a compreensão das dúvidas e proporcionando mais assertividade no atendimento.