Consciente do seu papel social, principalmente com as novas gerações, a XIII edição da Bienal Internacional do Livro de Pernambuco promove, até esta sexta-feira, dia 24 de setembro, ações de recreação voltadas para professores e alunos em dez escolas públicas da rede municipal. A iniciativa, que começou no dia 20 deste mês, é ministrada por Pedroca, da Cia do Lazer. Nela, duas escolas são visitadas por dia para atividades recreativas, cooperativas e integrativas. No roteiro, ainda estão previstas visitas aos bairros do Ipsep, San Martin, Ibura, Água Fria, Alto do Pascoal e Derby.
Nesta quarta-feira, a iniciativa passa pela Escola Municipal Luiz Vaz de Camões (Ipsep), das 8h às 10h. No período da tarde é a vez da Escola Municipal Antônio Farias Filho (San Martin), com atividades das 14h às 16h.
No dia seguinte (23), a recreação passa pelas escolas Carlucio de Souza Castanho (Ibura), das 8h às 10h, e Antônio Heráclito do Rego (Água Fria), das 14h às 16h. No último dia as visitas serão realizadas nas escolas municipais Alto do Pascoal (Alto do Pascoal), das 9h às 11h, e Pe. Antônio Henrique (Derby), das 14h às 16h.
Sobre a Bienal – A XIII edição da Bienal Internacional do Livro de Pernambuco acontece de 1º a 12 de outubro, no Centro de Convenções. Ao longo de 12 dias a Bienal PE promoverá aproximadamente 120 horas de programação, com atividades diversas. Estão previstas 20 oficinas presenciais, mais de 60 lançamentos literários, 50 palestras presenciais e outras 30 virtuais, apresentações artísticas e muito mais, totalizando 220 atividades (presenciais e virtuais). Entre os convidados já anunciados, com participação presencial ou virtual, nomes como Mia Couto, André Dahmer, Christian Dunker, Ronaldo Correia de Brito, Heloisa Starling, Kleber Mendonça Filho, Jesse de Souza, Fabrício Carpinejar, Sri Prem Baba, Claudia Costin e Clarice Freire.
O evento é uma produção da Vox Produções, Ideação e Cia de Eventos. Entre os parceiros da iniciativa estão o Instituto Ricardo Brennand, Sesc, Porto Digital e Catavento Distribuidora. O evento também conta com apoio da Lei de Incentivo à Cultura, Câmara Brasileira do Livro (CBL), Instituto Luiz Mario Moutinho, União Brasileira de Escritores (UBE), Eco-desinfect, Sebrae, Um Telecom, Fundarpe, Secretaria de Cultura e Governo de Pernambuco. A parceria de conteúdo é da Globo. A Bienal PE também conta com patrocínio da Petrobrás para ações da Bienalzinha. Já a realização é da Secretaria Especial da Cultura, Ministério do Turismo e Governo Federal.